Autor Tópico: Travamento com capslock picando no Ubuntu 9.10  (Lida 4499 vezes)

Yoshio

  • Visitante
Travamento com capslock picando no Ubuntu 9.10
« Online: 09 de Novembro de 2009, 11:43 »
Olá pessoal.
Acabei de instalar o Ubuntu 9.10 no meu notebook (HP Pavilion DV5 1140br) mas o sistema trava constantemente. Fica totalmente travado e o capslock fica piscando (kernel panic?). Não consegui identificar onde está o problema e gostaria de dicas de como "fuçar" os logs para isso (coisa que não sei fazer). Já reinstalei e nada.
Eu já utilizei o ubuntu 8.10 e 9.04 e não tive estes problemas. Chutando alto, acho que seja superaquecimento, pois ultimamente está um pouco quente e note fica "fervendo", mas já tive travamentos com boot frio e o Windows Vista está rodando normalmente.

Offline ednso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re: Travamento com capslock picando no Ubuntu 9.10
« Resposta #1 Online: 09 de Novembro de 2009, 17:29 »
Olá,

Já tive esse mesmo problema no openSUSE com um driver em teste do adaptador de wireless rtl8187b, aquela famosa porcaria da Realtek. No meu caso acontecia sempre que eu tentava ligar o módulo. No seu caso, pode ser que o seu problema seja o driver de algum dispositivo que esteja fazendo gerar pane no kernel. Talvez colocar aqui o resultado de lspci e lsusb ajudasse. Além disso, seria bom saber se existe algum driver proprietário em uso no seu sistema.

Boa sorte.
Atenção!!! PC's com chipsets SiS e VIA não tem suporte total com as maiores distribuições do Linux.  Devido essa falta de suporte, muitos usuários desistem do Linux. Então evite comprar PC's baseados nesses chipsets para não ter grandes decepções. Ajude o Linux difundindo essa ideia.

Yoshio

  • Visitante
Re: Travamento com capslock picando no Ubuntu 9.10
« Resposta #2 Online: 09 de Novembro de 2009, 18:54 »
Olá,

Já tive esse mesmo problema no openSUSE com um driver em teste do adaptador de wireless rtl8187b, aquela famosa porcaria da Realtek. No meu caso acontecia sempre que eu tentava ligar o módulo. No seu caso, pode ser que o seu problema seja o driver de algum dispositivo que esteja fazendo gerar pane no kernel. Talvez colocar aqui o resultado de lspci e lsusb ajudasse. Além disso, seria bom saber se existe algum driver proprietário em uso no seu sistema.

Boa sorte.

O único driver proprietário é da placa de vídeo (ATI Radeon HD 3200) que peguei do site da ATI. Lembrei que da última vez que eu reinstalei o OS a primeira coisa que fiz foi instalar esse driver e logo após alguns minutos travou tudo. Vou remover ele e verificar novamente, porém eu já utilizava este mesmo driver no 9.04 e não tinha problemas (pelo menos não muitos).

Quanto ao resultados dos comandos lspci e lsusb depois eu coloco aqui, é pq estou no trampo e o notebook não está aqui.

vlw

Offline ednso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re: Travamento com capslock picando no Ubuntu 9.10
« Resposta #3 Online: 09 de Novembro de 2009, 20:57 »
Olá,

Você já tentou instalar o driver da ATI indo em "Sistema -> Administração -> Drivers de Hardware" em vez de baixar o driver direto do site da ATI?
Eu tenho um computador com uma placa de vídeo da Nvidia aqui e foi assim que instalei e está rodando uma beleza. Talvez instalando desta maneira seja o recomendado, mas não tenho certeza se pra ATI funciona.

Boa sorte!
Atenção!!! PC's com chipsets SiS e VIA não tem suporte total com as maiores distribuições do Linux.  Devido essa falta de suporte, muitos usuários desistem do Linux. Então evite comprar PC's baseados nesses chipsets para não ter grandes decepções. Ajude o Linux difundindo essa ideia.

