Autor Tópico: [Resolvido] Problemas durante a inicialização [tela preta]  (Lida 2544 vezes)

Offline Cereal Killer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
    • Deu Tilt
[Resolvido] Problemas durante a inicialização [tela preta]
« Online: 23 de Novembro de 2009, 03:01 »
Olá, pessoal.
Há 2 dias liguei o computador e o Ubuntu travou em uma tela toda preta, logo depois do grub (não chegou a exibir a tela "Ubuntu", com a barra carregando). Reiniciei o computador e nada. O problema persistia.
Pesquisei como um louco na internet e a única coisa que encontrei foi esta dica: http://blog.dipinkrishna.info/2009/06/blank-screen-after-boot-process-in.html

Fiz o procedimento e tudo funcionou. O problema é que isso dura somente uma sessão. Assim, quando desligo o computador preciso fazer tudo novamente.

Notei que em alguns momentos a seguinte mensagem aparece na tela antes dela ficar preta:
"usplash: setting mode 1024 x 768 failed
usplash: using mode 800 x 600 failed"

Também, quando uso o comando "# sudo apt-get remove xorg-driver-fglrx" o sistema retona dizendo "packed xorg-driver-fglrx is not installed, so not removed"

Estou usando a versão 9.10. E a única coisa que lembro de ter feito antes do problema aparecer foi baixar uma atualização que instalou o grub 2. Mas isso foi há praticamente uma semana antes do sistema se comportar desta maneira.

Pesquisei no fórum e não achei nada parecido. Se já houver um tópico como este então peço desculpas.

Alguém pode me ajudar?
Desde já muito obrigado!
« Última modificação: 25 de Novembro de 2009, 00:09 por Cereal Killer »

Offline Riccardo Petrillo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 240
    • Ver perfil
Re: Problemas durante a inicialização [tela preta]
« Resposta #1 Online: 24 de Novembro de 2009, 13:46 »
Será que não é algum detalhe na configuração do vídeo?

Verifica no menu Sistema > Administração ou Preferências e procura "Video" e verifica se as configurações estão de acordo com seu monitor...
« Última modificação: 24 de Novembro de 2009, 13:48 por Riccardo Petrillo »
Notebook Samsung core i5, 8gb Ram, Nvidia 2 gb, windows 10.

Offline Cereal Killer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
    • Deu Tilt
Re: Problemas durante a inicialização [tela preta]
« Resposta #2 Online: 24 de Novembro de 2009, 15:35 »
Será que não é algum detalhe na configuração do vídeo?

Verifica no menu Sistema > Administração ou Preferências e procura "Video" e verifica se as configurações estão de acordo com seu monitor...

Riccardo Petrillo, obrigado pela ajuda!

Já verifiquei as configurações de vídeo e não há nada anormal lá. Está configurado para 1024 x 768, que é a resolução do meu monitor.  

Reparei que quando tento salvar qualquer alteração no X o sistema me retorna esse erro: "Failed to parse existing X config file '/etc/X11/xorg.conf'!"

Descobri que se eu logar no recovery mode e digitar "sudo gdm" os sistema inicia normalmente. =/

Alguma sugestão?
Obrigado!
« Última modificação: 24 de Novembro de 2009, 16:22 por Cereal Killer »

Offline Cereal Killer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 22
    • Ver perfil
    • Deu Tilt
Re: Problemas durante a inicialização [tela preta]
« Resposta #3 Online: 24 de Novembro de 2009, 18:46 »
Pessoal, por mais estranho que possa parecer o problema foi resolvido trocando o modem de slot PCI.

Acontece que, como o sistema algumas vezes apresentava o erro "Too much work for irq18" eu pesquisei e descobri que o IRQ18 é compartilhado entre o modem, o controlador USB e o controlador SATA, o que faz com que o mesmo fique sobrecarregado.

Pra não ter problema eu removi o modem, já que não uso mais conexão discada.

Bom, depois de todo esse trabalho fica aqui a dica para quem estiver tendo o mesmo problema.

Abraços!