Autor Tópico: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém  (Lida 126864 vezes)

Offline max064

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 39
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #30 Online: 20 de Outubro de 2009, 20:45 »
Não é implicância, mas então vc discorda de muitos que dizem que o Linux é fácil de usar.
Eu comecei a usar o Ubuntu porque acreditei nos "conselhos" populares de que ele é simples e recomendado a iniciantes. Hoje vejo que não é, de forma alguma.

De onde você tirou que eu falei que Linux é difícil (ou discordo que Linux é fácil)?!?!?!

Você ficou doido!! Só pode!!


Pela sua frase, é o que se pode depreender.
"E se você tivesse mesmo vontade de aprender veria que é sim necessário estudar a fundo, visto que Linux não é windows."

Eu não precisei estudar o Windows a fundo. Mexo em tudo quanto é programa, modifico a aparência do Windows, altero a ordem de boot(ele nunca me negou permissão), crio macros pra abrirem meu e-mail automaticamente. Bem, eu não me sinto limitado.

No Linux eu tento fazer a mesma coisa e não consigo. Como eu ia saber que alterar a permissão de diretórios era tão grave assim? O Ubuntu ficou inutilizável. Não consigo mais entrar nele.



"Se você instala windows você tem que colocar quase todos os drivers, instalar um browser, um pacote de escritório, colocar codecs (que se colocar errado dá erro! Eu tive uma vez!), antí-muita coisa, para começar a ter um sistema, a não ser que vá apenas jogar paciência."

Mas veja o lado bom: o usuário instala apenas o que quer. Excluindo o fato que o IE vem grudado ao Windows.

Eu instalei o Ubuntu e veio um dicionário que tentei usar e não funciona.
Tive que retirar aqueles joguinhos, pois não gosto. Tive que retirar  o Firefox que é um excelente devorador de memória; tentei retirar, sem sucesso, o OpenOffice. Não que eu não goste dele, mas eu já tenho no Windows o Office, então não preciso de dois.
Vi muitos outros programas que eu não preciso. Talvez exista uma forma automática de eliminar todos os programas indesejados. Certamente deve existir, mas não me informei ainda.

Em relação aos codecs, tanto no Linux(acho) como no Windows, é possível instalar o VLC Media Player que toca tudo. Não precisa de dores de cabeça procurando.

Em relação aos "anti", eu não uso nenhum no Windows.

"agora me diz uma coisa, você entende aquelas telas azuis?"

Não, mas eu uso o Windows há muitos anos e sei que isso é culpa de malwares(não tenho problema com isso) ou de hardware defeituoso.
Mesmo que eu não soubesse, o google ajuda demais nessa questão.
« Última modificação: 20 de Outubro de 2009, 20:53 por max064 »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #31 Online: 20 de Outubro de 2009, 20:57 »
Pela sua frase, é o que se pode depreender.
"E se você tivesse mesmo vontade de aprender veria que é sim necessário estudar a fundo, visto que Linux não é windows."

Se você é um usuário mediano você não tem estudar a fundo nada, mas se você é um usuário mais avançado você tem sim que estudar a fundo windows, linux e qualquer outra coisa que vá usar.

Para você que tem dificuldade de entender as palavras eu vou explicar mais calmamente: Quando digo que Linux não é windows é porque os sistemas são realmente diferentes, e se fosse para ser igual não existira necessidade de existir o outro. Então se você esta acostumado a usar o windows você deve sim estudar a fundo e não tentar usar um pensando no outro. Quem usa Linux procurando o windows, ou querendo que ele seja idêntico deve voltar ao windows e ficar lá, pois não existe motivo para deixar.

Para você que já tem esse discurso bem conhecido eu recomendo ler o texto Uso constante de computador causa amnésia crônica!. Sei que o texto não é novo, mas você não é conhecido por usar fontes recentes mesmo.

Citar
Eu não precisei estudar o Windows a fundo.

Você é um gênio, só não consegue entender o que dizem a você.

Citar
Mexo em tudo quanto é programa, modifico a aparência do Windows, altero a ordem de boot(ele nunca me negou permissão), crio macros pra abrirem meu e-mail automaticamente. Bem, eu não me sinto limitado.

É até engraçado... alterar a aprencia do windows é algo difícil mesmo!  :P

Mexer em programas não é mexer no windows. Mexer no Thunderbird não é mexer no Ubuntu!

Citar
No Linux eu tento fazer a mesma coisa e não consigo. Como eu ia saber que alterar a permissão de diretórios era tão grave assim? O Ubuntu ficou inutilizável. Não consigo mais entrar nele.

