Erro no Fstab

Iniciado por ulisses2, 22 de Outubro de 2009, 09:54

tópico anterior - próximo tópico

ulisses2

Ola galera boa tarde.
Estou com um poblema no Fstab, estva editando para monta minha HD Sata de 160 Gb
mas axo que infelizmente Editei alguma linha erada e quando reinicializo o sistema ele ñ abre mais , só abre em Shell,entrei no Root tentei Editar de diversas formas mas ele apenas me fala que é impossivel salvar o arquivo de leitura.
Gostaria que me desse esa dica pq so nava na area e estou apredendo aos poucos, tenham uma òtima Manhã.

velox256

Normalmente não é necessário editar o fstab pra montar partições no Ubuntu, basta ir na opção Locais do 'menu iniciar' do Gnome e clicar no respectivo ícone do disco que se quer montar. Qdo se 'manda' montar a partção, o próprio Gnome monta o disco na pasta /media/disk, disk-1, disk-2 e assim por diante de acordo com o que se vai montando no sistema, então a edição do fstab só se faz necessária caso se queira "fixar" determinados dispositivos em montagens fixos. Por exemplo, se vc montar um hd (/media/disk) e depois um pen drive (/media/disk-1) é diferente de se montar um pen drive (/media/disk) e depois um hd (/media/disk-1), percebeu a diferença?

A melhor maneira de se "consertar" o que vc fez é usar um live-cd do Ubuntu e editar o fstab da instalação por ele, olhe esse fstab (eu uso Debian, hehehehe):

Citar# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    defaults        0       0
/dev/sda2       /               ext3    errors=remount-ro 0       1
/dev/sda5       none            swap    sw              0       0
/dev/scd0       /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto     0       0
/dev/hdd        /media/cdrom1   udf,iso9660 user,noauto     0       0
/dev/fd0        /media/floppy0  auto    rw,user,noauto  0       0
/dev/sda1       /media/seven  ntfs-3g defaults,auto,locale=pt_BR.utf8 0 0
[/color][/b]

É só um exemplo, o que está em vermelho é a partição de instalação do Linux; em verde é a partição swap; em azul é a partição do Windows (no Debian tem que se fazer isso, usando o ntfs-3g para poder montar a partição do Windows de modo fixo definindo o /dev em sda1 e a pasta de montagem em /media/seven). Vc pode usar o GParted para ver as partições da sua máquina e assim consertar o que vc eventualmente "quebrou"...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.