Autor Tópico: [Resolvido] Particionamento do HD na instalação  (Lida 2936 vezes)

Offline vargasctba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
[Resolvido] Particionamento do HD na instalação
« Online: 24 de Novembro de 2009, 00:50 »
Boa Noite!

Recentemente instalei o Ubuntu 9.04 e apanhei um bom tanto na hora do particionamento do HD, tendo que reinstalar windows duas vezes.

Ocorre que no Ubuntu 9.04 meu note não reconheceu drivers de rede entre outros. Sábado testei o livecd do 9.10 e tudo corrigido, fui então instalar o Ubuntu e achei que já não teria problemas com o particionamento de HD maaas... acabei de reinstalar o windows pela terceira vez e aqui estou...

Vamos lá, primeiramente tenho um netbook 1005-ha da asus com HD de 160 GB, ocorre que este pc já vem com quatro partições primárias:
- sda1 para o windows
- sda2 para arquivos
- sda 3 para reinstalação do windows
- sda 4 um espelho no caso de recuperação do sistema (que tem me sido muito útil, hehehe)

Como o máximo que o pc aceita são quatro partições primárias o que eu gostaria de fazer:
1) Diminuir a sda1 para 30 GBs (ntfs)
2) Transformar a sda2 em partição estendida e a partir disso
2.1) Destinar 10 gb para o diretório raiz: / (ext3)
2.2) destinar 29 gb para os arquivos linux: /home (ext3)
2.3) destinar 1024mb para swap
2.4) destinar 90 gb para arquivos pessoais que possam ser acessados tanto do windows quanto do linux... (aqui começam meus problemas)

a) Para que os arquivos possam ser acessados tanto do windows quanto do linux o sistema de arquivos tem que ser FAT32 né!?
(Eu estava na dúvida entre NTFS e FAT32, mas quando fui criar a partição só tinha a opção FAT32, não sei se porque NTFS tem que ser partição primária)

b) Após criada todas as partições quando eu clico em avançar aparece uma mensagem que eu não escolhi o ponto de montagem da partição sda6 e que se eu não fizer isso ela não será reconhecida. Se eu coloco só "/" aparece que não é possível continuar porque o diretório raiz tem que ter extensão ext3; se eu coloco /win ou /lin, por exemplo, instala só que a partição aparece no windows mas não aparece no linux.

Então, encarecidamente, quem puder me ajudar nesta peleia, grato.

PS: Eu lembro que quando eu instalei o Ubuntu 9.04 que eu descobri esse lance de partição estendida, até então nunca tinha tido mais do que quatro partições... e no guia que eu achei na net explicava como configurar os pontos de montagem da partição, mas dessa vez vasculhei tudo e não achei...
« Última modificação: 26 de Novembro de 2009, 17:50 por vargasctba »

Offline mpmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 516
  • Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Particionamento do HD na instalação
« Resposta #1 Online: 24 de Novembro de 2009, 09:17 »
Meu amigo, este final de semana fiz uma coisa bem parecida e acho que até mais simples.
No desktop de um amigo, que é usuário windows, fiz a seguinte bagunça:
Total do disco 40 GB e uns 500 kb ram, onde:
- 20 GB usei como ntfs (primária) para instalar o windows (xp - xuxa park);
- 8 GB para / em ext3;
- 10 GB para /home em ext3
- 2 GB para swap.
Com isso ele usa seus documentos pessoais no windows e no linux.
Como recurso adicional, aconselhei que fizesse backup desses arquivos na /home.
« Última modificação: 24 de Novembro de 2009, 09:22 por mpmoraes »
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Particionamento do HD na instalação
« Resposta #2 Online: 24 de Novembro de 2009, 09:49 »
Vamos lá, primeiramente tenho um netbook 1005-ha da asus com HD de 160 GB, ocorre que este pc já vem com quatro partições primárias:
- sda1 para o windows
- sda2 para arquivos
- sda 3 para reinstalação do windows
- sda 4 um espelho no caso de recuperação do sistema (que tem me sido muito útil, hehehe)

Tenho um eeepc904hd muito parecido com o seu, 160 de hd 1giga de ram.

