Autor Tópico: [Resolvido] Reprodução de wma/wmv  (Lida 8095 vezes)

Offline Arthur Cruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
[Resolvido] Reprodução de wma/wmv
« Online: 08 de Novembro de 2009, 22:35 »
No Jaunty estava tudo uma beleza! (como começam muitas histórias aqui no fórum!)
Resolvi instalar o Karmic do zero. Deu tudo certo, ficou ótimo!

Adicionei os repositórios que uso, inclusive o Medibuntu.
Instalei o w64codecs e tudo mais.. mas não consigo rodar meus wmas e wmvs!

Juro, não sei mais o que fazer!
Já reinstalei tudo. Nem meu VLC roda esses formatos proprietários.

MP3 está normal, flash também, java.. tudo okay! Só me falta os benditos.

Alguém pode me ajudar?
Agradeço desde já!
« Última modificação: 11 de Novembro de 2009, 09:22 por Arthur Cruz »

Offline Riccardo Petrillo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 240
    • Ver perfil
Re: Reprodução de wma/wmv
« Resposta #1 Online: 09 de Novembro de 2009, 12:15 »
Talvez isso ajude, instale esses pacotes:

Repositórios Medibuntu para o Ubuntu Karmic Koala

Para adicionar este repositório ao seu Ubuntu Karmic Koala (Ubuntu 9.10), abra o terminal:

sudo wget http://www.medibuntu.org/sources.list.d/$(lsb_release -cs).list \
--output-document=/etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list &&
sudo apt-get -q update &&
sudo apt-get --yes -q --allow-unauthenticated install medibuntu-keyring &&
sudo apt-get -q update


Instalação de pacotes multimédia

Para sistemas de 32Bits, utilize este comando no terminal:

sudo apt-get install audacious faac faad ffmpeg ffmpeg2theora flac gxine icedax id3v2 lame libdvdcss2 libflac++6 libjpeg-progs libmpeg3-1 libxine1-ffmpeg libxine1-plugins mencoder mjpegtools mp3gain mpeg2dec mpeg3-utils mpegdemux mpg123 mpg321 nautilus-script-audio-convert regionset soundconverter sox totem-xine ubuntu-restricted-extras uudeview vlc vorbis-tools x264 arj lha p7zip p7zip-full p7zip-rar rar unace-nonfree flashplugin-nonfree sun-java6-fonts sun-java6-jre sun-java6-plugin w32codecs


Para sistemas de 64Bits, utilize este comando no terminal:

sudo apt-get install audacious faac faad ffmpeg ffmpeg2theora flac gxine icedax id3v2 lame libdvdcss2 libflac++6 libjpeg-progs libmpeg3-1 libxine1-ffmpeg libxine1-plugins mencoder mjpegtools mp3gain mpeg2dec mpeg3-utils mpegdemux mpg123 mpg321 nautilus-script-audio-convert regionset soundconverter sox totem-xine ubuntu-restricted-extras uudeview vlc vorbis-tools x264 arj lha p7zip p7zip-full p7zip-rar rar unace-nonfree flashplugin-nonfree sun-java6-fonts sun-java6-jre sun-java6-plugin w64codecs
Notebook Samsung core i5, 8gb Ram, Nvidia 2 gb, windows 10.

Offline Arthur Cruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
Re: Reprodução de wma/wmv
« Resposta #2 Online: 09 de Novembro de 2009, 12:45 »
Nada ainda!
Continua igual.. sem wma/wmv poxa vida  :(

mas obrigado!

Offline Riccardo Petrillo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 240
    • Ver perfil
Re: Reprodução de wma/wmv
« Resposta #3 Online: 09 de Novembro de 2009, 13:06 »
Não sei se vc usa o k3b... mas faça um teste, instale

Pacotes que devem ser instalados para o funcionamento do K3B:

cdparanoia (necessário para ripar e copiar CDs de áudio);

transcode (necessário para ripar DVDs, salvando os filmes em Divx);

libvorbisenc2 (biblioteca necessária para criar CDs de música a partir de arquivos .ogg);

vcdimager (necessário para criar VCDs);

normalize (permite normalizar o volume das faixas ao gravar CDs de música);

sox (esta é uma biblioteca que permite converter arquivos de áudio, necessária para criar CDs de áudio a partir de arquivos .mp3 ou .ogg);

liblame0 (necessária para gravar CDs de música a partir de arquivos .mp3);

libmusicbrainz4c2 (outra biblioteca, que permite que o K3B inclua corretamente as informações sobre as faixas (CD-Text) ao criar CDs de música a partir de arquivos .mp3 ou .ogg);

emovix (o K3B inclui uma opção para criar CDs ou DVDs bootáveis, contendo músicas ou filmes usando o emovix; veja mais detalhes sobre como instalá-lo a seguir);
  
