Autor Tópico: [Resolvido]Sistema de arquivos: NTFS, EXT3 ou EXT4? Qual usar?  (Lida 27447 vezes)

Offline Xin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
    • Ver perfil
[Resolvido]Sistema de arquivos: NTFS, EXT3 ou EXT4? Qual usar?
« Online: 20 de Novembro de 2009, 14:34 »
Olá pessoal, é o seguinte...

Comecei a conhecer o universo Linux a pouco tempo, quando então instalei o Ubuntu por curiosidade para testar. E acabei gostando muito. Esses dias resolvi migrar de uma vez por todas para ele, mas surgiu uma dúvida que não consegui resolver.
Estou usando ele em dual-boot com o Windows Vista. No caso, o meu computador tem dois HD's (sata II): um de 80 GB onde está instalado os sitemas operacionais; e outro de 500 GB onde estão todos os meus arquivos. Neste último, o sistema de arquivos é NTFS, e como estou mudando definitivamente para o Ubuntu, estava pensando em formatá-lo para um sistema de arquivos padrão do Linux. Pensei em formatar para Ext3 ou Ext4!...
Mas a minha dúvida é: formatar para Ext3  ou Ext4? Qual a melhor opção? E como tenho muitos arquivos vou ter que fazer um backup enorme, valeria a pensa a migração ou seria melhor deixar como NTFS? Quais seriam as vantagens e desvantagens?


Obrigado!
« Última modificação: 26 de Novembro de 2009, 13:01 por Xin »
“Teoria é quando tudo se sabe e nada funciona. Prática é quando tudo funciona e ninguém sabe por quê. Neste local conjugam-se teoria e prática: nada funciona e ninguém sabe porque.”

Offline lucianomarques1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
Re: Sistema de arquivos: NTFS, EXT3 ou EXT4? Qual usar?
« Resposta #1 Online: 20 de Novembro de 2009, 14:56 »
Bom se você vai realmente instalar o Ubuntu no hd, com ntsf não dá, só via Livecd (sem instalação). Se você for instalar no HD você realmente vai ter que formatar.

A respeito do tipo de partição que você vai utilizar, em particular, recomendo a ext4. Leia a questão abaixo:

http://www.vivaolinux.com.br/topico/Kernel-Linux/EXT3-EXT4-qual-a-diferenca

[ ]'s e boa sorte,

Luciano.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Sistema de arquivos: NTFS, EXT3 ou EXT4? Qual usar?
« Resposta #2 Online: 20 de Novembro de 2009, 18:57 »
Eu uso EXT3 seja em que instalação (de Linux) for...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Sistema de arquivos: NTFS, EXT3 ou EXT4? Qual usar?
« Resposta #3 Online: 20 de Novembro de 2009, 19:24 »
Antes de mais nada, não sou técnico. Portanto, o que vou te dizer não tem viés técnico -- sou apenas um usuário de Ubuntu há pouco menos de um ano.

Eu tenho, tanto no desktop quanto no netbook, o sistema em dual boot (com 9.10 Desktop e Vista no desk e 9.10 UNR e XP no netbook). E eu trabalho da seguinte forma: as partições do Linux são EXT4 desde a 9.04 (início de maio) e, é claro, NTFS nos Windows.

Como uso muito pouco o Windows (só para sincronizar agenda e contatos do meu celular e também para manter meu catálogo de músicas pois o programa que uso para isto não tem similar no Linux), tenho muitas pastas no Ubuntu mas o equivalente ao "Meus Documentos" fica na partição do Windows (NTFS, portanto) para que eu possa acessá-la tanto no Linux quanto no Windows. O único problema, até agora, em manter estes arquivos no NTFS é que, quando apago arquivos desta partição no Linux, eles não vão para a lixeira (eles sempre são apagados em definitivo).

Já vi que alguém reclamando que usar intensamente partições NTFS no Linux prejudica a performance mas, no meu caso, isto não foi perceptível.

No princípio, o pessoal fazia algumas restrições ao EXT4 (principalmente por ser novo e, portanto, com maiores riscos) mas parece que agora já estabilizou.

Outra dica: quando comecei a usar este esquema de NTFS no Linux, eu tinha que montar a partição a cada vez que entrava no Ubuntu. Aí, achei um pequeno tutorial no fórum e isso resolveu a situação. A dica está no post Partição não carrega ao iniciar o ubuntu.

