Autor Tópico: Problema com som - VT1708/A - no Ubuntu 9.10 Karmic Koala  (Lida 29175 vezes)

alarcon

  • Visitante
Re: Problema com som - VT1708/A - no Ubuntu 9.10 Karmic Koala
« Resposta #15 Online: 04 de Novembro de 2009, 18:09 »
Se bem me lembro esse comando:

options snd-hda-intel model=auto

serve para que a BIOS forneça os dados da sua placa de som para o sistema, algo assim.

Offline sley

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
    • Campanha Uso *nix, logo existo! PARTICIPE!!!
Re: Problema com som - VT1708/A - no Ubuntu 9.10 Karmic Koala
« Resposta #16 Online: 04 de Novembro de 2009, 18:13 »
Rodrigo, faz o seguinte teste

adiciona no final do arquivo /etc/modprobe.d/alsa-base.conf

a seguinte linha
Código: [Selecionar]
options snd-hda-intel model=auto
Meu dispositivo de som é o mesmo que vc tem, e aqui funcionou!!!

Abraço

Velho, isso é pra tentar acabar com os "estálos"?

Opa, então no meu eu não tive problemas com "estalos" mas tive problemas com o audio sumir de uma hora pra outra (ou nem aparecer) e esse procedimento resolveu.

Sakei... de boa então!
vlw assim mesmo!
Notebook Itautec W7635  |  Ubuntu 9.10 (Karmic Koala)  |  GNOME  |  Kernel 2.6.31-14-generic :)

Campanha Uso *nix, logo existo! PARTICIPE!!!

Offline juniorgomes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Problema com som - VT1708/A - no Ubuntu 9.10 Karmic Koala
« Resposta #17 Online: 04 de Novembro de 2009, 18:54 »
Se bem me lembro esse comando:

options snd-hda-intel model=auto

serve para que a BIOS forneça os dados da sua placa de som para o sistema, algo assim.

isso!!!

Offline vmelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Problema com som - VT1708/A - no Ubuntu 9.10 Karmic Koala
« Resposta #18 Online: 05 de Novembro de 2009, 21:03 »
Bom dia galera!
Seguinte,
Executei o "sudo alsa force-reload" uma vez e nunca mais tive problema.

Acredito que o som só para de funcionar se o mesmo estiver num volume muito alto... ai ao tentar executar algum som com um volume escandaloso, o som para de funcionar nos obrigando a executar tal comando.

Dica: Mantenha o volume em um nível razoável para evitar esse tipo de coisa.


O que realmente me incomoda no momento são os "estálos" que fica dando no som como o rodrigo disse... ainda não encontrei nada pra solucionar nem 'quebrar o galho'... está bastante incômodo.


Outra coisa só pra deixar explícito...
Eu observei que não temos o controle do PCM como na versão anterior... (acredito que seja devido a mudança na estruturação do áudio nessa nova versão) e justamente o PCM que eu acredito ser o causador desse transtorno todo do som! rsrs


Bom, é isso aí... continuemos na luta!
Se alguém tiver alguma notícia compartilhe conosco!

Abs galera!

Recomendo que tentem remover o pacote sl-modem-daemon:

sudo apt-get remove sl-modem-daemon

Depois é reiniciar e fica tudo certo!

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Problema com som - VT1708/A - no Ubuntu 9.10 Karmic Koala
« Resposta #19 Online: 05 de Novembro de 2009, 23:16 »
Citar
sudo apt-get remove sl-modem-daemon

Tal pacote não está instalado.


Citar
options snd-hda-intel model=auto

Os irritantes estalos continuam. Não sei dizer se resolveu o problema da "queda do som".

Lembrando que estou testanto estas configurações em um Live USB.

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: Problema com som - VT1708/A - no Ubuntu 9.10 Karmic Koala
« Resposta #20 Online: 06 de Novembro de 2009, 12:52 »
Citar
sudo apt-get remove sl-modem-daemon

Tal pacote não está instalado.


Citar
options snd-hda-intel model=auto

Os irritantes estalos continuam. Não sei dizer se resolveu o problema da "queda do som".

Lembrando que estou testanto estas configurações em um Live USB.

Tenho o mesmo problema dos estalos (Notebook HP DV6640br) e que ainda não achei uma solução, o som está funcionando normal, só os estalos que atrapalham.

Estou procurando a solução, já testei todas daqui do fórum.

Abraços
Versuri

Offline PetersonGV

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 24
    • Ver perfil
Re: Problema com som - VT1708/A - no Ubuntu 9.10 Karmic Koala
« Resposta #21 Online: 15 de Novembro de 2009, 08:15 »

NOTEBOOK ASUS B53J | i5 560M @2.66 GHz - 2GB RAM :( - 15.6" HD/LED - Intel HD3000 /// Radeon HD 5470 512MB VRAM - WIN7 PRO | Phantom External Hard Drive 2TB | Samsung Galaxy SII Lite

Offline sley

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
    • Campanha Uso *nix, logo existo! PARTICIPE!!!
Re: Problema com som - VT1708/A - no Ubuntu 9.10 Karmic Koala
« Resposta #22 Online: 15 de Novembro de 2009, 14:05 »
Velho, muito bom..
Resolveu o problema dos estálos sim!!!