Estudando, porque meter a mão por meter é algo bem imprudente...

Quando ao sistema inutilizável, bem, eu duvido que o sistema esteja inutilizado por conta dessas permissões, e já ajudei usuários aqui com problemas muito maiores que o seu e o sistema funcionou por tempos e sem erro.

Só não tomo o trabalho de tentar ajudá-lo porque acho que não é o que quer, e a ajuda que você precisa é mesmo encorajamento de voltar ao "sistema do seu coração".

[]'s

Cristiano
« Última modificação: 20 de Outubro de 2009, 21:00 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Luiz Santos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 102
  • Atendendo a pedidos: Eu!!
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #32 Online: 21 de Outubro de 2009, 00:41 »
Por favor.... já foi dito pro indivíduo que não se pode mudar as permissões do sistema...
Tranca o tópico! Ele não quer ajuda, só bagunçar! >:(
Ubuntu 13.04 - Windows 8
Samsung 320GB(SATA)
Biostar GF8100 M2+ TE - Atlhon X2 7750 - 2GB Ram - 256MB compartilhado

Offline Álvaro Anjos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #33 Online: 21 de Outubro de 2009, 05:46 »
Hoje vocês subiram mais uns pontos na minha consideração, digo-vos é preciso ter paciência!!! Para tentar explicar algo a uma pessoa, aquilo que ela não quer entender.
Parabéns mais uma vez, vocês mereciam o premiu Nobel da Paciência  ;)       

Offline yzarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 189
  • uso pq é melhor!
    • Ver perfil
    • minhas ideias para o ubuntu
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #34 Online: 21 de Outubro de 2009, 07:04 »
; Linux is almost there!

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #35 Online: 21 de Outubro de 2009, 10:45 »
Sou um dos que acompanham a "saga" do nosso querido Max e cheguei à conclusão que ele quer fazer no Linux as mesmas coisas que faz no Windows, então, Max, vc não vai nunca conseguir usar Linux. É o mesmo que vc, ao falar Inglês com algum americano, pensar nas frases em Português e depois traduzi-las para o Inglês, tem que se pensar já em Inglês pq senão a frase ficaria esquisita pro americano entender. Por exemplo, "let's rock" pode ser traduzido em Português como "vamu nessa", "cai dentro" ou algo com ou sem gíria que signifique "fazer o que tem que fazer"; com isso, imagine traduzir "cai dentro" (fall in?) para Inglês sem o conhecimento do equivalente em Inglês, como o americano iria entender?

Nos sistemas W e L é a mesma coisa, w não é L e L não é W, cada um tem as suas peculiaridades, defeitos e vantagens, seria bonito se o Linux tive um "Windows Explorer" ou um "Painel de Controle", a gente veria pessoas falando que Linux é uma cópia descarada do Windows, não?

Já que vc está com duas instalações do Ubuntu, dá uma olhada aqui e veja como desinstalar uma delas:

Citar
http://sidserra.phpnet.us/desinstalando.htm

Apenas atente que podem (eu disse podem...) acontecer coisas nesse processo de desinstalação, que é apenas o apagamento das partições criadas e o eventual conserto do sistema de boot.

E concordo com vc que o Windows é mais "direto", fácil de usar e tal, mas o Linux não é difícil do jeito que vc fala, pode ser difícil aos olhos do iniciante mas não para aqueles que já usam a máquina há algum tempo. Eu já falei antes em algum lugar por aí que tenho sobrinhas de 12 anos que sabem instalar e usar Linux com muita desenvoltura (e até a resolver problemas também), será (como eu falei antes também) que o usuário (não estou falando de usuário W ou L...) é tão tapado a ponto de não ser capaz de usar um sistema onde adolescentes sem nada na cabeça conseguem numa boa?
« Última modificação: 21 de Outubro de 2009, 11:33 por velox256 »
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Leonardo C

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #36 Online: 21 de Outubro de 2009, 13:50 »
Só completando o que o velox disse.
Tenho certeza que se o seu primeiro contato fosse com linux vc também teria dificuldades ao lidar com o windows.
É questão de reaprender a usar um S.O. Alguns tem essa paciencia e aprendem outros não.

