Instalar Ubuntu 9.10 numa partição estendida

Iniciado por skynet_70, 15 de Novembro de 2009, 16:25

tópico anterior - próximo tópico

skynet_70

Boas. Eu queria instalar o novo Ubuntu em dual-boot no meu portátil com Windows Vista, um Acer 6920G, mas descobri que já tenho 4 partições primárias e não posso fazer mais nenhuma. Tenho aqui o printscreen da informação que o instalador do Ubuntu deu sobre as partições: http://i38.tinypic.com/ws2uj8.jpg

Acho que a 1ª partição é onde estão os dados do Windows Vista para a recuperação do sistema, a 2ª é o "Disco C" onde o Windows Vista está instalado, a 3ª é onde coloco os meus ficheiros importantes e a 4ª é a do Windows XP Embedded (que segundo me disseram é necessária para o correcto funcionamento do meu portátil e por isso não pode ser apagada, tem algo a ver com o "Acer Arcade Instant-On" e também com a recuperação do sistema).

Andei a pesquisar no Google e descobri que para resolver o problema poderia apagar uma das partições primárias, por exemplo, a que eu uso para guardar os meus ficheiros mais importantes, e depois criar uma partição estendida com várias partições lógicas no interior. A minha dúvida é se seria possível criar 3 partições lógicas dentro da estendida com as seguintes funções:

1- para instalar o Ubuntu;
2- para a swap do Ubuntu;
3- para guardar os meus dados mais importantes e que possam ser lidos tanto no Windows como no Ubuntu.

Alguém me pode ajudar? Gostava mesmo de experimentar o Ubuntu, mas também gosto de ter uma partição à parte para guardar os meus ficheiros porque poupa o trabalho de os ter de copiar todos sempre que tenho de formatar a partição do Windows Vista... :-[

Tota

Ola,

O sistema GNU/Linux não se importa se a partição é primaria ou extendida ou se esta sediada numa maquina no Nepal.

Pode instalar em qualquer partição.

Apenas o Windows exige ser instalado na primeira partição primaria do seu disco.

1- para instalar o Ubuntu; => qualquer partição
2- para a swap do Ubuntu; => qualquer lugar do disco ou num servidor remoto por ex. no Nepal )
3- para guardar os meus dados mais importantes e que possam ser lidos tanto no Windows como no Ubuntu. => numa partição onde o windows a encontre, pois o Linux acha em qualquer lugar ( até no Nepal )

Mas se quer experimentar o Ubuntu, eu  recomendo baixar e instalar o programa virtualbox.

com ele voce vai criar um disco virtual na sua partição windows, vai instalar o ubuntu e experimentar.

Se não gostar é só  apagar a pasta sem alterar o seu sistema.

Se gostar, vai com a experiencia adquirida nos testes querer até apagar o seu windows da maquina.

Tudo o que é novo e desconhecido é dificil no inicio, logo não estrague o que já esta bom para trocar pelo duvidoso.

Teste com o Live cd, gostou? virtualize, gostou? instale. Melhor que se decepcionar por não saber o que é o tal do sudo que a maquina pede as três da madrugada.

[],s

skynet_70

Citação de: Tota online 15 de Novembro de 2009, 16:47

Tudo o que é novo e desconhecido é dificil no inicio, logo não estrague o que já esta bom para trocar pelo duvidoso.

Sim, realmente é melhor não estragar o que está bom...:P
Obrigado pela ajuda, já instalei o virtualbox, está tudo a funcionar bem.