Poxa... sempre foi a solução mais simples pra esses problemas. A primeira vez que instalei o Ubuntu também tive problema de resolução, e resolvi dessa maneira. Muitos até questionavam o fato de esse diálogo não ficar disponível por padrão nos menus. É uma pena que tenham retirado. Mas deve haver solução para o seu caso, provavelmente editando seu xorg.conf. Dê uma pesquisada aqui no fórum, que o seu caso não é único. Boa sorte.
O pacote
displayconfig-gtk foi retirado já na versão jaunty. O motivo disso é que o novo X.org que acompanha o jaunty em diante passou a aceitar configurações a partir de "hot-plugin", ou seja, detecção automática de hardware. Porém, a compatibilidade de hardware caiu muito, entretanto tende a melhorar nas próximas versões do X.
O que eu poderia te recomendar é o seguinte. Tente rodar através do terminal, como usuário root, o nvidia-settings:
1.
gksu nvidia-settings
e veja se a resolução resolução surgiu. Se isso não der certo, digite no terminal:
sudo nvidia-xconfig
e em seguida novamente o nvidia-settings como root como no passo 1.
Se ainda assim isso não der certo, faça o seguinte. Tive um problema semelhante ao seu com uma GeForce FX5200. A única maneira que consegui fazer a resolução funcionar foi:
- rode uma sessão live-cd da última distribuição onde a sua resolução funcionava normalmente (no meu caso foi o hardy)
instale os drivers proprietários da nvidia e ajuste a resolução ainda durante a sessão live.
copie os arquivos /etc/X11/xorg.conf e o ~/.nvidia-settings-rc em um pen-drive.
substitua os arquivos copiados na sua atual instalação.
As chance de dar errado são pequenas. Dê uma lida no meu post:http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,54623.0.html
Depois avisa aqui se der certo.