Autor Tópico: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém  (Lida 128082 vezes)

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #225 Online: 10 de Outubro de 2010, 00:14 »
Eu tinha jurado a mim mesmo que não voltaria a postar aqui, mas vou quebrar a promessa.

Não adianta você ser roubado e ir roubar o ladrão achando que está fazendo justiça, até porque se você for pego, vai pra cadeia do mesmo jeito. Então é como o clcampos falou: se se sentiu ofendido, denuncie, mas não devolva a ofensa com outra porque você também vai ficar errado.

Abraço e espero que até nunca mais (nesse tópico).

Offline marcelinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #226 Online: 10 de Outubro de 2010, 18:58 »
Ola,

Nem voltar para o Wndows, nem condenar/louvar o GNU/Linux.

minha historia particular e pessoal:

Só estudar. Isto sim resolve tudo em ambos os sistemas.

Depois que recebi minha certificação da Microsoft para o windows 98, acchava que sabia tudo. Ledo engano meu. Havia o Windows NT para destrinchar, muito mais complexo que o 98 na época.
E dá-lhe Millenium, XP, 2003server...

E tome estudo.

Com Linux foi diferente, comecei por imposição, fui "condenado"/"convidado" a participar de um grupo de professores que iriam implementar o que hoje é conhecido como Internet em São Paulo, na USP.

O sistema era Unix e lá conheci um obscuro projeto GNU.

E tome estudo.

Livros? Sim, muitos livros. Pesquisa? Muuita pesquisa.

Aprendi? ainda não o quanto eu gostaria, e tem o windows 7, e tem o 9.10, novo grub, novo bash, etc...

Fora que a visão destes sistemas é diferente, como o é do Mac OS.

No windows, temos um sistema monolitico, e monocrático, mas com 99 % de suporte, pois quase tudo no mundo de informatica pessoal se resume a ele.

No GNU/Linux temos uma grande salada, de termos e de idéias, isto com 2 % do mercado pessoal.

Até revistas especializadas confundem os conceitos basicos, esquecendo que Linux é o kernel, GNU são os rings perifericos ao Kernel ( bash, cron, anacron, etc. ) e GNU/Linux um sistema sem interface grafica mas com o Xwindow system ( XF86 ) incorporado.

Revistas estas que chamam o nosso Ubuntu de Sistema Operacional, quando na realidade o GNU + o Linux é que são, Ubuntu é uma distribuição GNU/Linux e portanto deveria se chamar GNU/Linux Ubuntu.

Logo, problemas atribuidos ao Ubuntu, são na realidade problemas do sistema GNU/Linux, que permite a liberdade de se fazer do sistema o que se desejar em configuração / customização, observados os ditames do Sistema de software Livre e respectivas licenças.

mas no Fedora funciona e no Ubuntu não. Se funciona no fedora, pode funcionar no Ubuntu, mas haja estudo.

Já no Mac, o sistema foi feito para a maquina e esta feita para "encaixar" no sistema.

São três visões com três perspectivas, e no fim todo o mundo está certo.

E finalmente concordo parcialmente com o titulo do topico. GNU/Linux é dificil, sim, demanda estudo e muito aprendizado, compilar kernel, aprender compilação, sh, fsh, bash, bash2, alterar modulos "na mão", são conceitos diferentes nos tres sistemas citados, sem contar os pacotes de aplicativos, alguns bem diferentes e que requerem novos treinamentos.

Terminando esta minha experiência, pessoalmente, dificil é o Mac OS. É Unix ( BSD ), é pproprietário, só tenho na maquina da minha filha e eu nunca estudei nada para Mac OS.

mas como  estudei DOS, tirei uma finada certificação, estudei Unix, e estudo GNU/Linux, quando preciso configurar algo no Mac OS apanho um bocado. Isto para mim é dificil, e minha filha deita e rola em cima de mim quando o assunto é Mac OS

E olhem ( tenho 51 anos ) que acompanho este cara desde o principio => http://pt.wikipedia.org/wiki/Linus_Torvalds

