Autor Tópico: Problema com som - VT1708/A - no Ubuntu 9.10 Karmic Koala  (Lida 29210 vezes)

Offline Renan Borges

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
  • Quem sabe cala.. Quem não sabe é o que mais fala.
    • Ver perfil
Re: Problema com som - VT1708/A - no Ubuntu 9.10 Karmic Koala
« Resposta #30 Online: 19 de Novembro de 2012, 05:43 »
Para ciencia de todos, pensei que o problema estava no meu hardware HDA VT1708/A talvez ate seja mas o que eu identifiquei foi que o alsa estava parando por algum motivo na inicialização do sistema o qual eu nao procurei saber mas a certeza é que depois do sistema inicializado porem sem som eu indo no terminal e executando "alsa force-reload" o som sobe na hora e nas propriedades de audio minha placa VIA HD V1708/A é reconhecida, para contornar este problema eu apenas criei um script simples que "recarrega" o alsa automaticamente depois dos serviços inicializados pelo sistema, vou mostrar o que foi feito.

Entre na pasta /etc/init.d
Código: [Selecionar]
cd /etc/init.d
Execute qualquer editor de texto (eu uso o vim) pode ser o vi, nano enfim.. de o nome do serviço no meu caso "alsa_force_reload", aperte a tecla "i" para inserir texto e escreva o script :
Código: [Selecionar]
sudo vim alsa_force_reload

#!/bin/sh -e
alsa force-reload
Finalize apertando ":" e "x" para salvar.

O script esta ponto devemos executar mais duas tarefas:

- de permissão de execução ao script com o comando:
Código: [Selecionar]
sudo chmod +x alsa_force_reload
-cire um link simbolico para a pasta de inicialização de acordo com o runlevel, o padrão do Ubuntu 11.04 o qual eu uso é a pasta /etc/rc2.d que corresponde ao runlevel 2 caso nao saiba, procure saber antes qual runlevel esta usando depois volte ao tutorial para concluir.
Código: [Selecionar]
sudo ln -s /etc/init.d/alsa_force_reload /etc/rc2.d/S99alsa_force_reload

Onde ln -s = cria o link simbolico do script criado
/etc/init.d/alsa_force_reload = pasta de origem e script criado e com permissao de execução
/etc/rc2.d/S99alsa_force_reload =pasta destino e nome do criado para identiicar o serviço e sua prioridade "S" start e "99" a prioridade o "alsa_force_reload" pode ser qualquer nome decidi deixa-lo como nome do scipt.

Estou a 1 semana usando e toda vez que inicio a placa é reconhecida e tenho audio, qualquer duvida sobre o post me avise!
« Última modificação: 19 de Novembro de 2012, 05:52 por Renan Borges »
Profissional de TI , Formado em Banco de Dados, 5 anos de experiencia em suporte Tecnico Windows e Linux.

Para mim, passar o conhecimento que possuo e uma grande satisfação !!!