Yoshio

  • Visitante
Re: Travamento com capslock picando no Ubuntu 9.10
« Resposta #4 Online: 09 de Novembro de 2009, 21:23 »
Olá,

Você já tentou instalar o driver da ATI indo em "Sistema -> Administração -> Drivers de Hardware" em vez de baixar o driver direto do site da ATI?
Eu tenho um computador com uma placa de vídeo da Nvidia aqui e foi assim que instalei e está rodando uma beleza. Talvez instalando desta maneira seja o recomendado, mas não tenho certeza se pra ATI funciona.

Boa sorte!

Eu desinstalei o driver anterior e vou usar ele por enquanto pra ver se continua travando, se tudo estiver ok eu faço isso que você falou.
Em todo caso aqui está a saída do lspci e lsusb:
lspci
Código: [Selecionar]
00:00.0 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] RS780 Host Bridge
00:01.0 PCI bridge: Advanced Micro Devices [AMD] RS780 PCI to PCI bridge (int gfx)
00:04.0 PCI bridge: Advanced Micro Devices [AMD] RS780 PCI to PCI bridge (PCIE port 0)
00:05.0 PCI bridge: Advanced Micro Devices [AMD] RS780 PCI to PCI bridge (PCIE port 1)
00:06.0 PCI bridge: Advanced Micro Devices [AMD] RS780 PCI to PCI bridge (PCIE port 2)
00:11.0 SATA controller: ATI Technologies Inc SB700/SB800 SATA Controller [AHCI mode]
00:12.0 USB Controller: ATI Technologies Inc SB700/SB800 USB OHCI0 Controller
00:12.1 USB Controller: ATI Technologies Inc SB700 USB OHCI1 Controller
00:12.2 USB Controller: ATI Technologies Inc SB700/SB800 USB EHCI Controller
00:13.0 USB Controller: ATI Technologies Inc SB700/SB800 USB OHCI0 Controller
00:13.1 USB Controller: ATI Technologies Inc SB700 USB OHCI1 Controller
00:13.2 USB Controller: ATI Technologies Inc SB700/SB800 USB EHCI Controller
00:14.0 SMBus: ATI Technologies Inc SBx00 SMBus Controller (rev 3a)
00:14.1 IDE interface: ATI Technologies Inc SB700/SB800 IDE Controller
00:14.2 Audio device: ATI Technologies Inc SBx00 Azalia (Intel HDA)
00:14.3 ISA bridge: ATI Technologies Inc SB700/SB800 LPC host controller
00:14.4 PCI bridge: ATI Technologies Inc SBx00 PCI to PCI Bridge
00:18.0 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Mobile K10 [Turion X2, Athlon X2, Sempron] HyperTransport Configuration (rev 40)
00:18.1 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Family 11h [Turion X2, Athlon X2, Sempron] Address Map
00:18.2 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Mobile K10 [Turion X2, Athlon X2, Sempron] DRAM Controller
00:18.3 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Mobile K10 [Turion X2, Athlon X2, Sempron] Miscellaneous Control
00:18.4 Host bridge: Advanced Micro Devices [AMD] Mobile K10 [Turion X2, Athlon X2, Sempron] Link Control
01:05.0 VGA compatible controller: ATI Technologies Inc RS780M/RS780MN [Radeon HD 3200 Graphics]
01:05.1 Audio device: ATI Technologies Inc RS780 Azalia controller
08:00.0 Ethernet controller: Atheros Communications Inc. AR5001 Wireless Network Adapter (rev 01)
09:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8101E/RTL8102E PCI Express Fast Ethernet controller (rev 02)

lsusb
Código: [Selecionar]
Bus 006 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 005 Device 002: ID 138a:0001 DigitalPersona, Inc Fingeprint Reader
Bus 005 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 001 Device 003: ID 0bda:0158 Realtek Semiconductor Corp. Mass Stroage Device
Bus 001 Device 002: ID 0408:03ba Quanta Computer, Inc.
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 004 Device 002: ID 03f0:171d Hewlett-Packard Wireless (Bluetooth + WLAN) Interface [Integrated Module]
Bus 004 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 003 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub

Yoshio

  • Visitante
Re: Travamento com capslock picando no Ubuntu 9.10
« Resposta #5 Online: 10 de Novembro de 2009, 02:03 »
Acho que o problema era o driver da ATI mesmo.
- Deixei uns 30 minutos ligado sem o driver e não houve travamentos
- Instalei o driver pelo "Drivers de Hardware" e 5 minutos depois travou.
- Removi o driver novamente e está rodando tranquilo a 3 horas.