Offline Renato Krause

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #37 Online: 21 de Outubro de 2009, 13:59 »
Eu acho que um cara que modifica as permissões do sudoers pra fazer uma alteração porque se considera "bom em informática" mas não volta as permissões ao normal, não está nem aí pra o que todo mundo falou sobre a resolução da questão e diz que não tem conhecimento suficiente, está querendo mesmo é preencher suas tardes vazias com um bate papo aqui no fórum. Não acredito que alguém procure ajuda com essa petulância. As pessoas não fazem isso nem com suporte pago. A menos, claro, que o nosso amigo tenha problemas psicológicos. Ainda não entendi como ele diz que é leigo e experiente, que nunca estudou nada a respeito do Windows e fez macro entre outras diversas colocações nesse tópico que por várias vezes colocaram em colapso o meu raciocínio lógico. Sendo assim, acho que todos estão errados e o único certo é o Max. Temos que aprender com ele como fazer as coisas sem estudar e que quando as coisas derem errado basta sair chutando e sendo estúpido com todos pela frente. Isso sim é sanidade mental.

Offline GuidjeLeGamba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Não há fatos eternos ou verdades absolutas
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #38 Online: 21 de Outubro de 2009, 14:35 »
Eu acho que um cara que modifica as permissões do sudoers pra fazer uma alteração porque se considera "bom em informática" mas não volta as permissões ao normal, não está nem aí pra o que todo mundo falou sobre a resolução da questão e diz que não tem conhecimento suficiente, está querendo mesmo é preencher suas tardes vazias com um bate papo aqui no fórum. Não acredito que alguém procure ajuda com essa petulância. As pessoas não fazem isso nem com suporte pago. A menos, claro, que o nosso amigo tenha problemas psicológicos. Ainda não entendi como ele diz que é leigo e experiente, que nunca estudou nada a respeito do Windows e fez macro entre outras diversas colocações nesse tópico que por várias vezes colocaram em colapso o meu raciocínio lógico. Sendo assim, acho que todos estão errados e o único certo é o Max. Temos que aprender com ele como fazer as coisas sem estudar e que quando as coisas derem errado basta sair chutando e sendo estúpido com todos pela frente. Isso sim é sanidade mental.

 ;D ;D ;D

Palmas!! Palmas!!


Comunista

  • Visitante
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #39 Online: 21 de Outubro de 2009, 14:56 »
O melhor a fazer é incentivá-lo a usar Windows. Vá usar windows e seja "feliz" para sempre.

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #40 Online: 21 de Outubro de 2009, 17:42 »
Vamos falar de uma coisa boa (pra mim hehe) e que demonstra muita coisa?

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,28280.msg163313.html#msg163313

Criei esse tópico  em 20 de Novembro de 2007, 05:55, e só hoje eu consegui a resposta. Como eu consegui? Pesquisando e perguntando e lendo o que me passavam (diretamente ou indiretamente).

Eu estava satisfeito com um programa que desenvolvi para fazer upload de imagens para fóruns. Fiz em Glade+Shell Script, ae me interessei em Python, pois queria fazer ele funcionar no Windows também. Ae empaquei nessa saga de fazer upload de vários arquivos ao mesmo tempo. Pesquisei um pouco e nada... mas como estava funcionando as mil maravilhas a versão nativa, deixei a idéia de lado.

Recentemente me empolguei novamente com Python e resolvi portar o programa e novamente estava empacado nesse problema. Voltei as pesquisas, depois de navegar por não sei quantas páginas do Google, achei a resposta!

Não falei mal do Python, pq eu não conseguia fazer o que eu queria. Eu tinha conciencia de que eu não entendia a linguagem (ainda não entendo, só sei o que faz o meu programa haha então não peçam aulas huahuahua) e tinha que conhecer ao menos o básico para não ficar perdido (e esse link me ajudou bastante).



Já vimos que não adianta nada ficar debatendo o que o max disse. Como eu já tinha dito antes, comecei com Slack 8.1 e, num mesmo dia, formatei/reinstalei 20x. Podia ter desistido na segunda formatação e voltado pro Win e esquecido Linux, mas eu gosto de aprender e não tenho medo de errar e se eu erro, não boto culpa no sistema.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #41 Online: 21 de Outubro de 2009, 18:55 »
Então eu ganhei, nem me dei ao trabalho de formatar 20 vezes o Slack, tentei colocar a internet pra funcionar e o driver de vídeo, pra não falar o de som, desinstalei 4 horas depois e botei fogo nos cds, hehehehe...


