Camaradas, boa noite!
Venho por meio desta relatar uma experiência muito boa e espero que contribua para destruir alguns mitos em relação a suposta dificuldade de usar GNU/Linux.
Sou educador social em um projeto sócio-educativo em São Mateus zona Leste de São Paulo. Preparei uma aula sobre software livre para 14 turmas de cursos técnicos, totalizando 280 jovens e adultos de 15 a 29 anos. Cada aula teve duração de 3 horas.
Apesar de algumas turmas serem de cursos ligados a tecnologia, as dificuldades dos jovens são enormes e lhes faltam conceitos básicos.
A dinâmica:1º Criei uma apresentação de slides com textos, imagens e filmes curtos, ela foi usada por toda a aula.
2º Para desconstruir alguns mitos, usamos uma máquina de teste (Pentium III, 512 de ram e 1,6 de processador), em cada aula um jovem instalava o Ubuntu Perfeito a partir do Live/DVD (a escolha deste script foi porque não tínhamos internet disponível em sala).
Estes jovens eram exatamente os que declaravam que tinham muita dificuldade com computadores, sendo que 8 deles nunca instalaram nem mesmo programas simples (quem dirá sistemas operacionais).
3º Assistíamos ao filme Inproprietário.
4º Ao final fazíamos uma breve enquete para sobre o que aprenderam do tema.
Os cuidadosSei que fazer instalação limpa é muito mais fácil do que em bual boot, porém, montei um tutorial de 23 páginas que explica passo-a-passo desde o redimencionamento até a instalação de aplicativos.
As conquistasPraticamente todos os educandos gostaram, no entanto, conquistei 10 jovens que tiveram coragem de instalar a versão básica do Ubuntu (live CD). O objetivo da aula não era conquistar usuários, mas sim, apresentar GNU/Linux com qualidade e empolgação, destacando seus aspectos políticos.
Segundo os jovens os aspectos positivos foram:
1º Os efeitos do Compiz;
2º O fato de não existir vírus para usuário doméstico;
3º A facilidade de uso do repositório;
4º A possibilidade de personalização do ambiente gráfico;
Aspectos negativos:
Limitações de jogos, aplicativos como o photoshop e a falta das perfumarias do windows live
Como muitos usam pirataria, pude conduzir uma reflexão sobre o tema, destacando que essa prática consiste em uma agressão aos trabalhadores que estão sendo explorados em condições desconhecidas e provavelmente sem direitos trabalhistas. Também salientei a redução dos gastos do dinheiro público quando se investe em Software Livre.
Meu destaqueUma das aprendizagens que tive foi o quanto é necessário a comunidade GNU/Linux investir em beleza e perfumarias, os jovens não se encantavam com a idéia de liberdade, a filosofia e os aspectos políticos, mas sim com firulas que muitas vezes a comunidade ignora ou não dá a devida atenção.
Reforço que a idéia aqui defendida não antagoniza princípios de liberdade, filosóficos e aspectos políticos em relação as perfumarias, ambos têm que caminhar juntos.
Minha gratidãoAgradecimentos aos camaradas que contribuíram com seus vídeos disponíveis em:
http://www.youtube.com/watch?v=qvIUSIjZ4Okhttp://www.youtube.com/watch?v=xC5uEe5OzNQhttp://www.youtube.com/watch?v=jJtJVnThffIAo Jota Rodrigo que disponibilizou o torrent do seu filme aqui no fórum:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,42687.15.htmlAo Antônio Cláudio, utilizei as algumas imagens disponíveis em:
http://www.tuxresources.org/blog/winlin/As inúmeras pessoas que criam imagens estilizadas do Tux e Gnu, essas fotos deixaram a apresentação mais bonita e agradável.
Aos camaradas do Big Linux, usei essa distribuição para montar um vídeo ilustrativo do que é possível fazer com um live CD.
Espero que essa experiência sirva para motivar o todos(as) que podem influenciar outras pessoas.