Autor Tópico: Recuperar Grub 2 (a partir da versão 9.10)  (Lida 84270 vezes)

Offline cygnusx-1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 570
    • Ver perfil
Re: Recuperar Grub 2 (a partir da versão 9.10)
« Resposta #30 Online: 09 de Novembro de 2009, 18:45 »

Montou normal, mas qdo executei o grub-update não deu certo pq dizia não achar o diretótio "/".
Fiquei curioso com a situação e consultei o nosso amigo Google. Descobri que as instalações a partir do Wubi (que cada vez mais acho que deveria ser descontinuado) não iniciam a partir do Grub, e sim do gerenciador de boot do próprio Windows (NTLoader). [facepalm]

Tambem encontrei a informação que caso o Ubuntu não carregue deve se usar o comando chkdsk /r a partir do Windows na partição onde o Ubuntu está instalado.

Mas aconselho a esquecer esse Wubi e passar para um instalação de verdade.

É, fiquei com preguiça de fazer uma instalação de verdade pq eu estava tentando usar várias distribuições há algum tenpo e cada vez q saía uma nova versão das principais distros eu alterava o particionamento e instalava, mas a placa de vídeo nunca funcionava direito e eu tinha sempre q desfazer tudo. Agora o vídeo tá funcionando bem o suficiente pra n comprometer o uso do micro e qdo eu tiver um tempo e paciencia vou instalar numa partição ext4 mesmo. Obrigado pela força.

Offline Bertho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Recuperar Grub 2 (a partir da versão 9.10)
« Resposta #31 Online: 28 de Dezembro de 2009, 10:43 »
estou tendo o mesmo problema, estou muito decepsionado...

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Recuperar Grub 2 (a partir da versão 9.10)
« Resposta #32 Online: 28 de Dezembro de 2009, 11:31 »
Companheiro Nossile, parabens pelo excelente topico que e de muita ajuda mas e se a instalação do Ubuntu 9.10 foi feita com a partição de boot separada como fica o processo de recuperação? quais os passos?
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Recuperar Grub 2 (a partir da versão 9.10)
« Resposta #33 Online: 28 de Dezembro de 2009, 14:19 »
Companheiro Nossile, parabens pelo excelente topico que e de muita ajuda mas e se a instalação do Ubuntu 9.10 foi feita com a partição de boot separada como fica o processo de recuperação? quais os passos?
Valeu platao, achei que seria necessário esse tópico já que a atualização de alguns componentes a partir do Karmic causaram muitas dúvidas nos usuários.

Sobre a dúvida, o procedimento é o mesmo sendo necessário apenas a montagem também da partição de boot. Ex:

Código: [Selecionar]
sudo mount /dev/sda2 /mnt/boot considerando sda2 como sendo sua partição de boot.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Recuperar Grub 2 (a partir da versão 9.10)
« Resposta #34 Online: 28 de Dezembro de 2009, 16:03 »
Sera que vale a pena editar e acrescentar esse detalhe Nossile ,para quem tem a partição de boot separada la no tutorial? pode ser que alguem tbm procure por isso.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Recuperar Grub 2 (a partir da versão 9.10)
« Resposta #35 Online: 27 de Janeiro de 2010, 14:15 »
Gostaria de deixar os meus 2 centavos!

Existe ainda outra maneira de conseguir recuperar o Grub2 do Karmic, mais simples da que apresentada pelo tutorial!

Baixem uma imagem ISO do Super Grub Disk ( http://www.supergrubdisk.org/ ), você pode escolher entre várias opções de mídia, USB ou CD por exemplo.

Dê o boot no PC ou Notebook com o Super Grub Disk. Se você não ferrou com a partição onde está o boot do Karmic, ele reconhecerá o Karmic e você dá o boot normalmente no Ubuntu.

