Nautilus fechando sozinho, demorando para abrir pastas e desktop sumindo

Iniciado por RamonB, 20 de Novembro de 2009, 09:55

tópico anterior - próximo tópico

RamonB

Já uso o Ubuntu desde o 8.10. Agora, instalei o 9.10 e está acontecendo algo estranho, sempre envolvendo o Nautilus.

Com alguma frequência, sem mais nem menos, as janelas do Nautilus fecham sozinhas quando eu clico qualquer coisa (normalmente isto acontece quando estou trabalhando numa janela com abas).

E, às vezes simultaneamente com este fechamento, o desktop também "desaparece": ele continua lá (a imagem do fundo) mas todos os ícones que tenho no meu desktop somem e só consigo acessar as minhas pastas através do menu ou do Cairo-dock. Nem mesmo clicar com o botão direito do mouse na área do desktop produz qualquer resposta. (Complementando: testei agora e tudo volta ao normal no desktop se eu der <Alt+F2> e recarregar o Nautilus.)

E, para completar o comportamento esquisito do Nautilus, determinadas pastas demoram uma eternidade para abrir. Fica o relógio girando, girando, girando,... e nada de mostrar o conteúdo da pasta. Às vezes, só resolve se eu fecho completamente a janela e a abro novamente.

Alguém tem alguma pista?
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1