Autor Tópico: Leitor de código de barras no Ubuntu  (Lida 18400 vezes)

Offline JoeLinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Leitor de código de barras no Ubuntu
« Online: 10 de Outubro de 2009, 18:35 »
O leitor de código de barras MINYSCAN HOME não funciona no Linux porque o fabricante CIS não escreveu um drive para Linux. (eu liguei lá e perguntei).  Eles também não tem planos para fazer isso.
Outro fabricante é a NONUS que fabrica o HOMEBANK.  Este especifica compatibilidade com Linux.  http://www.nonus.com.br/

Pergunto:
- Alguém conhece um driver de terceiros que funcione com o MINYSCAN no Ubuntu?
- Alguém já usou o leitor HOMEBANK com o Ubuntu?
- Alguma dica sobre outro leitor de código de barras para uso no Ubuntu?

Não quero mais ter que entrar no Windows para pagar meus boletos com código de barras pela internet...  >:(  Help... !!
Obrigado,
JoeLinux
« Última modificação: 01 de Maio de 2010, 22:14 por JoeLinux »

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Leitor de código de barras no Ubuntu
« Resposta #1 Online: 10 de Outubro de 2009, 20:57 »
O leitor de código de barras MINYSCAN HOME não funciona no Linux porque o fabricante CIS não escreveu um drive para Linux. (eu liguei lá e perguntei).  Eles também não tem planos para fazer isso.
Outro fabricante é a NONUS que fabrica o HOMEBANK.  Este especifica compatibilidade com Linux.  http://www.nonus.com.br/

Pergunto:
- Alguém conhece um drive de terceiros que funcione com o MINYSCAN no Ubuntu?
- Alguém já usou o leitor HOMEBANK com o Ubuntu?
- Alguma dica sobre outro leitor de código de barras para uso no Ubuntu?

Não quero mais ter que entrar no Windows para pagar meus boletos com código de barras pela internet...  >:(  Help... !!
Obrigado,
JoeLinux

Se voce ja comprou o minyscan, veja se a historia é verdadeira sobre não conectar no linux.


Vamos lá:

Entre em terminal e digite
Código: [Selecionar]
sudo lsusb
isto vai dizer a voce se o minyscan foi reconhecido no seu sistema

Depois digite em terminal
Código: [Selecionar]
sudo dmesg
é bem longo mais vai dizer a voce como ele foi reconhecido.


No resultado do lsusb seu dispositivo recebe um ID xxxx:xxxx < nome_do_dispositivo_como_foi_reconhecido > com ele ( nome + ID ) pesquise na net

Na maioria das vezes, o nome nem é o do produto que comprou, pois minyscan é o nome do produto vendido aqui, mas com certeza é Chinês.

provavelmente funciona.


[],s

Offline JoeLinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Leitor de código de barras no Ubuntu - Quero pagar meus boletos sem digitar
« Resposta #2 Online: 12 de Outubro de 2009, 18:38 »
Tota, obrigado pela resposta mas o problema não é de reconhecimento.  O leitor Minyscan-Home é ligado entre o teclado e o PS2. O ubuntu o reconhece e até funciona:
Veja abaixo, por exemplo, eu passei uma conta de luz no Minyscan e ele emitiu o seguinte número:

46iiid5eb4ddddddd9eaddd9dcfdd4cdddfdffb9dd9d445dbc64

Portanto o que falta é um software ou driver que formate este número para cair nos campos certos do boleto.  Para Windows existe e é perfeito. Para Linux estou procurando.
 
Você utiliza algum outro leitor de barras para pagar boletos pelo internet banking?  Será que algum usuário de ubuntu utiliza leitor de barras para pagar contas pelo Firefox no Ubuntu e poderia me dar uma dica?  Estou disposto até a comprar outro.
Um leitor doméstico custa apenas 120,00 e economiza um tempo imenso de digitação daqueles códigos enormes...

[]s
JoeLinux

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Leitor de código de barras no Ubuntu
« Resposta #3 Online: 13 de Outubro de 2009, 07:33 »
ok, agora entendi.

Quando você se referiu a drivers eu assumi problemas de instalação, mas seu problema é encontrar um pacote para gerenciar codigos de barra, logo à coisa muda totalmente

Eu não uso leitor, minha agencia fica na sala ao lado onde rtrabalho

quanto à ncontrar um pacote para gerenciar codigos de barra, deve existir, pois grandes magazines usam linux

Offline JoeLinux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Leitor de código de barras no Ubuntu
« Resposta #4 Online: 13 de Outubro de 2009, 19:02 »
Tota, ok.

