Dicionários Pt-Pt e Pt-Br

Iniciado por Ricardo Gloe, 13 de Novembro de 2009, 17:04

tópico anterior - próximo tópico

Ricardo Gloe

Alguém sabe me dizer se os arquivos de dicionário (.dic e .aff) localizados em /usr/share/myspell/dicts estão atualizados com as novas regras do acordo ortográfico? Eu os baixei pelo Synaptic, usando o KK 9.10 (Minha versão do Ubuntu foi instalada em inglês, por isso a necessidade de baixo-los separadamente).

rjbgbo

Ainda ñ li nada a respeito, só tenho certeza qto aos dicionários do OpenOffice estarem já atualizados p/ esse novo acordo ortográfico.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

RamonB

É fácil você verificar se está na nova ortografia ou não. Vá ao processador de textos, marque para fazer a verificação ortográfica e digite duas palavrinhas: "ideia" (sem acento) e "idéia" (com acento). Se ele marcar como errada a palavra com acento é porque ele já está com a nova ortografia. Caso marque como errada a palavra sem acento é porque está com a ortografia antiga.

Caso não esteja, vá ao site do BrOffice (http://www.broffice.com.br/), clique em Verificador Ortográfico (na coluna da esquerda) e instale o Vero seguindo as instruções do site.

Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1

Ricardo Gloe

Citação de: RamonB online 14 de Novembro de 2009, 11:17
É fácil você verificar se está na nova ortografia ou não. Vá ao processador de textos, marque para fazer a verificação ortográfica e digite duas palavrinhas: "ideia" (sem acento) e "idéia" (com acento). Se ele marcar como errada a palavra com acento é porque ele já está com a nova ortografia. Caso marque como errada a palavra sem acento é porque está com a ortografia antiga.

Caso não esteja, vá ao site do BrOffice (http://www.broffice.com.br/), clique em Verificador Ortográfico (na coluna da esquerda) e instale o Vero seguindo as instruções do site.

Um abraço.

Eu já tenho o Vero instalado, mas não sei onde (nem qual formato) esta extensão do BrOffice salva os dicionários. Os dicionários que me refiro estão localizados em /usr/share/myspell/dict e foram baixados usando o synaptic.