[],s


Quero agradecer as palavras de experiência do companheiro Tota e endossá-las, não como um certificado M$ ou GNU-Linux, ou de qualquer outro SO, mas tão somente como um simples usuário, que a anos vem acompanhando com interesse o desenvolvimento do Software livre.
Gostei da manifestação do colega porque procurou ele mostrar simplesmente que: uma coisa é uma, enquanto outra é outra coisa. Todavia, em ambos os casos, o domínio só virá depois do esforço, da persistência, da busca, resumindo: do estudo.
Do mesmo modo fiz laboratório aqui em casa, montei uma máquina e instalei o Ubuntu 10.04 nela, meus meninos (16 e 13a) navegaram, fizeram trabalhos escolares, jogaram e sim, tiveram algum embaraço, mas souberam pesquisar e se desenrolar muito bem.
Portanto, vejo que o ponto inicial é a boa-vontade, o segundo é a busca da informação, e o terceiro é a persistência, pois daqui a pouco tem o Ubuntu 10.10, o 11.04, 11.10, etc.
Citando um personagem da "A Praça é Nossa" : Estuda menino !
Fraterno abraço a todos!    :)

"... quem pode querer ser feliz se não for por amor ..." (J. Bosco)

Offline marcos_vargens

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #227 Online: 10 de Outubro de 2010, 21:59 »
O linux sendo fornecido por distribuições como o Ubuntu no estado atual dele não exige tanto estudo assim. Se você quer compartilhar arquivos, vai ter o mesmo trabalho que teria no windows. Colocar as maquinas no mesmo grupo de trabalho, mandar compartilhar o que automaticamente instala os pacotes do samba no ubuntu. O que muda é que no windows vc vai em um lugar para configurar e no Ubuntu vc vai em outro. No resto, basta instalar o sistema e usar. Onde um ser não consegue fazer isso em um SO e no outro sim? Me de um Mac OS o qual eu nunca mexi que eu consigo abrir o Browser em menos de 10 minutos com certeza. Para que um usuário comum vai querer aprender a compilar o kernel? Nem eu sei fazer isso, e uso o Ubuntu desde a versão 6. Sou obrigado a concordar com o pessoal de quem cria um tópico desses só quer gerar polemica, porque nem se deu o trabalho de usar o SO por mais de um dia.
AMD Phenom II X4955 BE Ubuntu  11.10 64bits / Unity
Dell Inspiron 15R  Ubuntu 11.10 64bits / Unity

Offline zeroday

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.083
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #228 Online: 11 de Outubro de 2010, 06:46 »
O linux sendo fornecido por distribuições como o Ubuntu no estado atual dele não exige tanto estudo assim. Se você quer compartilhar arquivos, vai ter o mesmo trabalho que teria no windows. Colocar as maquinas no mesmo grupo de trabalho, mandar compartilhar o que automaticamente instala os pacotes do samba no ubuntu. O que muda é que no windows vc vai em um lugar para configurar e no Ubuntu vc vai em outro. No resto, basta instalar o sistema e usar. Onde um ser não consegue fazer isso em um SO e no outro sim? Me de um Mac OS o qual eu nunca mexi que eu consigo abrir o Browser em menos de 10 minutos com certeza. Para que um usuário comum vai querer aprender a compilar o kernel? Nem eu sei fazer isso, e uso o Ubuntu desde a versão 6. Sou obrigado a concordar com o pessoal de quem cria um tópico desses só quer gerar polemica, porque nem se deu o trabalho de usar o SO por mais de um dia.
Não concordo.
Acho que qualquer distro Linux demanda um certo estudo. Senão vc realmente não aprende como o sistema funciona , vc somente o usa.
Para que um usuário comum vai querer aprender a compilar o kernel?
Para aprender e entender melhor o SO.

Até mais
"Lutar sempre , vencer na medida do possível , desistir jamais."

Offline RonaldoRG

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 659
    • Ver perfil
    • Twitter: @rafas_andrade
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #229 Online: 11 de Outubro de 2010, 08:28 »
Citar
Acho que qualquer distro Linux demanda um certo estudo. Senão vc realmente não aprende como o sistema funciona , vc somente o usa.
Concordo, mas do modo que algumas pessoas falam parece que para utilizar o sistema tem que saber compilar o kernel, mexer em programação e etc.
Um dia eu chego lá.
Ubuntu 12.04

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #230 Online: 11 de Outubro de 2010, 14:47 »

Não concordo.
Acho que qualquer distro Linux demanda um certo estudo. Senão vc realmente não aprende como o sistema funciona , vc somente o usa.