Finalmente!
Tão simples neh... rsrs

vlw por compartilhar!
Abs.
Notebook Itautec W7635  |  Ubuntu 9.10 (Karmic Koala)  |  GNOME  |  Kernel 2.6.31-14-generic :)

Campanha Uso *nix, logo existo! PARTICIPE!!!

Offline Biologo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Problema com som - VT1708/A - no Ubuntu 9.10 Karmic Koala
« Resposta #23 Online: 18 de Novembro de 2009, 04:31 »
Bom dia a todos!

Sou um usuário iniciante no linux, mas pesquisei muito antes de trocar de SO. No entanto como erá de se esperar estou tendo algumas dificuldades. Tenho exatamente o mesmo dispositivo de som:

Audio device: VIA Technologies, Inc. VT1708/A [Azalia HDAC] (VIA High Definition Audio Controller)

Mas comigo o que esta acontecendo é que o microfone não está funcionando de maneira correta. Quando tento gravar algo no gravador de som, por exemplo, ele aparentemente grava por alguns segundo e depois trava, quando vou escutar, reconheço minha voz muito baixa e entrecortada além de muita interferência. Pesquisei em vários lugares e aparentemente problemas com o microfone no ubuntu não são raros. Tentei alterar as configurações de som mas não surtiu efeito. Instalei alguns pacotes tanto do ALSA como do Soundpulse, mas também sem efeito. Baixei outros Mixers e consegui que o som saisse do microfone direto para as caixas, mas ainda assim não funciona em programas como o gravador de som, o Audacity e principalmente no Skype. Ficaria extremamente grato se alguém pudesse me dar uma ajuda.

Saudações

Deni

Offline sley

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
    • Campanha Uso *nix, logo existo! PARTICIPE!!!
Re: Problema com som - VT1708/A - no Ubuntu 9.10 Karmic Koala
« Resposta #24 Online: 18 de Novembro de 2009, 06:56 »
Bom dia a todos!

Sou um usuário iniciante no linux, mas pesquisei muito antes de trocar de SO. No entanto como erá de se esperar estou tendo algumas dificuldades. Tenho exatamente o mesmo dispositivo de som:

Audio device: VIA Technologies, Inc. VT1708/A [Azalia HDAC] (VIA High Definition Audio Controller)

Mas comigo o que esta acontecendo é que o microfone não está funcionando de maneira correta. Quando tento gravar algo no gravador de som, por exemplo, ele aparentemente grava por alguns segundo e depois trava, quando vou escutar, reconheço minha voz muito baixa e entrecortada além de muita interferência. Pesquisei em vários lugares e aparentemente problemas com o microfone no ubuntu não são raros. Tentei alterar as configurações de som mas não surtiu efeito. Instalei alguns pacotes tanto do ALSA como do Soundpulse, mas também sem efeito. Baixei outros Mixers e consegui que o som saisse do microfone direto para as caixas, mas ainda assim não funciona em programas como o gravador de som, o Audacity e principalmente no Skype. Ficaria extremamente grato se alguém pudesse me dar uma ajuda.

Saudações

Deni

Velho, o rodrigo postou uma dica no blog dele.. veja se resolve teu problema:


E o microfone?

O microfone está funcionando. Mas parece que não é possível ativá-lo pelas "Propriedades de som".

A solução é ativar o microfone pelo alsamixer (no Terminal) ou pelo gnome-alsamixer.

Pelo gnome-alsamixer:

    sudo apt-get install gnome-alsamixer


Em Aplicações > Multimídia > GNOME ALSA Mixer, configure corretamente as opções do "Ext Mic".


http://linuxlike.blogspot.com/2009_11_01_archive.html
Notebook Itautec W7635  |  Ubuntu 9.10 (Karmic Koala)  |  GNOME  |  Kernel 2.6.31-14-generic :)

Campanha Uso *nix, logo existo! PARTICIPE!!!

