Autor Tópico: Instalação Hardy Heron - Um Caos  (Lida 2413 vezes)

Offline vitinho_kd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
    • A Columbia Paulistana
Instalação Hardy Heron - Um Caos
« Online: 10 de Outubro de 2009, 22:53 »
Boa noite a todos. Em primeiro lugar sou extremamente novo aqui no fórum, não somente no Fórum mas a palavra Linux incluvise me soava estranha.

Bom deixe-me eu contar a vocês o que estou passando. Sempre ouvi falar de Linux e suas distribuições... mas sempre tive receio de instalar, de usar, até mesmo de testar... é aquela coisa de close-mind sabem? tenho PC e Mac e sempre fiquei nestes dois.

O caso é que ontem estava em uma banca de jornais e comprei uma revista chamada arquivo Linux, que vem acompanhada de um CD de instalação do Ubuntu 8.04.3. Comprei pois resolvi testar de vez o Linux e gostei do que vi na revista. Fui todo sorridente colocar o Live CD, liguei meu pc, solicitei o boot via CD e eis que o Live CD entra em ação com um menu. Escolho a opção testar via CD. Pra começar minha empatia, ele já não abriu, ficou dando uma série de erros com uns códigos numéricos na frente (algo como [     296.231321] Serr .sd.sad.s.)e ficava nisso. Bem mas não desisti, há pouco tempo comprei um Netbook Acer Aspire One, que veio com um tal de Linpus, que odiei a interface e tudo o mais. achei terrível, desinstalei e coloquei um XP Professional Velho de Guerra. Como eu uso o Netbook para estudos, pensei... "colocarei o Ubuntu nele e putz, vo começar minha aventura no mundo Linux. Mas eis que surgiu o maior empecilho: como fazer isso se o Netbook não tem drive Óptico?¿?¿?¿ Cá entre nós leitores, até o momento deste tópico estou frustrado... :'( :'(... vou explicar o que fiz até agora.

Bom para passar ao plano de arrancar o XP e colocar o Ubuntu pensei de três maneiras:

Primeira Maneira: a mais lógica de todas, criei uma Iso do CD e coloquei no meu Pen Drive. Espetei o Pen Drive, liguei o Netbook e solicitei o boot via Pen Drive... nem sinal de vida. Passei para a próxima etapa.

Segunda Maneira: Após a falha da primeira, apaguei a Iso de meu Pendrive, deixei o pen drive vazio, fui no PC e copiei o conteúdo do CD do Ubuntu na revista para dentro do meu Pen drive!!! Depois com o XP ligado espetei o Pen Drive e OPA!!! tive lá a tela do arquivo "umenu" aberta. Solicitei a opção do meio (como está na figura abaixo) "Instalar Dentro do Windows".



Mas amigos, a minha felicidade foi mais completa pois eis que surgiu lá no início do boot a opção de inicializar com XP ou Ubuntu. Fiquei feliz e selecionei Ubuntu. Bem podem imaginar minha decepção quando eu vi aquele monte de rros subindo... eu entendo que vocês precisem saber o erro que é dado... mas como não tenho nem foto pra tirar da imagem da tela do netbook vou tentar colocar as últimas mensagens de erro da tela.

[    106.828414] Call Trace:
[    106.828493]  ==================
[    106.828535] Code: b8 c0 b0 47 c0 8b 14 02 85 d2............. (estende-se este código por longas duas linhas)
[    106.830715] EIP: [<c0131a80>] cpu_callback+0x0/0x250 SS:ESP 0068:f7c65c65
[    106.830916] ---[ end trace cb8679f1bfb1f124 ]---
[    106.830991] Kernel panic - not syncing: Attempted to kill init!

e depois fica um underline piscando abaixo, aperto qualquer tecla e nada... só dando um dedoff mesmo.