Eu busquei no gerenciador de pacotes Synaptic mas não achei nada.  Alguma dica de onde eu poderia buscar?
Estou impressionado de ver que somente você me respondeu (obrigado!) .  Isso significa que ninguém por aqui utiliza leitor de barras para pagar boleto em casa.  Ou então eu estou no fórum errado.  Será que eu deveria postar esta mesma pergunta em outro fórum?

tks !
JoeLinux


Offline dudu_ubuntun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 507
    • Ver perfil
    • O Tempo do Mundo
Re: Leitor de código de barras no Ubuntu
« Resposta #5 Online: 13 de Outubro de 2009, 23:40 »
Boa noite,
Não é pq somente o grande Tota que respondeu que vc sta no forum errado. Eu ontem pesquisei mto no google sobre teu problema. Já tinha visto um utilizador aqui no forum que achou uma utilidade para o leitor de cod dele para cadastrar os livros. Vi também que existem 2 tipos de leitores, um tipo homebanking e um tipo caixa de supermercado, dá pra até usar uma webcam para ler codigo de barras, tem um artigo do Cabelo no VOL ms o link da biblio ta quebrado. Infelizmente eu nao tenho 120 reais para comprar um para testar. Seja mais paciente, as pessoas aqui tem mto boa vontade.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Leitor de código de barras no Ubuntu
« Resposta #6 Online: 14 de Outubro de 2009, 14:46 »
Resultados do google para => "code bar reader + ubuntu"

( este é o da web cam ):
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Zebra-Barcode-Reader-Lendo-codigo-de-barras-com-a-sua-Webcam-no-Linux/

( como citei no inicio, só sabendo o resultado de lsusb ):
https://help.ubuntu.com/community/BarcodeReaders

( se o link acima não servir este deve ajudar a entender o porque não funciona ):

https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/xserver-xorg-input-evdev/+bug/370851

esultado de um google para => "code bar package+ ubuntu"

http://www.google.com.br/search?q=%22code+bar+package%2B+ubuntu%22&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=com.ubuntu:pt-BR:unofficial&client=firefox-a

Continuo a acreditar que deve ser apenas um caso de se localizar o driver ou pacote correto.

voce resultou uma  leitura do seu aparelho, este resultado deveria ser direcionado para o teclado, de forma que após a leitura ele pudesse "digitar" para voce o codigo.

Veja que como não tenho um leitor posso estar engatinhando e voce a anos luz na minha frente, mas acredito que o caminho deva ser esse mesmo.


[],s

Offline dudu_ubuntun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 507
    • Ver perfil
    • O Tempo do Mundo
Re: Leitor de código de barras no Ubuntu
« Resposta #7 Online: 15 de Outubro de 2009, 13:22 »
No site do Banco do Brasil quando vou pagar uma conta tem o campo para digitar manualmente os números e logo abaixo um campo caso eu esteja usando um leitor de barras, estou na msma situação do Tota, sem um para testar, ms como vc mesmo disse que ele lê acho que se fosse o site do BB bastaria escolher a opção correta.


Abs

Offline Ricardo Adriano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Leitor de código de barras no Ubuntu
« Resposta #8 Online: 11 de Fevereiro de 2010, 20:32 »
Olá.

Eu testei o Homebank nonus e ele funcionou perfeitamente no Ubuntu 8.10 para o site do Banco do Brasil no Firefox 64 3.0.17.
Quase um milagre  :D pois já tinha desistido de fazer o site do BB funcionar no Firefox 64 mesmo sem o leitor.
Como o banco aboliu o maldito cadastramento de computadores (que não reconhecia minha máquina nem por reza), resolvi tentar mais uma vez somente para certificar que não iria funcionar. Felizmente me enganei e o Homebank nonus funcionou redondinho.

Apenas uma curiosidade bizarra... usando o lsusb, não apareceu o nome do dispositivo ???

"Bus 002 Device 005: ID fffe:fffe"

Procurei no google esse ID mas não achei nenhuma referência sobre o homebank. Estranho! não?

Abraços

Offline jpseixas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Leitor de código de barras no Ubuntu
« Resposta #9 Online: 28 de Abril de 2010, 15:19 »
Acabei de comprar um Miniscan Home 2 e ele funciona perfeitamente no Kubuntu Karmic Koala (release candidate). Quer dizer, só não funciona perfeitamente porque o programa de configuração que vem com ele só roda em windows, então tive que ligar o leitor num computador com windows, para configurá-lo direito pro meu internet banking, mas depois de configurado, não tem mais problema nenhum (a configuração fica gravada de forma persistente no aparelho).

Só pra constar: as configurações são pra dizer se o leitor vai jogar tabulações ou enter após cada série do código de barras, e coisas assim.