Outro detale. Sou completamente leigo em todos os termos e espressões que são usado pelos menbros do forum. Como por exemplo: gnome, kde, sudo, root, etc. Oque você me indica a fazer? Um curso de programação? Qual caminho que você me indica?
Não tem problema!
Todo mundo quebra a cabeça nisso quando chega aqui.
Olha só como me explicaram o que é
Gnome e
KDE.
Talvez te ajude.
Refinando um pouco a explicação...
Diferente do Windows em que só existe um ambiente gráfico, o Explorer (daí vem os nomes "Windows Explorer" e "Internet Explorer"), no GNU/Linux se tem bem mais opções. Pode se usar nenhum ambiente gráfico ficando apenas com o uso do terminal ou pode se esconher um grande número de interfaces graficas que vão desde o minimalista "Awessome" ao altamente enfeitado "KDE4". Dentre os ambientes gráficos os mais usados são o Gnome e o KDE.
Apesar de cada distribuição escolher um ambiente gráfico principal (como o Ubuntu que usa o Gnome) o usuário pode escolher usar qualquer outro, inclusive pode ter mais de um instalado na mesma distribuição. Você pode ter o Ubuntu padrão + KDE + XFCE + LXDE+ OpenBox + Enlightenment ....
Como cada ambiente tem características proprias, cabe ao usuário escolher o mais de acordo com suas necessidades, do mais veloz ao mais cheio de recursos, já que no visual todos são bem flexiveis e a beleza fica a cargo da customização do usuário.
Quanto ao
sudo, talvez possamos comparar a você dar a chave da sua casa a uma pessoa, que pode ser de confiança ou não.
Nesse último caso, você poderia ter grandes dores de cabeça!
Se você deixar o seu computador totalmente no
root, seria praticamente a mesma coisa que deixar a porta aberta.
Todo mundo pode tudo!
Inclusive os que são mal intencionados.
Será que viajei muito?
O ideal seria evitar usar esses recursos.
Quanto ao guia
Foca que foi sugerido acima, ele é realmente muito bom.
Ensina desde hardware até o Linux propriamente dito.
Mas parece que no seu caso seria mais interessante usar o
tutorial do Baixaki, pois tem uma didática bem melhor.
Tem várias imagens, é colorido, palavras mais simples...
Só depois que sugiro o Foca (que também é muito usado para quem quer tirar certificação em Línux), pois ai você terá uma bagagem melhor para encarar as suas dificuldades.
Boa sorte!