Citar
Já vimos que não adianta nada ficar debatendo o que o max disse. Como eu já tinha dito antes, comecei com Slack 8.1 e, num mesmo dia, formatei/reinstalei 20x. Podia ter desistido na segunda formatação e voltado pro Win e esquecido Linux, mas eu gosto de aprender e não tenho medo de errar e se eu erro, não boto culpa no sistema.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline rudregues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
  • Fight!
    • Ver perfil
    • Dieta Paleo
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #42 Online: 23 de Outubro de 2009, 23:24 »
Caro max064,
         sou um novo usuário linux(ubuntu9.04) e não muito familiarizado com windows(menos ainda com linux),veja:
-ganhei meu primeiro pc em janeiro e instalei winxp
...mil maravilhas e tal...mas comecei a ter surpresas,como por exemplo sair clicando em qualquer site e travar o pc de tanto vírus(coisa de iniciante no mundo da informatica).Mas isso com o tempo a gente aprende.
Comecei a ter problemas quando queria melhorar o desempenho do xp nas tarefas e realizar alguns procedimentos como updates etc.Alteracoes feitas as vezes causavam efeitos colaterais danosos(lerdeza,travamentos,...).
O pior,sem duvidas,foi o ultimo:
tive problemas na minha conexao e nao pude baixar e instalar os pacotes sp3 de seguranca contra a mais nova ameaca(uma que fazia os pcs virarem "zumbis").Como todo o usuario leigo,quando voltou minha conexao,decidir navegar por aí e depois fazer aquelas atualizacoes,adivinha?!
Meu pc virou zumbi!!!!
resultado:  2h:30min de combofix +hijackthis+3h:30min de alguma outra ferramenta que nao lembro o nome+ferramentas do bendito update
 Além,claro de formatações para recuperar o sistema algumas vezes...
Hoje eu te garanto que teria muito menos problemas(ainda assim teria alguns)
sendo que toda essa jornada durou quase dez meses,embora só nos ultimos dois meses que comecei a entender mais do assunto e ter cada vez menos problemas com o xp.

Agora preste muita atencao:
No fim das contas eu levei mais de 6 meses para aprender a mexer de maneira razoavelmente segura no xp,isso com milhares de respostas a todo tipo de duvidas para usuarios win.

O que me levou a testar linux 1 mês atrás:
-Virus e coisas relacionadas a virus
-Entrelaçamento do sistema windows(voce mexe numa configuracao de imagem,dá problema no gernciador;mexe esvaziador de arquivos da problema,dá problema de atualizacao etc).Isso compromete a seguranca do sistema.
-Irregularidades como softwares "crackeados" para xp,chaves de registro etc.
-Ajuda do windows nunca me ajudou em nada.

O que me levou a continuar a usar ubuntu:
-Ótima ajuda(tanto no sistema quanto em forums)
-GPL(a tal da licença livre)
-Terminal(uma das coisas mais interessantes,confesso)
-Velocidade(seja de instalacao ou sei-la-mais-o-que)
-Truques legais como,por exemplo,copiar qualquer video da internet indo a pasta tmp e copiando para meu desktop
-Ter muitas alternativas e poder personalizar quase tudo
-Segurança no que diz respeito ao sistema(permissoes) e é tudo separado por camadas(ao invés do emaranhado do windows)
-Ver linux como alternativa,não como exclusor do windows(este serve para jogos,hehehhe)
-Aprender a mexer um pouco no linux(com supervisao pois sou iniciante,dá-lhe fórum!)
-Facilidade de uso e interface intuitiva
-Não me importar mais com o que é ou não windows,e sim,com o meu ubuntu,pois se você está atento a lista de coisas legais que descobri no linux é bem maior do que as chatas que me tiraram do windows

Toda essa história é porque eu quero te dizer,por experiência própria,que voce deve usar o SO que voce melhor se adaptar e gostar.No meu caso foram mais de 6 meses pra aprender o basico de xp,mas em menos de 1 mes aprendi um pouco do basico do ubuntu com muito menos problemas(minhas fontes de pesquiza:google,gdh,vivaolinux,guiafoca,ubuntuforum,help do gnome,etc).A questao é que cada um tem o seu tempo,sendo que às vezes usamos boa parte dele em algo que no fim das contas nao nos satisfaz(xp no meu caso).

dica:não mexa em arquivos do sistema por conta própria,a nao ser que tenha muita experiencia,pois isso altera seu funcionamento e causa danos(isso eu aprendi com o xp,hehehe)

 ;D caramba! virou um discurso!
                no mais,faça aquilo que seja bm para voce e para os outros seja com windows ou linux
                                        espero ter sido claro e ter ajudado,grande abraço!    ;)
Gentoo — Controle total sobre o sistema.

