Partição Windows X Ubuntu

Iniciado por Sgt David, 26 de Outubro de 2009, 18:03

tópico anterior - próximo tópico

Sgt David

Olá pessoal,

Estou com uma dificuldade com relação a particionamento, e peço ajuda aos usuários, pois o Google trouxe informações incompletas... Enfim não deu certo.
Ao começo:
Possuo um Note Book Dell Vostro 1000, HD 120GB com Windows XP e Ubuntu assim instalados:
1. Foi feito o particionamento, via CD de instalação XP, da seguinte forma:
20 GB para o XP (C:)
20 GB para o Ubuntu (D:)
40 GB para arquivos XP (E:)
40 GB para Arquivos Ubuntu (F:) (desejava colocar a pasta /home aqui)

Pessoal, tanto no XP, como no Ubuntu eu vejo todas as partições...
Tentei o comando mkfs.ext3, para formatar o F:, e resulta numa mensagem bad blocks...
Ou seja, não é ṕossível formatar essa partição com este comando...

Para resumir:
Desejo colocar a pasta home nessa partição, que hoje está formatada como NTFS.
Como fazer isso ?

Muito obrigado.

rjbgbo

Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Marcos Andre

Ola pessoal...sou novo por aqui no fórum...então preciso de algumas instruções...

ainda uso Windows Xp...

meu pc tem 2 partições...na C está o Windows...e na D o backup...quero saber se posso particionar essa unidade D em duas e instalar o Ubuntu em uma delas, de maneira que fiquem os dois SO rodando no computador? Se sim, quais os passos detalhados que eu deveria seguir?

essa unidade D tem 100 GB

eu já baixei o arquivo de instalação do ubuntu 9.04 desktop i386...mas preciso saber um pouco mais antes de instalar

rjbgbo

Marcos, 1º vc deve fazer um backup dos dados dessa unid. D, depois desfragmentar a mesma.
Vc pode usar
30Gb p/ a pertição onde vai ficar o Ubuntu
1GB p/ a partição swap
E digamos de 5 a 10 GB, p/ a partição /home, onde fica seus dados e conf. de programas
Veja na minha assinatura em my hardware como está meu HD no desktop.
Te sugiro a leitura das apostilas - http://informeaberto.blogspot.com/2009/08/curso-oficial-do-ubuntu-804-traduzida.html
Se quiseres pode esperar até amanhã e baixar a mais nova versão e final do Ubuntu, a 9.10 - http://www.ubuntu.com/getubuntu
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Sgt David

Olá Pessoal,

Não consegui (como queria) formatar a partição destinada aos arquivos Ubuntu. Muito menos mudar a pasta /home de lugar. Creio eu, que pelo fato de ser uma partição NTFS. Sinceramente não sei.
Com a chegada da versão 9.10 64, tomei a decisão de usar o Gparted, e remodelei as partições para a seguinte forma:
C: Win XP, com 20 GB;
D:Arquivos XP, com 40\gb;
E: Ubduntu, com 60 Gb.
Total HD 120Gb.

Os dois programas estão rodando direitinho no Meu Dell Vostro 1000.

Fica a dica para usuários iniciantes, como eu, da partição escolhida. Uma para o XP e outra para seus arquivos.
No caso do Ubuntu, o mais simples (não digo melhor), é deixar, (caso vc tenha dois sistemas Op), o Ubuntu numa partição só.
Caso vc instale o Ubuntu sozinho, aí vc pode gerenciar as partições melhor, na instalação.

Valeu!