E, para completar, hoje os meus discos estão divididos da seguinte forma:

**Desktop** (HD de 250 GB, com Vista e Ubuntu 9.10 Desktop)
   -- Vista: 160 GBytes
   -- Ubuntu:
         - Swap: 2 GBytes
         - uma partição EXT4 com 20 GBytes montada em /
         - uma partição EXT4 com 60 GBytes montada em /home

**Netbook** (HD de 80 GB, com XP e Ubuntu 9.10 UNR)
   -- XP: 40 GBytes
   -- Ubuntu:
         - Swap: 1,5 GBytes
         - uma partição EXT4 com 10 GB montada em /
         - uma partição EXT4 com 25 GBytes montada em /home

(No princípio, preocupado em não faltar espaço para o sistema, deixava a partição montada em / com bastante espaço mas este que deixei nesta última instalação dá com sobra. Hoje, eu só uso 4,7 GBytes dos 20 GB no desktop e 3,8 GB dos 10 no netbook.)

Um abraço.




Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Sistema de arquivos: NTFS, EXT3 ou EXT4? Qual usar?
« Resposta #4 Online: 20 de Novembro de 2009, 22:29 »
Concordo com o colega Velox256: .etx3. É o formato padrão do Ubuntu, e em anos de uso em umas dez máquinas, nunca deu problema. Não usaria ntfs, que é padrão M$, num Linux - nem é preciso, já que este ( em .ext3) é capaz de ler e escrever em partições Windows sem problemas. Mas acho que é uma questão de opção.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Sistema de arquivos: NTFS, EXT3 ou EXT4? Qual usar?
« Resposta #5 Online: 21 de Novembro de 2009, 13:28 »
Concordo com o colega Velox256: .etx3. É o formato padrão do Ubuntu, e em anos de uso em umas dez máquinas, nunca deu problema. Não usaria ntfs, que é padrão M$, num Linux - nem é preciso, já que este ( em .ext3) é capaz de ler e escrever em partições Windows sem problemas. Mas acho que é uma questão de opção.

VB5


VB5, fiquei com duas dúvidas na tua resposta:

(1) você disse que o ext3 é padrão do Ubuntu. Tenho a impressão que a opção default da 9.10 já é o ext4, não é? Ou estou enganado?

(2) você diz que "já que este [o Linux] (em .ext3) é capaz de ler e escrever em partições Windows sem problemas". As partições Windows não são NTFS? Portanto, acho que entendi errado o teu comentário de que o Linux em ext3 é capaz de ler e escrever nessas partições Windows. Ele lê e escreve nessas partições Windows com ou sem ext3.

(No meu caso, eu deixei NTFS no sistema porque ainda não consegui abandonar completamente o Windows. Então, eu preciso manter, no NTFS, os arquivos e pastas que uso tanto no Linux quanto no Windows já que, no Windows, não consigo acessar pastas em ext3 nem ext4.)

Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline sboorbou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 385
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: Sistema de arquivos: NTFS, EXT3 ou EXT4? Qual usar?
« Resposta #6 Online: 21 de Novembro de 2009, 15:17 »
no linux, seja qual for o sistema de arquivos só consegue escrever/ler em ntfs se tiver os pacotes certos instalados, o que independe do Sistema de arquivos.....
no caso do ubuntu, já vem por padrão instalado, então nem se preocupe.

eu aconselho a usar, por enquanto, o ext3, esperar um pouquinho até estar mais maduro, ou mais testado o que vier 1º, mas se num tem problema caso um dia alguma coisa sair errado, taca o ext4 direto....

sobre o hd de backup que você tem, que ainda esta em ntfs.... para passa-lo para ext3 ( ou 4 ) será necessário formata-lo.
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Offline Xin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
    • Ver perfil
Re: Sistema de arquivos: NTFS, EXT3 ou EXT4? Qual usar?
« Resposta #7 Online: 22 de Novembro de 2009, 02:10 »
No meu caso eu já uso o ubuntu e o HD que eu iria particionar não tem nada a ver com o sistema operacional. Ele é somente para arquivos. Se não fosse o tamanho ocupado pelos arquivos mais de 400 GB!!! eu já teria particionado! Mas devido a esse problema, eu queria ver se teria alguma vantagem para valer tamanha mão de obra. Como ocorre no caso do RamonB eu usava NTFS porque tinha que acessar os arquivos tanto pelo Windows quanto pelo Ubuntu, mas como não tenho usado mais o Windows e tenho tido alguns problemas quanto ao envio de arquivos para a lixeira.


sobre o hd de backup que você tem, que ainda esta em ntfs.... para passa-lo para ext3 ( ou 4 ) será necessário formata-lo.

