Autor Tópico: Intel 945GM / Ubuntu 9.10 no Virtual Box - xorg.conf  (Lida 2210 vezes)

lgoulart

  • Visitante
Intel 945GM / Ubuntu 9.10 no Virtual Box - xorg.conf
« Online: 17 de Novembro de 2009, 12:37 »
Então galera,

é o seguinte, estou rodando o Ubuntu 9.10 na máquina virtual Sun VirtualBox 3.0.10.
A resolução padrão de monitor no Ubuntu 9.10 é 800x600 e ele não vem com o xorg.conf (pelo que li na internet até agora - Me corrijam se eu estiver errado). Logo eu preciso criar o arquivo, e maneira mais fácil de fazer isso é pelo comando "Xorg -configure".

Daí a maneira correta de fazer isso seria parar o X "/etc/init.d/gdm stop" (até aqui ia tudo bem) e rodar o comando "Xorg -configure". Mas esse comando gera um erro, aparentemente porque não encontrou o arquivo /dev/fb0. E aí o servidor aborta acusando falha de segmentação. Quando eu tento testar "X -confg /root/xorg.conf.new" também não funciona.

Sou iniciante em linux, sei alguns comandinhos (mv, cp, ls etc ...) mas nada mais, tudo o que fiz até aqui foi vasculhando a Internet (Google e fóruns). Mas à partir do atual ponto estou sem saber pra onde ir.

Minha placa de vídeo é um Intel 945GM. O driver está aparentemente instalado, só não está utilizado. Como eu verifico se está realmente instalado, eu verifiquei olhando pelo Synaptic, é o mais indicado ? Existe uma maneira de verificar qual o driver utilizado e forçar a utilizar o que eu quero, só pelo arquivo xorg.conf ? Tentei reinstalar o driver manualmente mas deu erro justamente porque fala que o xorg.conf não foi encontrado !!!

Dicas ??? Alguém aí já usou o Ubuntu 9.10 no VirtualBox da Sun ? Sabe se deu algum problema ?
Alguém já passou por problema semelhante ? Já procurei aqui e em outros fóruns mas não encontrei, se alguém souber e puder me passar o link ...

[]'s
Lucas