Autor Tópico: som não funciona no karmic  (Lida 3504 vezes)

Offline martinho_junior

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
som não funciona no karmic
« Online: 19 de Novembro de 2009, 13:49 »
Olá,

Acabei de instalar no meu laptop a versão 9.10 do ubuntu. Antes eu usava a versão 8.10. Fiz a instalação do zero (formatação, etc...).
No 8.10 o som funcionava normalmente, agora embora a placa seja reconhecida no utilitário de "sistema de teste", nenhum som toca e não aparece nada nos dispositivos de som no controle de volume.

Como arrumar isso?

Obrigado
Junior

Offline phenrique000

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: som não funciona no karmic
« Resposta #1 Online: 19 de Novembro de 2009, 16:25 »
Olá,

Acabei de instalar no meu laptop a versão 9.10 do ubuntu. Antes eu usava a versão 8.10. Fiz a instalação do zero (formatação, etc...).
No 8.10 o som funcionava normalmente, agora embora a placa seja reconhecida no utilitário de "sistema de teste", nenhum som toca e não aparece nada nos dispositivos de som no controle de volume.

Como arrumar isso?

Obrigado

Quando vc coloca o mouse sobre o ícone do som, próximo ao relógio, aparece uma informação que diz: "saída Falsa"?

Se positivo, o problema pode ser isto, se não, aconselho vc dar uma olhadinha no alsamixer, o som pode estar mutado... se tiver com problemas de "saída falsa", eu também tive esse problema. Para corrigir só fiz ir no gerenciador synphonic e desinstalar o alsa_utils.. funfou belezinha...

boa sorte ae

Offline 0_o--daniel--o_0

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 20 de Novembro de 2009, 17:01 »
To tendo o mesmo problema. Aparece no controle de vol 'saida falsa'. O teste de som não reproduz som nenhum. vo tentar desinstalar esse alsa_utils. Dai eu digo o resultado daki.

Offline 0_o--daniel--o_0

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 20 de Novembro de 2009, 17:13 »
É, comigo não funcionou esse lance de desinstalar o alsa_utils...continuo sem som e com a tal 'saída falsa'

Offline owas

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 20 de Novembro de 2009, 21:14 »
Tava com o mesmo problema num notebook Positivo Mobile V43 (Ubuntu9.10), achei (não sei onde, mas vou achar e citar aqui) de usar o seguinte comendo via terminal
$sudo alsa force-reload
Pimba! A tal da saída falsa sumiu e foi reconhecida a placa de som, mas a cada boot, sem som.
Outra dica foi:
$sudo apt-get remove sl-modem-daemon (pra mim não funcionou)
Tô fazendo o seguinte (outra dica que não é minha), o script:
-------------------------
#/bin/bash
sleep 60
alsa force-reload
---------------------------
salvo como "som"

sudo +x /ondevocêsalvou/som

suco gedit /etc/rc.local

/ondevocêsalvou/som

Tá funcionando, depois coloco a fonte das dicas, mas não tô no notebook agora.

Espero que funcione.

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=58125.0
« Última modificação: 21 de Novembro de 2009, 14:42 por owas »

Offline Lunarts

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Linux Mint Cinnamon
    • Ver perfil
    • つきアーツ
« Resposta #5 Online: 21 de Novembro de 2009, 21:40 »
Po cara, essa dica do petersonGV no primeiro post do topico http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,50596.msg334002.html#msg334002 resolveu meu problema de falta de som no karmic, to devendo minha alma pra ele agora hehehe

Engraçado que essa era a solução para um problema de estalos no audio, e no meu caso ela recuperou o audio completo do ubuntu karmic

talvez não funcione para alguns usuários, mas fica a dica para quem tiver tido o mesmo problema tentarem

« Última modificação: 21 de Novembro de 2009, 21:43 por felipemoraes »
Topico do projeto de jogo | Site de meu projeto de jogo:
http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=98076.0 | http://www.tsukiyoarts.com

Offline Flaviobj

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 21 de Novembro de 2009, 22:32 »
Pessoal, verifiquem na BIOS se o driver de som está habilitado.
Tive este problema após formatar para o 9.10, e não sei pq ficou desabilitado na BIOS.
FlavioBJ
Analista de Sistemas

Usuário GNOME [Ubuntu, Debian, Slackware]

Offline Kaws

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 02 de Janeiro de 2010, 11:59 »
Cara conseguí resolver meu problema no som com essa solução extremamente simples que encontrei num Blog Talvez lhe sirva:

Alguns usuário da nova versão do Ubuntu (9.10- codinome Karmic Koala) tem sofrido com problemas no som. Os principais sintomas apresentados são:

1. O som não funciona, mesmo o ícone de som ao lado do relógio estando ativo;
   2. Quando se carrega manualmente o dispositivo de som, ele apresenta estalos constantemente.

Como muitas pessoas apresentaram esse problema (inclusive eu, no meu laptop), resolvi esclarecer o problema e solucioná-lo de definitivamente.

Ao terminar a instalação do sistema operacional, o mesmo é reiniciado. Ao reiniciar, surge automaticamente uma tela de "Drivers de Hardware", que detectou que seu modem possui driver proprietário. Ele pergunta se você deseja ativa-lo e você, obviamente, responde que sim.

Ao ativar o driver do modem, o mesmo passa a usar o ALSA (Advanced linux Sound Architecture) que, como o próprio nome diz, é a arquitetura responsável pelo funcionamento dos dispositivos de som. Assim, com o ALSA trabalhando para o modem, o som não é carregado, a não ser que você carregue-o manualmente no terminal;

sudo alsa force-reload

Se você está com esse problema, basta ir até Sistema>Administração>Drivers de Hardware e desabilitar o modem.

No meu caso ele já foi desabilitado. No seu, ao invés do botão "Ativar" estar presente, será exibido o botão "Desativar". Clique nele e reinicie o computador. Ao reiniciar, provavelmente você não ouvirá nenhum som, pois o volume deverá estar no mínimo. Clique com o botão direto do mouse no ícone do som (ao lado do relógio) e selecione "preferências". Aumente o volume e ouça suas músicas!

Até mais!

Offline pigdin

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Terra - Brasill - SP-Capital
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 03 de Janeiro de 2010, 14:39 »
Fiz todos os procedimentos e continuo com saída falsa.

removi alsa-utils

sudo alsa force-reload

não tenho modem instalado

na  bios o audio está como "auto" , sendo a única opção.

editei o modprobe

o meu problema está no desktop, no notebook está tudo ok.

se alguém tiver mais alguma idéia eu agradeço.
Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin

Offline pigdin

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Terra - Brasill - SP-Capital
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 04 de Janeiro de 2010, 10:54 »
Na instalação problemática tinha instalado o 9.04(linuxnopc) e atualizado para o 9.10 KK (32Bits).

Fiz uma nova instalação do zero, agora com o 9.10(64bits) direto e está com som após instalar o sugerido no guia multimedia.

Acho que o problema era com  o kernel padrão da instalação.

Feliz 2010 a todos.

Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin