Autor Tópico: Reinstalando o Linux  (Lida 1022 vezes)

Offline itallorg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Reinstalando o Linux
« Online: 14 de Novembro de 2009, 10:07 »
Olá amigos, sou ainda leigo em Linux, mas assim que comecei a usar me encantei e não o deixo mais.
 Meu problema é o seguinte.
 Há algum tempo eu instalei o windows xp sp2 e o ubuntu, tranquilo. Mas essa semana tive de reinstalar o windows, e por isso gravei um live-cd do ubuntu para que eu não perdesse nada do ubuntu.
 Meu problema é que não to conseguindo "reaver o grub"..... talvez esteja errando em algum procedimento e espero que vcs possam me ajudar.

---Ao rodar o live-cd eu abro o terminal e digito:
  sudo fdisk -l

---localizo a partição que tem o formato do Linux e onde o meu ubuntu está... que é a sda5 e a partição de swap é sda6, depois.... para montar essa partição
 
   sudo mount /dev/sda5 /mnt      

---e depois....
  cd /mnt /boot /grub

---Depois eu vou instalar o gparted:
   sudo chroot /mnt
   sudo apt-get install gparted
   exit

---Para executar o gparted
    sudo gparted

depois tiro o flag boot do windows e passo pro ubuntu, desmonto a partição e reinicio.... mas aí quando reinicio o pc ele pede o live-cd e nunca roda o gparted pra que eu possa escolher a partição que eu desejo. Como faço para as coisas "voltarem ao normal".... ele não pedir o live-cd e eu ter o ubuntu de volta. Será que reinstalar é a melhor opção?

Grato
   

   

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Reinstalando o Linux
« Resposta #1 Online: 14 de Novembro de 2009, 10:54 »
Também tenho que reinstalar o Windows e, certamente, o grub será perdido, e já li como recuperá-lo, veja:   http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,57895.msg328018.html#msg328018
Usuário Linux- 449417

Offline Rsrocha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 124
  • "O conhecimento só é útil se for compartilhado"
    • Ver perfil
Re: Reinstalando o Linux
« Resposta #2 Online: 14 de Novembro de 2009, 13:47 »
Caro amigo itallorg, a maneira mais fácil de recuperar o grub sem maiores transtornos ou experiência em Linux é usando o LiveCD do SuperGrub que você baixa neste endereço:

http://www.baixaki.com.br/download/super-grub-disk.htm

Depois do download basta iniciar o computador com este LiveCD e se não me engano marque a segunda opção Linux - Auto, que este vai reinstalar o Grub no MBR e deixá-lo pronto para funcionar.