eu acho isso um assunto meio complicado....
por que se parar para pensar..... o numero de usuários de drogas está crescendo assustadoramente...
o numero de motoristas que dirigem bêbados também.... poderíamos citar tantas outras coisas que são erradas, mas o "senso comum" já as considera "aceitável"....
Eu me orgulho de ser honesto, no melhor e mais amplo sentido da palavra... e não uma "maria vai com as outras"... mas isso é uma questão de ponto de vista... por que seguir os ditames de sua consciência vai ser diferente para cada pessoa, pois cada um tem uma visão diferente sobre o mesmo assunto.. ou seja... eu considero errado... mas meu vizinho não... e cada um na sua, vivemos felizes.....
mas te parabenizo Usuário_leigo por tentar viver sem pirataria.......
Não concordo com seu paralelo entre drogas e bebidas alcólicas em comparativo com a pirataria.
Enquanto os dois primeiros são coisas que são problemas em que as pessoas sofrem danos físicos, no segundo elas estão buscando por cultura. O que de uma certa forma é uma coisa louvável.
Obrigado por seu elogio, e pretendo continuar a
tentar, digo tentar, pois é
impossível saber se estou infringindo a lei ou não.
Cara acho que vai da sua consciencia.
Eu sigo o que acho correto. As vezes não levando muito em consideração nossa legislação.
Baixo sim musicas, filmes e não tenho o menor remorso. Vou ao cinema e shows sempre que posso.
Quando as gravadoras resolverem cobrar preços justos talves eu volte a comprar cds ou pague pelos downloads. O mesmo vale pra filme, quadrinhos e afins.
Sobre a xerox, se for só uma parte da obra não tem problema nenhum xerocar.
As "xerox" não são das obras completas, porém são capítulos inteiros, o que eu acredito estar dentro do crime de pirataria. A princípio não achei relevante seu comentário, pois acredito que você, ou qualquer outro que não seja legislador ou trabalhe no judiciário possa me dizer realmente se estou fazendo ou não a coisa certa. Mmmm... Isso me fez pensar mais um pouco... Será que só advogado e juiz é que pode saber o que está, e o que não está dentro da lei?
Como falei acima, continuarei nesta busca pelo uso legalizado das informações. Talvez até acho que vou criar um blog das minhas experiências... kkkkk!!! (não vou fazer isso, prometo!). Mas, contudo ainda penso que estas leis deveriam ser repensadas e refeitas para que o uso da internet seja o mais aproveitável possível, pois considero a melhor ferramenta de comunicação que temos.
Algumas respostas aos cometários das perguntas do meu tópico.
1 - Sobre somente entrar em sites "oficiais". Isto exclui sites como Jamendo, blogs, e pelo menos 95% da internet?
2 - Reclamar em tudo que me for de direito. Confusão nunca é bom, ainda mais por temas tão controversos, porém ainda é a melhor saída.
3 - Vou relevar, porém penso que seria melhor modificar a lei para que permitisse o meu exemplo... toda a obra em sua
origem nativa poderia ser usada com toda a liberdade que o domínio público dá para o usuário.
4 - Definir melhor o crime acidental, pois eu poderia acidentalmete puxar um filme com copyright de um site qualquer, sem saber que esta versão é uma versão pirata. Por que sites como o youtube são permitidos?
5 - Já que o conteúdo feito por fã é crime, então pra que adquirir a obra?
6 - Tá, é creative commons... ok...
7 - Que tal uma padronização de copyright a la creative commons? com selinhos e tudo?
Eu gostaria que fossem colocadas idéias a respeito de uma legislação justa e produtiva para o mundo.
Mas o ruim é que muitos comentários deverão ser castrados justamente pela falta de liberdade de expressão, como já vi em outros tópicos semelhantes na comunidade.
Eu gostaria de boas respostas, quero estar dentro da lei e não quero ser um mero fantoche na mão dos grandões da mídia. Ainda acho injusta e impraticável a lei como a conheço.
Estarei agradecido se os amigos da comunidade puderem me ajudar a entender melhor a situação. Obrigado!