Intale o Java Sun: flashplugin-nonfree, sun-java6-fonts, sun-java6-jre, sun-java6-plugin
(se voce tiver outra versão do java troque pelo java sun)

Instale também: lame, juk, flash-plugin


  
« Última modificação: 09 de Novembro de 2009, 13:08 por Riccardo Petrillo »
Notebook Samsung core i5, 8gb Ram, Nvidia 2 gb, windows 10.

Offline Manoboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 412
    • Ver perfil
Re: Reprodução de wma/wmv
« Resposta #4 Online: 09 de Novembro de 2009, 13:57 »
Arthur,

No computador que esta funcionando c/ o Karmic 64 bits (do zero), consigo rodar tranquilamente esses arquivos e para isso só precisei instalar o pacote Ubuntu Restricted Extras.
Experimente esse pacote tambem.

Offline Arthur Cruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
Re: Reprodução de wma/wmv
« Resposta #5 Online: 09 de Novembro de 2009, 15:46 »
Riccardo Petrillo:
Não quero instalar o k3b, obrigado!
No último comando que me passou já veio o audacious, mto programa que não uso.

Manoboy:
Exatamente! Deveria funcionar com esse pacote, não é?
Mas já instalei, reinstalei, removi e instalei de novo e nada!
Acabaram minhas idéias!


Alguém tem mais algum palpite?
e obrigado pela atenção, gente!

Offline ednso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re: Reprodução de wma/wmv
« Resposta #6 Online: 09 de Novembro de 2009, 18:49 »
Olá,

Aqui está funcionando perfeitamente com o Totem. Quando eu digito "dpkg -l | grep -i gstream" eu obtenho:

Código: [Selecionar]
ednilton@edlap:~/Downloads$ dpkg -l | grep -i gstream
ii  bluez-gstreamer                      4.51-0ubuntu2                              Bluetooth GStreamer support
ii  gnome-codec-install                  0.4.1ubuntu1                               GStreamer codec installer
ii  gstreamer0.10-alsa                   0.10.25-2ubuntu1                           GStreamer plugin for ALSA
ii  gstreamer0.10-ffmpeg                 0.10.9-1                                   FFmpeg plugin for GStreamer
ii  gstreamer0.10-fluendo-mp3            0.10.7.debian-1ubuntu1                     Fluendo mp3 decoder GStreamer plugin
ii  gstreamer0.10-nice                   0.0.9-2                                    ICE library (GStreamer plugin)
ii  gstreamer0.10-plugins-base           0.10.25-2ubuntu1                           GStreamer plugins from the "base" set
ii  gstreamer0.10-plugins-base-apps      0.10.25-2ubuntu1                           GStreamer helper programs from the "base" se
ii  gstreamer0.10-plugins-good           0.10.16-1ubuntu3                           GStreamer plugins from the "good" set
ii  gstreamer0.10-plugins-ugly           0.10.12-1                                  GStreamer plugins from the "ugly" set
ii  gstreamer0.10-pulseaudio             0.10.16-1ubuntu3                           GStreamer plugin for PulseAudio
ii  gstreamer0.10-tools                  0.10.25-2                                  Tools for use with GStreamer
ii  gstreamer0.10-x                      0.10.25-2ubuntu1                           GStreamer plugins for X11 and Pango
ii  libgstreamer-plugins-base0.10-0      0.10.25-2ubuntu1                           GStreamer libraries from the "base" set
ii  libgstreamer0.10-0                   0.10.25-2                                  Core GStreamer libraries and elements

Um desses pacotes deve ser responsável pela reprodução de arquivos de média nativos do Ruindows. Veja se tem algum que não está instalado no seu sistema e tente instalar pra ver se funciona.

Boa sorte!

PS: Talvez seja necessário habilitar o repositório da Canonical.
« Última modificação: 09 de Novembro de 2009, 18:52 por ednso »
Atenção!!! PC's com chipsets SiS e VIA não tem suporte total com as maiores distribuições do Linux.  Devido essa falta de suporte, muitos usuários desistem do Linux. Então evite comprar PC's baseados nesses chipsets para não ter grandes decepções. Ajude o Linux difundindo essa ideia.