Offline Renato Krause

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 314
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #43 Online: 26 de Outubro de 2009, 10:19 »
Caro max064,
         sou um novo usuário linux(ubuntu9.04) e não muito familiarizado com windows(menos ainda com linux),veja:
-ganhei meu primeiro pc em janeiro e instalei winxp
...mil maravilhas e tal...mas comecei a ter surpresas,como por exemplo sair clicando em qualquer site e travar o pc de tanto vírus(coisa de iniciante no mundo da informatica).Mas isso com o tempo a gente aprende.
Comecei a ter problemas quando queria melhorar o desempenho do xp nas tarefas e realizar alguns procedimentos como updates etc.Alteracoes feitas as vezes causavam efeitos colaterais danosos(lerdeza,travamentos,...).
O pior,sem duvidas,foi o ultimo:
tive problemas na minha conexao e nao pude baixar e instalar os pacotes sp3 de seguranca contra a mais nova ameaca(uma que fazia os pcs virarem "zumbis").Como todo o usuario leigo,quando voltou minha conexao,decidir navegar por aí e depois fazer aquelas atualizacoes,adivinha?!
Meu pc virou zumbi!!!!
resultado:  2h:30min de combofix +hijackthis+3h:30min de alguma outra ferramenta que nao lembro o nome+ferramentas do bendito update
 Além,claro de formatações para recuperar o sistema algumas vezes...
Hoje eu te garanto que teria muito menos problemas(ainda assim teria alguns)
sendo que toda essa jornada durou quase dez meses,embora só nos ultimos dois meses que comecei a entender mais do assunto e ter cada vez menos problemas com o xp.

Agora preste muita atencao:
No fim das contas eu levei mais de 6 meses para aprender a mexer de maneira razoavelmente segura no xp,isso com milhares de respostas a todo tipo de duvidas para usuarios win.

O que me levou a testar linux 1 mês atrás:
-Virus e coisas relacionadas a virus
-Entrelaçamento do sistema windows(voce mexe numa configuracao de imagem,dá problema no gernciador;mexe esvaziador de arquivos da problema,dá problema de atualizacao etc).Isso compromete a seguranca do sistema.
-Irregularidades como softwares "crackeados" para xp,chaves de registro etc.
-Ajuda do windows nunca me ajudou em nada.

O que me levou a continuar a usar ubuntu:
-Ótima ajuda(tanto no sistema quanto em forums)
-GPL(a tal da licença livre)
-Terminal(uma das coisas mais interessantes,confesso)
-Velocidade(seja de instalacao ou sei-la-mais-o-que)
-Truques legais como,por exemplo,copiar qualquer video da internet indo a pasta tmp e copiando para meu desktop
-Ter muitas alternativas e poder personalizar quase tudo
-Segurança no que diz respeito ao sistema(permissoes) e é tudo separado por camadas(ao invés do emaranhado do windows)
-Ver linux como alternativa,não como exclusor do windows(este serve para jogos,hehehhe)
-Aprender a mexer um pouco no linux(com supervisao pois sou iniciante,dá-lhe fórum!)
-Facilidade de uso e interface intuitiva
-Não me importar mais com o que é ou não windows,e sim,com o meu ubuntu,pois se você está atento a lista de coisas legais que descobri no linux é bem maior do que as chatas que me tiraram do windows

Toda essa história é porque eu quero te dizer,por experiência própria,que voce deve usar o SO que voce melhor se adaptar e gostar.No meu caso foram mais de 6 meses pra aprender o basico de xp,mas em menos de 1 mes aprendi um pouco do basico do ubuntu com muito menos problemas(minhas fontes de pesquiza:google,gdh,vivaolinux,guiafoca,ubuntuforum,help do gnome,etc).A questao é que cada um tem o seu tempo,sendo que às vezes usamos boa parte dele em algo que no fim das contas nao nos satisfaz(xp no meu caso).

dica:não mexa em arquivos do sistema por conta própria,a nao ser que tenha muita experiencia,pois isso altera seu funcionamento e causa danos(isso eu aprendi com o xp,hehehe)

 ;D caramba! virou um discurso!
                no mais,faça aquilo que seja bm para voce e para os outros seja com windows ou linux
                                        espero ter sido claro e ter ajudado,grande abraço!    ;)


rudregues,

Gostei do que li!  ;D ;D

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #44 Online: 26 de Outubro de 2009, 12:51 »
Max não tem mais respondido. Acho que a gente pode dar esse assunto por encerrado.