Você acha que valeria a pena?

Grande abraço!
Obrigado pela ajuda!
Se alguém tiver mais alguma coisa a falar, falem por favor!
« Última modificação: 22 de Novembro de 2009, 02:12 por Xin »
“Teoria é quando tudo se sabe e nada funciona. Prática é quando tudo funciona e ninguém sabe por quê. Neste local conjugam-se teoria e prática: nada funciona e ninguém sabe porque.”

Offline sboorbou

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 385
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: Sistema de arquivos: NTFS, EXT3 ou EXT4? Qual usar?
« Resposta #8 Online: 22 de Novembro de 2009, 10:40 »
dado ao tamanho total dos arquivos.... seria uma mão conseguir fazer backup.....

mas se pretende usar só linux é mais facil de administrar usando ext3, como mexer nas permissões por exemplo....

mas, no seu caso.... se ta funcionando, num mexe agora..... A menos que vá realmente depender de permissões ou outros fatores que o influenciariam por exemplo.....
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Sistema de arquivos: NTFS, EXT3 ou EXT4? Qual usar?
« Resposta #9 Online: 22 de Novembro de 2009, 23:20 »
VB5, fiquei com duas dúvidas na tua resposta:

(1) você disse que o ext3 é padrão do Ubuntu. Tenho a impressão que a opção default da 9.10 já é o ext4, não é? Ou estou enganado?

(2) você diz que "já que este [o Linux] (em .ext3) é capaz de ler e escrever em partições Windows sem problemas". As partições Windows não são NTFS? Portanto, acho que entendi errado o teu comentário de que o Linux em ext3 é capaz de ler e escrever nessas partições Windows. Ele lê e escreve nessas partições Windows com ou sem ext3.

(No meu caso, eu deixei NTFS no sistema porque ainda não consegui abandonar completamente o Windows. Então, eu preciso manter, no NTFS, os arquivos e pastas que uso tanto no Linux quanto no Windows já que, no Windows, não consigo acessar pastas em ext3 nem ext4.)

Um abraço.

RamonB,
vamos ver se me explico...

1) .ext3 é o padrão do Ubuntu até pelo menos a versão 9.04, a que uso. Como já vi casos de problemas com .ext4, fico pelo seguro... ;)

2) Partições Windows são geralmente NTFS, eventualmente ainda FAT32. O Ubuntu em .ext3 lê estas partições e escreve nelas normalmente. Com certeza o .ext4 também o faz, claro.

Se usa dual boot, é correto deixar sua partição de "depósito" num formato legível por ambos os SOs - NTFS ou FAT32, no caso.

( ),
VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline RamonB

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 423
  • Salvador, BA
    • Ver perfil
Re: Sistema de arquivos: NTFS, EXT3 ou EXT4? Qual usar?
« Resposta #10 Online: 23 de Novembro de 2009, 17:54 »
VB5, obrigado pela resposta. Realmente, foi problema de entendimento meu.

Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Offline Anteparo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Sistema de arquivos: NTFS, EXT3 ou EXT4? Qual usar?
« Resposta #11 Online: 24 de Novembro de 2009, 12:51 »
Eu seguiria o exemplo do RamonB e deixaria o HD NTFS intacto... Eu também nunca senti perda de desempenho quando acessando partição NTFS com o ubuntu.
soh formataria o HD/partição da instalação.

Offline Xin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
    • Ver perfil
Re: [Resolvido]Sistema de arquivos: NTFS, EXT3 ou EXT4? Qual usar?
« Resposta #12 Online: 26 de Novembro de 2009, 13:02 »
Valeu...
Obrigado pelas dicas!...
“Teoria é quando tudo se sabe e nada funciona. Prática é quando tudo funciona e ninguém sabe por quê. Neste local conjugam-se teoria e prática: nada funciona e ninguém sabe porque.”