Offline Riccardo Petrillo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 240
    • Ver perfil
Re: Reprodução de wma/wmv
« Resposta #7 Online: 09 de Novembro de 2009, 19:27 »
No item "Canais de Software" os quadrinhos referente ao Medibuntu devem estar "ticados", inclusive o item referente a atualização.
Notebook Samsung core i5, 8gb Ram, Nvidia 2 gb, windows 10.

Offline ednso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re: Reprodução de wma/wmv
« Resposta #8 Online: 09 de Novembro de 2009, 21:05 »
No item "Canais de Software" os quadrinhos referente ao Medibuntu devem estar "ticados", inclusive o item referente a atualização.

Bem, agora eu não lembro se isso é necessário. O problema é que o Mudibuntu está ativado aqui no meu laptop, que está tocando ".wmv" e ".wma", mas eu acho que ativei por outros motivos, não por esse. Porém, talvez seja uma boa ideia ter o Medibuntu ativado, a não ser que a sua internet seja lenta como a minha (TIM 3G  >:(), e você queira evitar que muitos arquivos tenham que ser baixados em uma atualização dos caches dos repositórios.

Boa sorte!
Atenção!!! PC's com chipsets SiS e VIA não tem suporte total com as maiores distribuições do Linux.  Devido essa falta de suporte, muitos usuários desistem do Linux. Então evite comprar PC's baseados nesses chipsets para não ter grandes decepções. Ajude o Linux difundindo essa ideia.

Offline Riccardo Petrillo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 240
    • Ver perfil
Re: Reprodução de wma/wmv
« Resposta #9 Online: 10 de Novembro de 2009, 00:16 »
Bom, eu utilizo banda larga, talvez seja um pouco mais rápido, mesmo assim não teve muitas atualizações na versão 9.10... pelo menos por enquanto.

O item Sistema > Administração >Canais de Software, na aba "Outro software" todos os quadrinhos devem ficar "ticados", e na aba "Atualizações" fica ticado os itens: "Principais atualizações de segurança", "Atualizações recomendadas" e "Verificar por atualização" na opção Diário.

Sempre deixei configurado assim, acho que se não marcar esses itens não funciona...

   
Notebook Samsung core i5, 8gb Ram, Nvidia 2 gb, windows 10.

Offline Arthur Cruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
Re: Reprodução de wma/wmv
« Resposta #10 Online: 10 de Novembro de 2009, 12:23 »
Nossa, ednso!

Nossa lista está muito parecida.
Mas parece que tenho algum PPA que instalou outra versão do gstreamer0.10-ffmpeg!

Talvez aí esteja o problema, agora não tenho tempo de investigar isso...
Mas em breve posto o resultado!

PS: Meu Medibuntu está ativado também.
PS2: Diferente de você ednso, também tenho instalado o conjunto "bad" do gstreamer, será que isso afeta?

Offline ednso

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
Re: Reprodução de wma/wmv
« Resposta #11 Online: 10 de Novembro de 2009, 13:58 »
Nossa, ednso!

Nossa lista está muito parecida.
Mas parece que tenho algum PPA que instalou outra versão do gstreamer0.10-ffmpeg!

Talvez aí esteja o problema, agora não tenho tempo de investigar isso...
Mas em breve posto o resultado!

PS: Meu Medibuntu está ativado também.
PS2: Diferente de você ednso, também tenho instalado o conjunto "bad" do gstreamer, será que isso afeta?

Olá,

Bem, eu acho que nada disso está interferindo no seu caso. Acredito que o problema é que ainda deve estar faltando algo.

Pra ser sincero, eu tenho que assumir pra você que estou com 3 reprodutores de vídeo no meu sistema: o Totem, o Mplayer e o Realplayer  ;D. O Totem já vem instalado, só que eu tiver problemas ao reproduzir arquivos em .rmvb. Quando assisto vídeos, ele sempre para o vídeo antes do final. Por causa disso eu resolvi instalar o Gnome-mplayer com o qual vieram algumas dependências, que agora não lembro, e talvez uma delas forneça suporte para reprodução de .wma e .wmv. Porém, mesmo assim, eu não estava conseguindo reproduzir arquivos .3gp, aí instalei o Realplayer (que só funcionou a instalação pelo .bin. Pelo .deb não deu certo). Agora, aparentemente está tudo funcionando aqui.

