Que fontes você usa para melhorar a aparência do seu Ubuntu?

Iniciado por vinicius_aleao, 25 de Outubro de 2009, 01:25

tópico anterior - próximo tópico

vinicius_aleao

Olá, pessoal.

Estou criando esse tópico (não encontrei semelhante aqui no fórum, se existir, favor avisar) para que a gente possa compartilhar sugestões de fontes para embelezar o Ubuntu. Atualmente, uso a fonte "Zekton" para as janelas e área de trabalho; sem dúvida, é uma fonte belíssima e muito fácil de ler, mas só não estou plenamente satisfeito porque o negrito dela é feio, deixando as letras de tamanhos diferentes e meio borradas. Já testei outras fontes muito bonitas, mas a maioria adiciona muito espaçamento abaixo ou acima, o que também não acho legal.

Espero que vocês cooperem! Se possível, postem um link para download de suas sugestões!

Abraço!

Nossile

"Lucida Grande" tamanho 9 em todo o sistema (menos como fonte mono-espaçada)
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

vinicius_aleao

Citação de: Nossile online 25 de Outubro de 2009, 20:36
"Lucida Grande" tamanho 9 em todo o sistema (menos como fonte mono-espaçada)

Gostei da fonte. Vantagens: muito fácil de ler (bem definida) e não desperdiça espaço acima e abaixo (faz até com que os botões fiquem mais estreitos). Desvantagens: curiosamente, achei o tamanho 8 muito pequeno e o tamanho 9 já grande!  ;D Além disso, ela é muito semelhante à fonte Sans (padrão no Ubuntu). Nesse caso, fico ainda com o Zekton...

Obrigado pela sugestão!

Versuri

Eu alterei para HandelGotDLig.ttf com altura de 8 ou 9 dependendo da personalização, ficou muito bom, sempre uso essa.

Exemplo:

Estou instalando o 9.10 e em breve postarei uma screenshot do sistema com essas fontes.

Abraços
Versuri

vinicius_aleao

Baixei aqui. Linda a fonte, Versuri, mas, não sei por que cargas d'água, parece muito melhor no seu screenshot do que no meu sistema... Quando vi a imagem, logo pensei que seria candidata a substituir o meu Zekton, mas... Ainda assim, é uma das melhores que já conheci.

p.s.: Será que é por que estou usando um tema preto (uma modificação minha do tema Overglossed)?

Versuri

Acho que os temas afetam as fontes por isso que eu disse que as vezes eu uso 8 ou 9 de tamanho, faça alguns testes.

Eu só uso esta fonte, acho que o sistema fica mais bonito, no meu gosto.

Abraços
Versuri

vinicius_aleao

Citação de: Versuri online 25 de Outubro de 2009, 22:55
Acho que os temas afetam as fontes por isso que eu disse que as vezes eu uso 8 ou 9 de tamanho, faça alguns testes.

Eu só uso esta fonte, acho que o sistema fica mais bonito, no meu gosto.

Abraços
Versuri

Definitivamente, as fontes ficam melhores em temas escuros (aqui pelo menos). Testei um tema claro com sua fonte e elas ficaram meio borradas. Mas acho que parte do meu problema seja o meu monitor, que não é tão bom quanto eu gostaria.

abdo

eu uso a aero, pelo menos para as janelas
acho uma letra bem bacana
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Blau_Araujo

Atualmente estou usando a fonte "Droid"... Simplesmente sensacional, inclusive a Droid Sans Mono, que dá um show no terminal!

Para testar no 9.04:

sudo apt-get install ttf-droid

Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP

vinicius_aleao

Citação de: abdo online 26 de Outubro de 2009, 09:18
eu uso a aero, pelo menos para as janelas
acho uma letra bem bacana

Boa fonte, muito parecida com a HandelGotDLig.

vinicius_aleao

Citação de: Blau_Araujo online 26 de Outubro de 2009, 11:13
Atualmente estou usando a fonte "Droid"... Simplesmente sensacional, inclusive a Droid Sans Mono, que dá um show no terminal!

Para testar no 9.04:

sudo apt-get install ttf-droid

Rapaz... não sei o que acontece aqui, mas de onde eu baixei, a pessoa tem que colocar um tamanho muito grande nas configurações de fonte para ela ficar visível... e isso faz com que ela fique muito vertical, ao mesmo tempo que muito espremida... de onde você baixou?

Edit: inocência minha... pelo terminal, né?  ;D Vou apagar a que eu baixei e tentar essa, daqui a pouco eu digo.

Edit 2: nada feito... não rola no Hardy Heron.

Ioca100

Fonte dos aplicativos:  Bitstream Vera Sans ,tam. 9;
Fontes de documentos:  AquaBase,tam. 9;
Fonte da área de trabalho: Trebuchet MS Negrito, tam.9;
Fonte do Título de Janela:  Lucida Grande Bold, tam. 9;
Fonte de largura fixa:  Andale Mono Normal, tam.10;
Firefox: Lucida Grande.
Usuário Linux- 449417

lightboy

Estou seguindo as dicas e experimentando a Zekton, e para monospace a Andale Mono. Está bem elegante.  :)
Linux user #491316 | Ubuntu user #27683

Blau_Araujo

A dica foi apenas para o 9.04 (Jaunty), não sei se dá para usar em outras versões... Mas se vc quiser dar uma pesquisada por aí e achar uma solução, eu garanto que não vai se arrepender. As fontes são ótimas! :)

Citação de: vinicius_aleao online 26 de Outubro de 2009, 12:45
Rapaz... não sei o que acontece aqui, mas de onde eu baixei, a pessoa tem que colocar um tamanho muito grande nas configurações de fonte para ela ficar visível... e isso faz com que ela fique muito vertical, ao mesmo tempo que muito espremida... de onde você baixou?

Edit: inocência minha... pelo terminal, né?  ;D Vou apagar a que eu baixei e tentar essa, daqui a pouco eu digo.

Edit 2: nada feito... não rola no Hardy Heron.
Convite confraternização: Mora perto de Osasco e está afim de curtir um blues? Então me encontre toda quinta à partir das 21h no Jegue's Bar. Bons papos, cerveja gelada e o som eletrizante do Trio Macomba Blues. A entrada é franca! Rua Tenente Avelar Pires de Azevedo,341 - Centro - Osasco/SP