Como trocar unidade de Swap?

Iniciado por jere2001, 08 de Novembro de 2009, 18:54

tópico anterior - próximo tópico

jere2001

Tenho 4 HD's na minha máquina. 2 Sata (em raid 0) onde estão instalados o Ubuntu, o WinXP, e onde eu mantenho meus arquivos (faço edição em vídeo e preciso de muito espaço). E 2 Pata 1 de 40 GB que está particionado em 1 unidade de 2 GB para Swap do windows e o restante para minha pasta meus documentos (tenho muitas músicas que uso no iTunes para o meu iPod), o outro HD Pata é de 3 GB antigão que eu utilizo para Swap do Ubuntu.
Nesse domingo adquiri um HD outro HD de 40. Quero utiliza-lo para substituir o de 3 GB, particionarei-o para com uma partição de 2 GB para a swap do Linux e o restante para a pasta home do linux.
Como posso fazer essa manobra. Posso simplesmente trocar os HD's e não irá dar pau no Linux quando eu ligar o PC e ele não encontrar a unidade de Swap, dessa forma eu posso particionar e formatar livremente meu HD novo? Ou tem algum procedimento específico para se fazer essa "manobra"? Ou o certo mesmo é formatar tudo? Fico com preguiça só de pensar em formatar, já que meu Ubuntu tá rodando redondinho (só um pouco lerdo devido a swap no HD antigo)...
ASUS a7n8x-xe, Sempron 3300+, 2x 1GB Markvision DDR 400, 2x SAMSUNG HD080HJ (RAID0)
Audigy 2 ZS, Play TV Pró Ultra, Corsair vx450w, WinXP SP3
Ubuntu 10.04 (Dual Boot)

Fepunk

Amigo, vc pode bootar o linux sem problemas sem a partição swap...ele apenas não irá encontra-la e por sequencia não fará uso de swap...basta plugar o novo hd com uma partição de swap já criada e formatada e depois alterar o arquivo de configuração indicando essa nova partição de swap.

abra um terminal e digite

# blkid
aqui vc anota o UUID da partição desejada
depois edite o seguinte arquivo

# gedit /etc/fstab

substitua o antigo UUID pelo novo

pronto...reinicie o sistema e é pra estar tudo funcionando, para ter certeza dê o comando "top" e verifique se o swap está ativo

;)