Dentro do Karmic instalado no PC ou Note, você loga-se como root no terminal e executa dois comandos:

#update-grub

O comando acima faz ele rever as opções de kernel do Karmic e a existência de outro sistema operacional no HD, adicionando o mesmo ao arquivo do Grub2.
E logo em seguida:

#grub-install /dev/sda

Para que ele instale o Grub 2 na MBR do HD! Atenção para o /dev/sda!   Assumo que tenha apenas um HD no seu PC ou Note.  Para descobrir em qual HD está intalado o sistema, você vai ter que executar o comando:

#fdisk -l

Era isso!

To colocando mais essa dica, pois não tive sucesso com a execução desse tutorial, mas dessa maneira que descrevi acima sim. Consegui recuperar meu Karmic após ter instalado o Windows 7 no Notebook.  

OBS.: Uma nota importante que acabo de me lembrar!  Se vocês já notaram o Grub2 que vem instalado por padrão no CD de instalação do Ubuntu 9.10 não reconhece o boot do Windows 7! Após fazer as atualizações do Karmic aí sim ele passa a reconhecê-lo! Portanto, a dica acima só funcionará corretamente (ou seja, colocando o Windows 7 no Grub2) após você ter atualizado o Karmic!!!



« Última modificação: 27 de Janeiro de 2010, 20:19 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Recuperar Grub 2 (a partir da versão 9.10)
« Resposta #36 Online: 27 de Janeiro de 2010, 18:38 »
Ola, parece muito mais facil dessa forma.........ja baixei a ISO e assim que tiver oportunidade vou testar, sem duvida muito boa a dica, ja estou prevenido.
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Zepa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re: Recuperar Grub 2 (a partir da versão 9.10)
« Resposta #37 Online: 30 de Abril de 2010, 09:59 »
Eu estava seguindo passo a passo o tutorial, e todos comandos funcionando bem !

porem quando chega na parte de editar o arquivo do grub, vc fala "edite o arquivo."

( Editar o que no arquivo ? mudar um comando?, inserir algo novo?), entro la mas nao sei que é pra editar

aguardo uma resposta, obrigado

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: Recuperar Grub 2 (a partir da versão 9.10)
« Resposta #38 Online: 01 de Maio de 2010, 02:06 »
Eu estava seguindo passo a passo o tutorial, e todos comandos funcionando bem !

porem quando chega na parte de editar o arquivo do grub, vc fala "edite o arquivo."

( Editar o que no arquivo ? mudar um comando?, inserir algo novo?), entro la mas nao sei que é pra editar

aguardo uma resposta, obrigado

A edição desde arquivo é só uma opção, se não entende o que pode ser alterado pode até pular esse ponto.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline Xikowisk

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Recuperar Grub 2 (a partir da versão 9.10)
« Resposta #39 Online: 01 de Agosto de 2010, 22:38 »
Citar
* Edite o arquivo /etc/default/grub do seu sistema
Código:

$ nano /etc/default/grub

(pode-se usar o gedit em vez do nano)

Quando executo o comando, abre uma página do nano em branco. O que faço?

Offline Andrey Felipe

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Recuperar Grub 2 (a partir da versão 9.10)
« Resposta #40 Online: 11 de Novembro de 2010, 23:36 »
Eu estava seguindo passo a passo o tutorial, e todos comandos funcionando bem !

porem quando chega na parte de editar o arquivo do grub, vc fala "edite o arquivo."

( Editar o que no arquivo ? mudar um comando?, inserir algo novo?), entro la mas nao sei que é pra editar

aguardo uma resposta, obrigado
Citar
* Edite o arquivo /etc/default/grub do seu sistema
Código:

$ nano /etc/default/grub

(pode-se usar o gedit em vez do nano)

Quando executo o comando, abre uma página do nano em branco. O que faço?

Amigos
façam
Citar
gedit /etc/default/grub
em vez de
Citar
nano /etc/default/grub

Ao abrir o arquivo apenas salve e feche

Continue o excelente tutorial, que alias me salvou 1 mes de configuração hehehe !  ;D
Parabéns...