Autor Tópico: Após atualização para versão 9.10 não consigo conexão com modem 3G Claro  (Lida 3043 vezes)

Offline Adriano Pulz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Boa noite!
Tinha a versão 9.04 do Ubuntu e já havia configurado minha internet 3G Banda Larga da Claro com o modem MD300 e tudo funcionava perfeitamente.
Porém atulizei para a versão 9.10 e agora não coonsigo mais usar a internet...

Gostaria de saber se alguém teria uma dica para configurar o tal modem, pois na versão 9.04 tive que fazer umas configurações extras para funcionar.
Então vou mostrar como tinha feito na versão 9.04 para ver se ajuda.

Na versão 9.04 tive que incluir o arquivo "wvdial.conf" para o diretório /etc/.
Também copiei o arquivo "50-md300modem.rules" para o diretório /etc/udev/rules.d/.

Conteúdo do arquivo "wvdial.conf":
[Dialer Defaults]
Init1 = ATZ
Init2 = AT+CFUN=6
Init3 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
Init4 = AT+CGDCONT=1,”IP”,”bandalarga.claro.com.br”
Modem Type = USB Modem
Baud = 460800
New PPPD = yes
Modem = /dev/ttyACM0
ISDN = 0
Phone = *99***1#
Password = claro
Username = claro

Conteúdo do arquivo "50-md300modem.rules":
ACTION!="add", GOTO="3G_End"<br>
BUS=="usb", SYSFS{idProduct}=="d0cf", SYSFS{idVendor}=="0fce",
PROGRAM="/bin/sh -c echo 3 &gt; /sys/%p/device/bConfigurationValue"<br>
LABEL='3G_End'

Tentei usar esse método na versão 9.10 mas não funcionou.

Agradeço a atenção de todos!

Offline lunga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 366
  • Visitem: www.mundolunga.com
    • Ver perfil
    • O mundo de lunga
Re: Após atualização para versão 9.10 não consigo conexão com modem 3G Claro
« Resposta #1 Online: 02 de Novembro de 2009, 13:01 »
qdo conectou o  modem o ubuntu nao reconheceu? nao apareceu nem um icone no desktop?
Se sua dúvida foi resolvida, por favor,  edite o título do tópico para indicar isso!

"Na União Soviética, a rosca é que queima você!!!

Offline lilachris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Após atualização para versão 9.10 não consigo conexão com modem 3G Claro
« Resposta #2 Online: 02 de Novembro de 2009, 18:15 »
Eu tambem to com o mesmo problema!!!

Atualizei e o modem MD300 nao pegou mais. Primeiro ele aparecia como unidade de disco, depois inseri outra regra na pasta udev desse site http://laudecioliveira.org/blog/?p=115:

ACTION!="add", GOTO="3G_End"
SUBSYSTEMS=="usb", ATTRS{idProduct}=="d0cf", ATTRS{idVendor}=="0fce", RUN+="/bin/sh -c 'echo 3 > /sys/%p/bConfigurationValue'"
LABEL="3G_End"

Aí não apareceu mais nada.

Eu olhei em sistema>administração>drivers de hardware e vi que ele tinha um drive de modem para ativar...será que tem ligação com o fato do modem não pegar?

Offline lilachris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Após atualização para versão 9.10 não consigo conexão com modem 3G Claro
« Resposta #3 Online: 02 de Novembro de 2009, 21:32 »
Negócio é o seguinte:

Eu quase resolvi a parada seguindo este tutorial http://laudecioliveira.org/blog/?p=70
Já consegui fazer ele reconhecer o modem e ele até conecta, mas depois de algum tempo a conexao cai! :(
Tenho que fazer mais uns testes.
Se alguem conseguir resolver por favor coloca a solução no passo-a-passo...hehehhe

Offline JPGA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 79
    • Ver perfil
Re: Após atualização para versão 9.10 não consigo conexão com modem 3G Claro
« Resposta #4 Online: 03 de Novembro de 2009, 16:08 »
Também estou com o mesmo problema!!!

O modem md300 da claro conecta mas depois de algum tempo a conexão cai e às vezes ele nem conecta.
J.P.G.A.

Offline JPGA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 79
    • Ver perfil
Re: Após atualização para versão 9.10 não consigo conexão com modem 3G Claro
« Resposta #5 Online: 04 de Novembro de 2009, 12:55 »
Bom, o meu voltou a pegar e eu fiz da seguinte forma ;):
Fui neste endereço http://laudecioliveira.org/blog/?p=70
Copiei esta regra aqui para o Ubuntu 9.10:

Código: [Selecionar]
ACTION!="add", GOTO="3G_End"
SUBSYSTEMS=="usb", ATTRS{idProduct}=="d0cf", ATTRS{idVendor}=="0fce",
RUN+="/bin/sh -c 'echo 3 > /sys/%p/bConfigurationValue'"
LABEL="3G_End"

Depois abri o terminal e digitei: sudo nautilus para abrir o gerencidor de arquivos como root, digitei a senha e fui em Sistema de arquivos>etc>udev>rules.d
Lá eu cliquei com o botão direito>Criar documento>Arquivo vazio. Coloquei o nome do arquivo de 50-md300modem.rules
Abri o arquivo e colei a regra e salvei. Obs: Cuidado com as aspas, pois pro ubuntu a formação das aspas são diferentes da internet, logo se vc achar as aspas estranhas substitua-as.
Depois eu fui em Sistema>Administração>Gerenciador de atualizações. Ele abre uma janela e diz que o sistema está atualizado, mas como experiencia eu sei que atualizações em sistemas recentes resolvem muitos problemas, eu cliquei em verificar e apareceu muitas atualizações. Cliquei em atualizar!
Após a atualização eu desliguei o note porque já era tarde e liguei só no outro dia, aí acho que isto equivale a reiniciar o computador ;D!
Quando sem esperança pluguei o modem este emitiu aquela luz de comunicação com o ubuntu. Cliquei no ícone de conexão perto relogio e apareceu Nova conexão Banda Larga Móvel, ou algo parecido. Cliquei lá e o Network Manager pediu as configurações e pronto. O modem emitiu luz vermelha tentando conectar e conectou. É por ele que estou dando a minha contribuição.
Espero ter ajudado.
J.P.G.A.