Para aprender e entender melhor o SO.

Até mais

Mas aí é um questão chave, a maior parte dos usuários só quer usar o sistema para realizar suas tarefas.

Não acham necessário ter esse conhecimento, é a mesma situação com carros, não é necessário saber como um injeção eletrônica funciona para se dirigir um carro.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline marcos_vargens

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #231 Online: 12 de Outubro de 2010, 00:04 »
O linux sendo fornecido por distribuições como o Ubuntu no estado atual dele não exige tanto estudo assim. Se você quer compartilhar arquivos, vai ter o mesmo trabalho que teria no windows. Colocar as maquinas no mesmo grupo de trabalho, mandar compartilhar o que automaticamente instala os pacotes do samba no ubuntu. O que muda é que no windows vc vai em um lugar para configurar e no Ubuntu vc vai em outro. No resto, basta instalar o sistema e usar. Onde um ser não consegue fazer isso em um SO e no outro sim? Me de um Mac OS o qual eu nunca mexi que eu consigo abrir o Browser em menos de 10 minutos com certeza. Para que um usuário comum vai querer aprender a compilar o kernel? Nem eu sei fazer isso, e uso o Ubuntu desde a versão 6. Sou obrigado a concordar com o pessoal de quem cria um tópico desses só quer gerar polemica, porque nem se deu o trabalho de usar o SO por mais de um dia.
Não concordo.
Acho que qualquer distro Linux demanda um certo estudo. Senão vc realmente não aprende como o sistema funciona , vc somente o usa.
Para que um usuário comum vai querer aprender a compilar o kernel?
Para aprender e entender melhor o SO.

Até mais
O Ubuntu foi feito com a idéia de ser fácil de se usar. O Linux permite que você aprenda um monte de coisas. No fim das contas são coisas distintas. Você quer saber como o kernel funciona, quer saber como os hardwares interagem com o sistema, etc. Legal, bom para você, mas eu não, quero usar o sistema de forma fácil, rápida e sem ficar batendo cabeça, principalmente com limitações (Windows). Hoje o Ubuntu é assim. Não é a toa que os hackers dão risada de quem usa. Porque essa é a distribuição de linux mais fácil q tem, e a que menos se aprende unix. Você pode não concordar comigo, mas errado eu não estou.

Não tenho interesse em entender melhor o sistema. Só quero usa-lo. Ontem eu nem formatei a maquina para instalar a versão nova. Antes eu curtia fazer isso, hoje acho um saco. Mandei ele atualizar automático pela internet, demoro pra burro, mas no fim, foi só usar. Não tive que por a mão em uma linha de código no terminal.

Até +
AMD Phenom II X4955 BE Ubuntu  11.10 64bits / Unity
Dell Inspiron 15R  Ubuntu 11.10 64bits / Unity

Offline alcides.lima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #232 Online: 31 de Outubro de 2010, 10:14 »
Se tem uma coisa que vc tem razão é que linuxers são xiitas mesmo. (acho que é um traço que ainda precisamos melhorar, mas experimenta a mesma coisa num forum de mac, os fanboys são ainda mais xiitas)

Mas se tenho uma recomendação pra te dar é:

Não volte ainda para o Win, e sabe pq? No mundo microsoft vc só tem uma chance de dar certo, apenas um "sabor", no mundo linux, não gostou não deu certo no Ubuntu? Dá tchau pra ele e usa o Debian, não gostou? Ainda tem o Fedora, Slackware, Gentoo e por ai vai...

E apesar dos amigos de forúm insistirem que no fim vai dar na mesma, não é verdade, pois as distribuições tem solucões diferentes para problemas iguais e é isso que faz o mundo linux um lugar bacana para se estar. No Win, não deu certo, não reconheceu, não tem o program? Não tem jeito vai ficar assim.

Para os companheiros de forum e distro, só digo que tenham mais atençao não só ao criador do post, mas aos outros leitores que o leem, esses podem ser novos usuários do sistema que tanto gostamos e podem realmente ter uma péssima impressão de como resolvemos problemas e tratamos as pessoas que tem opinião um pouco diferente.

