Autor Tópico: Solução do problema para as gráficas intel  (Lida 4040 vezes)

Offline Tonux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 136
    • Ver perfil
Solução do problema para as gráficas intel
« Online: 11 de Novembro de 2009, 10:29 »
Bom dia

Tinha um problema muito chato no computador com a gráfica intel onde tenho uma instalação do 9.10. Pura e simplesmente não tinha resolução maior do que 800x600, embora tenha um monitor que suporta até 1440x900. Como tenho somente instalado o driver da intel, pensei que pudesse ser deficiência na detecção do monitor. Assim, introduzi o xorg.conf com o seguinte teor:

............................................
Section "Monitor"
       Identifier   "Monitor0"
       HorizSync   24 - 83
     VertRefresh   50 - 76

EndSection

Section "Screen"
        Identifier "Screen0"
        Device "Device0"
        Monitor "Monitor0"
        DefaultDepth 24

SubSection "Display"
        Depth 24
        Modes "1440x900" "1152x864" "1024x768" "832x624" "800x600" "720x400" "640x480" "640x350"
EndSubSection
EndSection

Section "Device"
   Identifier   "Configured Video Device"
EndSection

Section "ServerFlags"
   Option   "DontZap"   "True"
EndSection


Onde introduzi dados técnicos referentes ao meu monitor (tais como velocidades de refrescamento, sincronização e resoluções).
Agora está tudo certo :D. Espero ajudar a quem tenha este problema.
« Última modificação: 11 de Novembro de 2009, 10:33 por Tonux »

Offline Jubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
  • Sou simplesmente EU e isso é TUDO!
    • Ver perfil
    • Coisas de Gente
Re: Solução do problema para as gráficas intel
« Resposta #1 Online: 11 de Novembro de 2009, 22:32 »
Citar
introduzi o xorg.conf com o seguinte teor:
Como é que eu faço isso? Sou novo no Ubuntu e estou com problemas no meu pc com essa distro!
Tenho travamentos quando utilizo recursos gráficos!
Como edito esse tal de xorg.conf?
"Você pode descobrir mais sobre uma pessoa em uma hora de brincadeira do que em um ano de conversa." Platão

Offline Tonux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 136
    • Ver perfil
Re: Solução do problema para as gráficas intel
« Resposta #2 Online: 11 de Novembro de 2009, 22:59 »
Citar
introduzi o xorg.conf com o seguinte teor:
Como é que eu faço isso? Sou novo no Ubuntu e estou com problemas no meu pc com essa distro!
Tenho travamentos quando utilizo recursos gráficos!
Como edito esse tal de xorg.conf?

Olá

O Ubuntu 9.10 não tem o arquivo/ficheiro 'xorg.conf'. Este era, e ainda é noutras distros, usado para controlar, de entre outros, o monitor e as suas definições. O que tem a fazer é usar um editor de texto, o gedit como administrador (sudo). Para tal, dentro do terminal/consola, escreva a linha de comando 'sudo gedit'; depois de dar o 'enter' (aceitação), vai-lhe ser pedida a sua palavra de passe que irá digitar (é invisível). Aparecerá, então, o editor de texto no qual irá escrever linhas idênticas às que eu apresento e grave com o nome 'xorg.conf' no directório /etc/X11/, que são pastas existentes no directório de raíz. Depois é só reiniciar.
Atenção: Os dados contidos nestas linhas referem-se ao meu equipamento (hardware). Tentei dar somente um exemplo. Se copiar estas linhas integralmente, pode ser que não funcione e, depois, ainda  pior, não vai conseguir arrancar o sistema. Certifique-se do equipamento que tem e quais são as suas especificações, para poder introduzir os dados correctos. No monitor tem que saber qual e o tipo, valores da sincronização horizontal (HorizSync) e da taxa de refrescamento vertical (VertRefresh), as resoluções suportadas (Modes), etc. A gráfica que eu tenho é uma intel (i845). A sua pode ser outra. Este xorg.conf foi feito a pensar nas gráficas intel.
O meu 'hardware': Monitor - HP w1907v
                                   Gráfica - intel i845G
Espero ter ajudado ;)
« Última modificação: 11 de Novembro de 2009, 23:10 por Tonux »