Offline Biologo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Problema com som - VT1708/A - no Ubuntu 9.10 Karmic Koala
« Resposta #25 Online: 18 de Novembro de 2009, 14:45 »
Sley

     Então, já havia tentado isso! Esqueci de mencionar algumas coisas, desculpe! Estou usando o Ubuntu 9.10. Já fiz uma busca extensiva em vários lugares. Já desinstalei o pulseaudio (resultado que fiquei sem som hehe), instalei novamente. Já baixei e tentei configurar o microfone nos seguintes pacotes: Controle de volume do pulseaudio; gnome alsamixer e pulseaudio device chooser, sem resultados. Não consigo que as pessoas me escutem no skype, mas escuto elas. No gravador de som e no Audacity ele grava por alguns segundo e depois trava, só que a gravação fica estranha, entrecortada e estranha. Tenho som normal no computador, escuto musicas e videos sem problemas.
     Me corrija se eu estiver errado, mas esta parecendo algum conflito do driver output. Olhei a versão do ALSA que está instalada, é a 1.0.20 para maioria dos pacotes. No site da ALSA já existe pacotes na versão 1.0.21. Será que instalando esses pacotes mais recentes possa resolver? Para instalar esses pacotes tenho que desinstalar o antigo? Se alguém tiver mais alguma idéia seria muiiiiiiito bem vinda!!
     Sley obrigado pela resposta rápida ok.

Saudações

Deni

Offline rodrigo.miguel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 720
    • Ver perfil
    • LinuxUserVlog
Re: Problema com som - VT1708/A - no Ubuntu 9.10 Karmic Koala
« Resposta #26 Online: 20 de Dezembro de 2009, 11:51 »
Velho, muito bom..
Resolveu o problema dos estálos sim!!!

Finalmente!
Tão simples neh... rsrs

vlw por compartilhar!
Abs.

Idem!  :D

Offline Kaws

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Problema com som - VT1708/A - no Ubuntu 9.10 Karmic Koala
« Resposta #27 Online: 02 de Janeiro de 2010, 11:41 »

Muitos já resolveram seus problemas, mas eu vou deixar aquí o modo como eu resolví o meu. Achei esse isso num blog:



Alguns usuário da nova versão do Ubuntu (9.10- codinome Karmic Koala) tem sofrido com problemas no som. Os principais sintomas apresentados são:

   1. O som não funciona, mesmo o ícone de som ao lado do relógio estando ativo;
   2. Quando se carrega manualmente o dispositivo de som, ele apresenta estalos constantemente.


Como muitas pessoas apresentaram esse problema (inclusive eu, no meu laptop), resolvi esclarecer o problema e solucioná-lo de definitivamente.

Ao terminar a instalação do sistema operacional, o mesmo é reiniciado. Ao reiniciar, surge automaticamente uma tela de "Drivers de Hardware", que detectou que seu modem possui driver proprietário. Ele pergunta se você deseja ativa-lo e você, obviamente, responde que sim.

Ao ativar o driver do modem, o mesmo passa a usar o ALSA (Advanced linux Sound Architecture) que, como o próprio nome diz, é a arquitetura responsável pelo funcionamento dos dispositivos de som. Assim, com o ALSA trabalhando para o modem, o som não é carregado, a não ser que você carregue-o manualmente no terminal;

sudo alsa force-reload

Se você está com esse problema, basta ir até Sistema>Administração>Drivers de Hardware e desabilitar o modem.

No meu caso ele já foi desabilitado. No seu, ao invés do botão "Ativar" estar presente, será exibido o botão "Desativar". Clique nele e reinicie o computador. Ao reiniciar, provavelmente você não ouvirá nenhum som, pois o volume deverá estar no mínimo. Clique com o botão direto do mouse no ícone do som (ao lado do relógio) e selecione "preferências". Aumente o volume e ouça suas músicas!

Até mais!

Offline Piui_Lojadopi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Problema com som - VT1708/A - no Ubuntu 9.10 Karmic Koala
« Resposta #28 Online: 24 de Fevereiro de 2010, 15:53 »
Olá, a dica do nosso amigo Kaws pelo menos comigo nao funcionou, o que resolveu foi desistalar todos pacotes alsa e pulseaudio, e reinstalar somente o pulseaudio e o pulseaudio device chooser, nao precisei instalar o alsa novamente, o som voltou a funcionar antes de reinstala-lo.

O som parou 1 vez, nao sei se pq estava mexendo nas configurações ou nao, mas apos reiniciar a sessao, o somvoltou ao normal.

aproveitando, alguem sabe como fazer para reiniciar o pulseaudio, como fazem com o alsa com o comando "sudo alsa force-reload" ?


Abraços

Offline mbemidio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
    • Launchpad
Re: Problema com som - VT1708/A - no Ubuntu 9.10 Karmic Koala
« Resposta #29 Online: 13 de MAR?O de 2010, 13:16 »

Oi pessoal,
meu nome é Marcello (mbemidio@yahoo.com.br). Este tópico seria quase a solução do meu problema mas ainda continuo com o problema. Uso um desktop Pentium 4 com Ubuntu 9.10 bem atualizado.

Problema: Microfone não funciona. No Windows funciona. Preciso muito do microfone para Skype.

Já fiz praticamente tudo o que foi sugerido pelos colegas, mas o problema persiste.

Quem puder me passar alguma informação a mais agradeço muito.


e-mail: mbemidio@yahoo.com.br
twitter: @MarcelloEmidio