O meu está só com o Ubuntu e o xp em maquina virtual.

Minha sugestão:

Deixe o seu sda1 como está.

Nos 80 gigas destinados ao sda2 ( documentos ), formate duas partições, uma primaria e uma estendida. ( tamanho ao seu desejo )

Na estendida crie dois discos logicos ( 15 gigas para raiz dependendo do que pretende instalar, o resto para home ), como sua maquina tem 1 giga de ram nem vai usar swap, logo deixe de lado o swap ( quando precisar de swap use um pendrive, eu faço assim )
A primaria ficaria para os documentos do windows

Como o windows não encontra mesmo o linux e o linux pode ser instalado em qualquer partição ( primaria ou logica ) eu acredito que para voce seja a melhor alternativa.

[],s

Offline vargasctba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Particionamento do HD na instalação
« Resposta #3 Online: 24 de Novembro de 2009, 17:59 »
Nossa, reli meu tópico e ficou de fato confuso, estava com sono e cansado de tanto mexer em partição e restaurar o sistema, mas vamos lá...

Minha sugestão:

Deixe o seu sda1 como está.

Nos 80 gigas destinados ao sda2 ( documentos ), formate duas partições, uma primaria e uma estendida. ( tamanho ao seu desejo )

Na estendida crie dois discos logicos ( 15 gigas para raiz dependendo do que pretende instalar, o resto para home ), como sua maquina tem 1 giga de ram nem vai usar swap, logo deixe de lado o swap ( quando precisar de swap use um pendrive, eu faço assim )
A primaria ficaria para os documentos do windows

Como o windows não encontra mesmo o linux e o linux pode ser instalado em qualquer partição ( primaria ou logica ) eu acredito que para voce seja a melhor alternativa.

Então, o que ocorre é que das quatro partições primárias do meu HD, três eu não quero mexer, uma tem o XP instalado (e o programa do escritório até hoje só consegui fazer rodar no XP infelizmente), um tem a restauração do XP e a outra é a espelho para restauração do sistema original do note.

Assim, eu pegaria justamente essa segunda partição primária e transformaria em partição estendida, que eu dividiria em uma raiz "/", outra /home e finalmente uma terceira onde eu gostaria de guardar arquivos pessoais comuns ao linux ao windows. É nesta que reside o problema, simplificando, como eu faço para esta partição aparecer no windows e no linux? O sistema de arquivos tem que ser FAT32, correto? E o que eu coloco no ponto de montagem, porque toda configuração que eu testei o windows reconhece e o linux não. Posso deixar o ponto de montagem em branco, apesar da mensagem do instalador de que ficando em branco a partição não será reconhecida?

Obrigado.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Particionamento do HD na instalação
« Resposta #4 Online: 24 de Novembro de 2009, 21:48 »
Citar
Assim, eu pegaria justamente essa segunda partição primária e transformaria em partição estendida, que eu dividiria em uma raiz "/", outra /home e finalmente uma terceira onde eu gostaria de guardar arquivos pessoais comuns ao linux ao windows. É nesta que reside o problema,  simplificando, como eu faço para esta partição aparecer no windows e no linux? O sistema de arquivos tem que ser FAT32, correto? E o que eu coloco no ponto de montagem, porque toda configuração que eu testei o windows reconhece e o linux não. Posso deixar o ponto de montagem em branco, apesar da mensagem do instalador de que ficando em branco a partição não será reconhecida?

Entre com o live cd do Ubuntu

Após o boot, procure em => sistema=> administração => gerenciador de partições

Localize seu sda2 (ou a partição que quer alterar )

Exclua a partição ( faça back up antes dos arquivos contidos nela )

Crie uma partição em Fat32, outra em ext3 ou 4 para "/" ( raiz ) e outra para "/home"

Então nesta partição teriamos uma parição primária Fat32, uma e uma extendida com dois discos logicos "/" e "/home"

os "/" e "/home" são os pontos de montagem

A partição formatada em Fat32 será vista por todos os sistemas.

pronto.


[],s