Nesse caso, antes de tentar mudar a versão do gstreamer0.10-ffmpeg, que talvez dê um pouco de trabalho, tente instalar o Mplayer. Você vai fazer aí apenas uns 10Mb de download e gastar uns 20Mb de espaço no seu HD. Aí, se não der certo, desinstale ele e execute "apt-get autoremove" para desinstalar as dependências que não são mais necessárias.

Outra coisa, quando eu reproduzo arquivos de .wma no terminal com o Mplayer, eu obtenho o seguinte:
Citar
ednilton@edlap:~/Music/Gospel-Jr/Aline Barros/Aline Barros-Som de Adores 2004$ mplayer *.wma
MPlayer UNKNOWN-4.4.1 (C) 2000-2009 MPlayer Team
mplayer: could not connect to socket
mplayer: No such file or directory
Failed to open LIRC support. You will not be able to use your remote control.

Playing Águas do Trono.wma.
ASF file format detected.
[asfheader] Audio stream found, -aid 1
==========================================================================
Opening audio decoder: [ffmpeg] FFmpeg/libavcodec audio decoders
AUDIO: 44100 Hz, 2 ch, s16le, 128.0 kbit/9.07% (ratio: 16002->176400)
Selected audio codec: [ffwmav2] afm: ffmpeg (DivX audio v2 (FFmpeg))
==========================================================================
[pulse] working around probably broken pause functionality,
        see http://www.pulseaudio.org/ticket/440
AO: [pulse] 44100Hz 2ch s16le (2 bytes per sample)
Video: no video
Starting playback...
A:  25.4 (25.4) of 288.0 (04:48.0)  0.6%

MPlayer interrupted by signal 2 in module: play_audio
A:  25.6 (25.6) of 288.0 (04:48.0)  0.6%
Exiting... (Quit)

Viu o que está em vermelho? Quando eu executo "dpkg -l | dpkg -l | grep libavc" eu obtenho:
Código: [Selecionar]
ednilton@edlap:~/Music/Gospel-Jr/Aline Barros/Aline Barros-Som de Adores 2004$
ii  libavc1394-0                         0.5.3-1build3                              control IEEE 1394 audio/video devices
ii  libavcodec52                         4:0.5+svn20090706-2ubuntu2                 ffmpeg codec library

Quando eu executo "dpkg -l | grep ffmpeg", eu obtenho:
Código: [Selecionar]
ednilton@edlap:~/Music/Gospel-Jr/Aline Barros/Aline Barros-Som de Adores 2004$ dpkg -l | grep ffmpeg
ii  gstreamer0.10-ffmpeg                 0.10.9-1                                   FFmpeg plugin for GStreamer
ii  libavcodec52                         4:0.5+svn20090706-2ubuntu2                 ffmpeg codec library
ii  libavformat52                        4:0.5+svn20090706-2ubuntu2                 ffmpeg file format library
ii  libavutil49                          4:0.5+svn20090706-2ubuntu2                 ffmpeg utility library
ii  libpostproc51                        4:0.5+svn20090706-2ubuntu2                 ffmpeg video postprocessing library
ii  libswscale0                          4:0.5+svn20090706-2ubuntu2                 ffmpeg video scaling library

Faça uma comparação com o que você tem aí, e tente instalar o que está faltando.

Boa sorte!
« Última modificação: 10 de Novembro de 2009, 14:07 por ednso »
Atenção!!! PC's com chipsets SiS e VIA não tem suporte total com as maiores distribuições do Linux.  Devido essa falta de suporte, muitos usuários desistem do Linux. Então evite comprar PC's baseados nesses chipsets para não ter grandes decepções. Ajude o Linux difundindo essa ideia.

Offline Arthur Cruz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Reprodução de wma/wmv
« Resposta #12 Online: 11 de Novembro de 2009, 09:27 »
Muito Obrigado!!

Parece que o problema estava no pacote libavcodec52.
Aqui estava instalado o libavcodec-extra-52 (ou algo assim).

Foi só desinstalar o extra e o 'comum' já foi instalado trazendo meu suporte a wmv de volta! \o/

Ah, instalei o mplayer mas ele não ajudou e não roda direito aqui hahaha
Prefiri desinstalar já que o Vlc é ótimo também e supre minhas necessidades!

Agradeço novamente!  :D