Terceira Maneira: Tendo falhado pensei numa coisa que achei que funcionaria, como havia copiado o cd pra dentro do pen, bastava eu deixar o pen lá e setar o boot via pen, ora pois, se eu tinha o conteúdo do CD que ao você dar o boot ele abre a tela de menus lá (com teste via cd, instalação e etc), por que não fazer o mesmo com o pen?
Eis que uma nova decepção: ao dar o boot via pen, o pen drive fica piscando, denunciando que está sendo acessado mas na tela aparece: "Remova discos ou mídia. Pressione tecla para reiniciar", ao pressionar uma tecla ele joga o boot normal pra telinha de seleção do OS.

Conclusões e Solicitações

Bem como viram estou com um enrme problema, mas mesmo assim não desisti, quero saber o encanto de algumas pessoas pelo Linux e venho-lhes muito encarecidamente pedir ajuda. O que eu gostaria de sanar: o problema da instalação, e saber se é possível colocarmos o Linux em um Pen Drive deixando este pen drive bootavel e com a mesma função do CD. O OS Linux eu sei que consigo instalar, mas queria fazer do meu Pen a mesma função que tem o CD.

Se puderem me ajudar agradeço!!!
grande abraço à comunidade!


Offline vitinho_kd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
    • A Columbia Paulistana
Re: Instalação Hardy Heron - Um Caos
« Resposta #1 Online: 11 de Outubro de 2009, 02:01 »
Amigos venho atualizar meu tópico pois vi o tópico do thiagoricota e ele postou um erro que também passei ao tentar executar do Live CD. Desta forma posto o erro e complementamos os tópicos. O erro está abaixo:

busybox v.1.10.20(ubuntun 1:1.140.2-2 ubuntun 7)built -in shell(ash) enter 'help' for a lest of brlt-in comand

(initrcmp)

ai para neste comando acima e não vai para frente.

Obrigado a todos!!!

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Instalação Hardy Heron - Um Caos
« Resposta #2 Online: 11 de Outubro de 2009, 07:30 »
Amigo, vá ao site http://ubutnu.com/getubuntu e baixe a versão 9.04 para netbooks, e siga as instruções pra por no pendrive.
Quanto ao PC, tente instalar pelo Alternate Install CD.
No pendrive, caso queira por o Live CD do Ubuntu normal, baixe a iso e um programa de nome uNetBoot, e use-o pra transformar a iso em um instalador no pendrive.
Quando o Ubuntu (caso seja o normal, não o alternate) iniciar, aperte F4, e selecione Modo Gráfico Seguro.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline vitinho_kd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
    • A Columbia Paulistana
Re: Instalação Hardy Heron - Um Caos
« Resposta #3 Online: 11 de Outubro de 2009, 08:55 »
Amigo, vá ao site http://ubutnu.com/getubuntu e baixe a versão 9.04 para netbooks, e siga as instruções pra por no pendrive.
Quanto ao PC, tente instalar pelo Alternate Install CD.
No pendrive, caso queira por o Live CD do Ubuntu normal, baixe a iso e um programa de nome uNetBoot, e use-o pra transformar a iso em um instalador no pendrive.
Quando o Ubuntu (caso seja o normal, não o alternate) iniciar, aperte F4, e selecione Modo Gráfico Seguro.

Obrigado amigo, vou tentar e posto o resultado... creio que caio para a 9.04 no netbook. Mas também farei o procedimento via uNetBoot. Obrigado.

posto resultado positivo e negativo.

Offline vitinho_kd

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
    • A Columbia Paulistana
Re: Instalação Hardy Heron - Um Caos
« Resposta #4 Online: 14 de Outubro de 2009, 11:11 »
Gostaria de agradecer ao suporte que recebi, realmente a versão para netbook consegui instalar. Bem meu primeiro plano era instalar no notebook mesmo, e consegui a versão própria. Obrigado a todos. Inclusive consegui fazer também a criação do Live Pen Drive. rsrs

Pessoal, vim postar a resposta para saberem que deu certo. Agradeço muito a ajuda!!!
Até mais!!!