Autor Tópico: Grub do 9.10 koala  (Lida 1731 vezes)

Offline marksman

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Grub do 9.10 koala
« Online: 18 de Novembro de 2009, 18:44 »
Opa, blz?

Eu procurei no forum e não achei nada, então se alguém puder ajudar, instalei o ubuntu novo, tenho 1 HD sata rodando o linux e 2 HDs IDE com windows, não localizei no novo sistema o menu.lst do grub e no grub.cfg nada que me permitisse adicionar os HDs.

Alguém pode me orientar sobre onde adiciono as infos para o Grub me apresentar o menu de inicialização e permitir que eu escolha o OS?



vlww

Offline Mephisto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Grub do 9.10 koala
« Resposta #1 Online: 19 de Novembro de 2009, 11:41 »
Olá,

Eu tenho o ubuntu 9.10 no meu desktop (e agora também em meu notebook, o qual antes era o Debian), em meu desktop eu tenho mais de um SO, sendo Ubuntu, Windows e Open Solaris, todos instalados em HD's diferentes e quando instalado cada SO eu removia os outros HD's na intenção de mudar o boot somente pelo setup (alternando o HD), porém quando inicio pelo HD do Ubuntu eu tenho a surpresa que o Grub 2 lista todos os meus SO's.

O seu não lista os outros?

No meu notebook eu tenho instalado o Ubuntu x86 e o Ubuntu x64 (9.10 os dois), no mesmo HD e claro, HD particionado o qual o Grub 2 automaticamente listou os dois sem problemas. Esse Grub 2 é excelente.

Há um tópico aqui no fórum que vi por esses dias onde alguém passa algumas informações sobre o Grub e o Grub 2, tente lê-lo e veja se não te serve.


Bom, se eu entendi errado o seu problema, por favor me corriga e a gente tenta resolver.


Espero de alguma forma ter ajudado.

Abraço!

Offline usifoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 320
    • Ver perfil
Re: Grub do 9.10 koala
« Resposta #2 Online: 19 de Novembro de 2009, 12:02 »
 :(

Eu também estava acostumado a editar o menu.lst e nesta versão não o achei.

Depois da instalação do Ubuntu 9.10 fiquei com dois menus: O inicial, gerado pelo Windows devido à instalação pelo Wubi, e o GRUB em seguida. No 9.04 isso não acontecia e bastava escolher o Ubuntu no menu do Windows e esperar carregar.

Editei o grub.cfg, apesar de ter lido no documento o aviso para não fazer isso, pois queria que o linux carregasse diretamente, sem nenhum tempo de espera, na opção padrão do GRUB, após ter escolhido o ubuntu no menu do Windows, como era antes de instalar o 9.10.

Não deu certo.

O que fazer?

Offline Mephisto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Grub do 9.10 koala
« Resposta #3 Online: 19 de Novembro de 2009, 12:27 »
Olá,

Acredito que alguém alertou sobre editar o arquivo grub.cfg do grub 2 pois ele realmente é um pouco mais complexo.

Para você reduzir o tempo de espera de seleção do SO a iniciar, você altera a linha set timeout=10 (cuidado pois há duas linhas set timeout, você altera a segunda linha, essa segunda linha fica após o else {se não} da condição. Você coloca para set timeout o valor em segundos que você quer de espera.

Caso você queira mudar o SO padrão no boot, você altera a linha set default="0", onde o 0 e a primeira linha (primeiro SO listado) que o grub mostra para você na inicialização, então para saber qual é o número correspondente ao SO que você quer manter como padrão para iniciar, você pode contar essas linhas a partir do 0.

O arquivo a ser editado do grub é o grub.cfg e pode ser econtrado em /boot/grub. Normalmente eu edito com o nano, usando o seguinte comando no terminal: sudo nano /boot/grub/grub.cfg para o grub 2 e nano /boot/grub/menu.list para o grub anterior


Espero ter ajudado.

Abraço!

Offline marksman

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Grub do 9.10 koala
« Resposta #4 Online: 19 de Novembro de 2009, 16:45 »
Então galera, ele não lista nada durante o boot, só vai o ubuntu  não sei se por estar no sata e o windows no master IDE, no grub.cfg tem realmente os parâmetros para inicialização do kernel, porém nem entradas man encontrei para saber qual a correta sintaxe para inserir manualmente o HD do XP.   Por enquanto tenho alterado manualmente na BIOS.