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #233 Online: 31 de Outubro de 2010, 12:53 »
Se tem uma coisa que vc tem razão é que linuxers são xiitas mesmo.

Isso é um estereótipo, realmente uma considerável parcela dos usuários de GNU/Linux dão margem a este tipo de comentário devido a reações exacerbadas, porém nem de longe representam a totalidade dos usuários deste sistema.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline alcides.lima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #234 Online: 08 de Novembro de 2010, 23:02 »
total real. Não são todos. Mas neste tópico tivemos algumas reações que reforçam esse esteriótipo.

E não nem questão de que o reclamante é ou não mala ou quer ou não quer causar. Mas justamente por isso seria ótimo mostrar pra todos ( e não só pra ele) que linuxers são pessoas que acolhem (lembremos do Ubuntu para humanos?) e que acolher pressupoe que todos serão atendidos.

Até porque sabemos que tem um monte de gente que lê o forúm e não posta nada (até incentivamos isso, no clássico, leia, procure antes de criar um tópico) e imagina quantos new users passaram por este tópico e talvez tenham desistido do nosso sistema?

Minha consideraçao é nesse sentido, podemos ser uma comunidade mais acolhedora, e nisso nos destacarmos de outras distros e sistemas. Até porque como disse, no lado de lá do muro nao tem jeito, nao funciona, não funcionaŕa. Por aqui nao é assim , sempre tem uma alternativa.

Rodrigo Henrique

  • Visitante
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #235 Online: 08 de Novembro de 2010, 23:40 »
O fórum é democrático e nós também.
O User Enfurecido só vivia pesquisando um único assunto. Uma coisa depende da outra..
Não basta pesquisar apenas por um único assunto, tem que buscar vários.
Infelizmente não houve um controle emocional ao se retratar diante do Linux. Se formos comparar a idade do Windows "Perfeito" como ele diz com o Linux "defeituoso", podemos ver a diferença de quase 15 anos..
Se o teu SO Windows tem uma idade tão alta, não diz o ditado quando maior a idade maior o amadurecimento? Então porque o Windows ainda não chegou ao seu perfeito estado estável? Será que é porque ele ficou "gagá"?
Graças a nosso bom Deus, o Linux caminha para seus testes.. Ainda em estado de desenvolvimento.. E eu ajudo, você ajuda, nós ajudamos a construir isso, meu nome tá ali, e no windows? Nem na lista de clientes aparece..


Qual é? Tantas maneiras de se pesquisar e vem dizer que não se tem solução? Manuais, artigos, tópicos criados revisados e indexados todos os dias o dia todo..
Sites em inglês à chines, do Oiapoque ao Chuí, qualquer lugar desse encontra-se.
Será mesmo que tens (ou tinha, se ainda vive aqui no fórum) vontade de pesquisar?
Ou és levado pela onda de rebeldia ào Linux?

Offline omq-br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #236 Online: 10 de Novembro de 2010, 09:53 »
"Com o Windows se faz muita coisa.
Com o Linux se faz tudo."

Omq-br

Offline marcos_vargens

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 135
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #237 Online: 10 de Novembro de 2010, 11:23 »
"Com o Windows se faz muita coisa.
Com o Linux se faz tudo."

Omq-br

Menos jogar né. Não vamos forçar.
AMD Phenom II X4955 BE Ubuntu  11.10 64bits / Unity
Dell Inspiron 15R  Ubuntu 11.10 64bits / Unity

eliseu_carvalho

  • Visitante
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #238 Online: 10 de Novembro de 2010, 11:27 »
"Com o Windows se faz muita coisa.
Com o Linux se faz tudo."

Omq-br

Menos jogar né. Não vamos forçar.

Jogar também. Desde que tenha o Wine, o VirtualBox, o PlayOnLinux ou outro pacote parecido  :)

Offline omq-br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: O Linux é difícil, mas dizer a verdade não convém
« Resposta #239 Online: 10 de Novembro de 2010, 11:37 »
"Com o Windows se faz muita coisa.
Com o Linux se faz tudo."

Omq-br

Menos jogar né. Não vamos forçar.

Jogar também. Desde que tenha o Wine, o VirtualBox, o PlayOnLinux ou outro pacote parecido  :)


Exatamente, voce pode jogar até os jogos do próprio Windows. ;D