Aparentemente ele está utilizando o driver padrão (radeon). É bonzinho, mas não tenho aceleração 3d.
O driver que eu instalei do site da ATI era a última versão (ATI Driver 9.10 x86_64 10/22/2009). Será que tem jeito de instalar algum driver com ac. 3d ou vou ter que usar 2d só?

Offline ednso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re: Travamento com capslock picando no Ubuntu 9.10
« Resposta #6 Online: 10 de Novembro de 2009, 02:36 »
Olá,

Ainda usando como exemplo o computador com a placa de vídeo da Nvidia, quando eu vou em "Sistema -> Administração -> Drivers de Hardware", o sistema me dá várias opções de driver, dentre elas uma que vem marcada como (recomendado). Se isso também acontece no seu caso, tente todas as outras opções e veja se o mesmo ocorre.

Se não funcionar, talvez de onde você baixe o driver haja outras versões disponíveis. O ideal é que você tente o máximo de versões possíveis. Se nenhuma funcionar, talvez seja uma boa ideia você postar esse "bug" no no site da ATI.

Eu sei como é ficar sem aceleração 3D, já que tive um laptop com chipset da amaldiçoada VIA e tenho um desktop baseado no chipset da porcaria da SiS. Isso é realmente muito ruim, mas o pior é quando acontece com um equipamento baseado num chipset que aparentemente é bem suportado pelo Linux, como é o caso da AMD.

Bem, o importante é que parece claro que o problema é o driver de vídeo da ATI. Daqui em diante, só posso lhe desejar boa sorte e aconselhar a você que continue buscando, principalmente no Google. Há alguma probabilidade de alguém já ter passado pelo mesmo problema e resolvido.

Abraço.
Atenção!!! PC's com chipsets SiS e VIA não tem suporte total com as maiores distribuições do Linux.  Devido essa falta de suporte, muitos usuários desistem do Linux. Então evite comprar PC's baseados nesses chipsets para não ter grandes decepções. Ajude o Linux difundindo essa ideia.

Yoshio

  • Visitante
Re: Travamento com capslock picando no Ubuntu 9.10
« Resposta #7 Online: 10 de Novembro de 2009, 14:13 »
Olá,

Ainda usando como exemplo o computador com a placa de vídeo da Nvidia, quando eu vou em "Sistema -> Administração -> Drivers de Hardware", o sistema me dá várias opções de driver, dentre elas uma que vem marcada como (recomendado). Se isso também acontece no seu caso, tente todas as outras opções e veja se o mesmo ocorre.

Se não funcionar, talvez de onde você baixe o driver haja outras versões disponíveis. O ideal é que você tente o máximo de versões possíveis. Se nenhuma funcionar, talvez seja uma boa ideia você postar esse "bug" no no site da ATI.

Eu sei como é ficar sem aceleração 3D, já que tive um laptop com chipset da amaldiçoada VIA e tenho um desktop baseado no chipset da porcaria da SiS. Isso é realmente muito ruim, mas o pior é quando acontece com um equipamento baseado num chipset que aparentemente é bem suportado pelo Linux, como é o caso da AMD.

Bem, o importante é que parece claro que o problema é o driver de vídeo da ATI. Daqui em diante, só posso lhe desejar boa sorte e aconselhar a você que continue buscando, principalmente no Google. Há alguma probabilidade de alguém já ter passado pelo mesmo problema e resolvido.

Abraço.

Eu verifiquei o Drivers de Hardware e só tinha um driver disponível. Vou ter que baixar outras versões mesmo e ir testando.