Autor Tópico: 3G no ubutun 9.04  (Lida 1476 vezes)

Offline juliotsilva

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
3G no ubutun 9.04
« Online: 26 de Outubro de 2009, 23:21 »
Amigos é o seguinte, a parte fácil eu já consigo fazer tipo, instalar o ubutun no HD, ou mesmo colocar ele no pen driver para carregar ele sem precisar do CD, entrar na rede windows também é muito simples, ( claro desde qeu esteja tudo automático , IP, DDNS ... kkkkk )
Meu primeiro problema é com o 3G mesmo, possuo 2 modelos o Giant D301, e o Sony MD300, achei algusn tutoriais explicando como istalar qualquer um dos dois no ubutun, porém de uma forma que não assimilei e não consegui realizar, gostaria que algum de vocês me ajudassem com um passo a passo bem detalhado para realizar essa instalação, lembrando que minha maior dificuldade está em como entrar no terminal de comandos e usá-lo.

Desculpem qualquer coisa fora do padrão aguardo respostas.

Atenciosamente; Júlio Trajano da Silva

Offline sboorbou

• Usuário Ubuntu
  • *
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
Re: 3G no ubutun 9.04
« Resposta #1 Online: 27 de Outubro de 2009, 09:19 »
Olá Julio... vamos ver se consigo te ajudar....

1º para entrar no terminal você pode apertar Alt+F2 ( a tecla ALT que  fica ao lado da barra de espaço juntamente com a tecla F2, que fica próximo ao topo esquerdo do teclado ), vai abrir uma caixa de dialogo muito semelhante ao executar do windows. digite gnome-terminal e aperte enter.
vai abrir uma janela com fundo preto ( isso é variável já pode ter outra cor, mas no geral é de fundo preto, como o antigo DOS ) isso é o terminal, sempre que pedirem para digitar comandos, é ai que você deve faze-lo.
outra forma simples de fazer a mesma coisa é clicando em Aplicativos > Acessórios > Terminal.... surte o mesmo efeito....

====== OK, já sabemos chegar até o terminal, precisamos agora resolver o 3G =======

faça o seguinte,,, abra o terminal e digite dmesg |tail -f e coloque o seu modem..... verifique se alguma linha vai alterar, se alterar... copia e cola aqui depois desconecte o modem novamente, clique no terminal e aperte CTRL+C (isso vai interromper o comando ),
Agora digite tail -f /var/log/messages e coloque seu modem novamente... espere as mensagens e cole aqui as linhas que aparecerem.

isso vai nos dizer se seu modem esta sendo reconhecido ou não e já vai ajudar bastante no processo para faze-lo funcionar.
Qual quer coisa posta aqui a duvida, se soubermos te ajudamos!
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda

Offline juliotsilva

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 28 de Outubro de 2009, 08:59 »
Primeiramente muito obrigado pela resposta sboorbou !
Amigo! usei o comando que vc me informou e a mensagem foi bem extensa, no primeiro comando, peloq ue eu pude ver ele reconheceu um dispositivo usb de armazenamento, como um pendriver, ultilizando o segundo comando o memso apresentou  esse erro : arquivo ou diretotio inexistente.

Bom parai por ai, porém num tutorial que vi pela net para que o sistema reconheçe esse dispositivo como modem, deve-se criar um arquivo com nome : 50-md300modem.rules   , o mesmo deve estar no diretório : /etc/udev/rules.d

Não testei esse método por conta que , não sei criar esse arquivo , (seria da mesma forma de criar um doc de texto no win?), e por fim não sei como copiar esse arquivo no diretório citado.
O arquivo é esse: #

#ACTION!="add", GOTO="3G_End"

#BUS=="usb", SYSFS{idProduct}=="1000", SYSFS{idVendor}=="0fd1", PROGRAM="/bin/sh -c 'echo 3 > /sys/%p/device/bConfigurationValue'"

#LABEL="3G_End"

ACTION!="add", GOTO="3G_End"

BUS=="usb", SYSFS{idProduct}=="d0cf", SYSFS{idVendor}=="0fce", NAME="modem" PROGRAM="/bin/sh -c 'echo 3 > /sys/%p/device/bConfigurationValue'"

LABEL="3G_End"

Também não sei se esse procedimento faz algum sentido, se fizer me passem o passo a passo para eu criar esse arquivo e coloca-lo no diretório citado.
Grato pela antenção; Júlio Trajano

Offline Andreson Goveia

• Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • Kubuntu 14.10
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 28 de Outubro de 2009, 09:21 »
Cara em um eu posso te ajudar.

Giant d300 (eu tenho um desse)

Faz o seguinte:

1º baixa este drive aqui http://www.3g.co.za/files/AMC_Linux.zip.
2º descompacta o arquivo (botão direito --> extrair aqui)
3º pegue o arquivo AMC.rules e jogue no diretório /etc/udev/rules.d (tem que estar como root).
4º reinicie o pc ou notebook.
5º Se for o jaunty (9.04) você tem que ligar o pc com o modem já espetado, no karmic (9.10), você pode espetar depois , mais da um trabalhinho para reconhecer (tem que ficar tirando e colocando até reconhecer)).
6º E é só fácil, fácil.

Offline sboorbou

• Usuário Ubuntu
  • *
  • LPIC 2 - LPI 000180523 - Linux user 490229 - MCITP
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 28 de Outubro de 2009, 11:44 »
Faz o seguinte:

3º pegue o arquivo AMC.rules e jogue no diretório /etc/udev/rules.d (tem que estar como root).

"""" abre o terminal, digita su - e coloca a sua senha de root, vai até o diretorio onde descompactou o arquivo...( presumindo que foi no desktop). cd /home/USUARIO/Descktop/PASTA_AMC.rules
mv AMC.rules /etc/udev/rules.d/AMC.rules""""

DICA: quando começar a digitar no terminal aperte TAB que ele completa o endereço para você.... EX: cd /ho(TAB) e ele escreve /home/

4º reinicie o pc ou notebook.
5º Se for o jaunty (9.04) você tem que ligar o pc com o modem já espetado, no karmic (9.10), você pode espetar depois , mais da um trabalhinho para reconhecer (tem que ficar tirando e colocando até reconhecer)).
6º E é só fácil, fácil.
duvida eu em você sinto... duvida a raiva leva, raiva ao ódio leva, ódio é o lado negro da força - Mestre Yoda