Autor Tópico: Dosemu - problema para montar volume de rede  (Lida 2975 vezes)

Offline zecarlosfreitas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Dosemu - problema para montar volume de rede
« Online: 24 de Novembro de 2009, 10:35 »
Estou tendo problema para montar uma unidade de rede (windows) no DOSEMU: pois preciso acessar um programa em DOS que está em uma unidade de rede Windows.

Monto as unidades de rede normalmente incluindo no rc.local a linha abaixo:
sudo mount -t smbfs -o username=xxxx,password=xxxxx,iocharset=utf8,rw,file_mode=0777,dir_mode=0777 //ip_do_servidor/pasta /home/pasta/


no autoexec.bat do dosemu : /home/usuario/.dosemu/drive_c/autoexec.bat - utilizo o lredir conforme abaixo:
lredir r: linux\fs/home/pasta

Porém ao acessar o dosemu aparece a seguinte msg:
Error 35 (network name not found)

Se acesso o dosemu pelo terminal, também aparece a msg:
Error: MFS: couldnś find root path /home/pasta

Alguém tem uma solução para isso?

Grato!


Offline navegantesdailusao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 663
    • Ver perfil
Re: Dosemu - problema para montar volume de rede
« Resposta #1 Online: 25 de Novembro de 2009, 12:42 »
Ola qual a versao do kernel?

tem um HOWTO do DOSEMU que ensina como utilizar, e configurar o emulador



abs
J.E.S.U.S. - Juntos Estaremos Sendo Um Só.

Offline zecarlosfreitas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Dosemu - problema para montar volume de rede
« Resposta #2 Online: 25 de Novembro de 2009, 23:49 »
A versão que estou utilizando é o Ubuntu 9.10 com o Kernel 2.6.31-11.36. - Já li todo o How To do Dosemu e a explicação é exatamente o procedimento que realizei, porém mesmo assim dá esse erro. Já pesquisei pela Internet a fora e muitos outros também relatam esse mesmo erro, porém não encontrei solução.
Em determinado blog referia-se que o ipx deveria estar ativado no kernel. Acredito q neste kernel isto seja padrão. Ou não???
Descomentei algumas linhas do /etc/dosemu.conf (principalmente a parte relativa a Network) e mesmo assim não solucionou. Pode ser que a solução esteja na correta configuração no dosemu.conf, mas ainda não encontrei.

Continuo na pesquisa e quem sabe alguém tem a solucão!

Grato!
« Última modificação: 25 de Novembro de 2009, 23:51 por zecarlosfreitas »

Offline jrnavarro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Dosemu - problema para montar volume de rede
« Resposta #3 Online: 03 de MAR?O de 2010, 11:30 »
Estou com o mesmo problema, estou tentando executar uma aplicação em cobol compartilhada no meu servidor windows, e o dosemu não consegue executar na pasta montada pelo mount. Uma coisa que notei foi que quando você monta a pasta, o tamanho dela fica com 0 bytes (ls -l) diferente de todas as outras pastas que ficam com 4096 bytes.

Ainda não consegui descobrir também o problema, mas acredito que seja algo como permissão, mas já dei permissão para usuário na pasta e no comando mount especifiquei o usuário.. de nada adiantou.

Uma coisa que reparei é que quando você abre a pasta através do smb:// pelo nautilus, e abre o arquivo .exe com o dosemu diretamente por lá, o programa executa sem problemas, mas se você tentar executar através da pasta montada, não funciona.

Se alguém tiver alguma idéia, por favor me ajude.

Desde já agradeço,

Edson Navarro Jr.