Autor Tópico: Reinstalei o Ubuntu Jaunty Jackalope 9.04 e tive certos contratempos.[RESOLVIDO]  (Lida 2147 vezes)

Offline jrvolkov

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Olá,

Este é o meu primeiro Post, mas há cerca de 2 meses e meio não utilizo mais o ®Windows, usando apenas o Ubuntu 9.04. Tenho um Vaio (VGN-NR330AE) e, após ter uma série de problemas com MS windows vista, desisti de vez daquilo e optei por não mais usar software pago, para nada.

Na primeira instalação do Ubuntu, tudo foi mt bem e eu descobri muitos programas que não imaginava que existissem e que fossem livres (apesar de conhecer o linux desde o kurumin, 2002).

Mas as recaídas sempre nos fazem mal, achei um DVD do Windows 7 na casa do meu irmão e resolvi "testar" para ver se era legal. Instalei e tudo certo, até começarem as mensagens de erro e problemas com a autenticação e direitos autorais (cerca de 10min). Fiquei com raiva e fui reiniciar para voltar ao Linux. Surpresa, o Linux tinha sumido e eu não tinha a minima idéia de como fazer ele aparecer novamente.

Fiquei desesperado, no momento, pois o Meu Ubuntu estava rodando muito bem, com leveza e graça e com muitos programas que me faziam satisfeito e esqueci até do Live-CD do Linux. Formatei, e instalei o Ubuntu novamente, e aí começou a novela.

Para ressaltar, procurei nas últimas semanas (1 semana e meia) por tópicos ou relatos parecidos com o meu, para que não fosse necessário criar um tópico para isso. Imagino que isso deva estressar os moderadores, quantidade de tópicos inúteis e, se por acaso, o meu for um desses, desculpem.

Antes disso o Sistema nunca havia travado e travou por duas vezes. A internet (Claro 3g) nunca havia dado problemas e começou a dar também.

Para deixar de ser prolixo:

1) Não consegui montar as partições do HD, sem ser com o Storage Device Manager, e lembro que em modo gráfico (sem editar o fstab) eu havia conseguido.
2) Minha internet vive travando e/ou caindo, mesmo com sinal. Utilizo o celular Sony-ericsson w380i para conectar.
3) Tive alguns (muitos) problemas com aMSN e Pidgin, intalando o EMESENE e continuando os problemas, que consegui resolver uns 3 ou 4 dias atrás (com um script que não me lembro agora).
4) Não consigo editar nenhuma das informações de uma das partições, sendo este o real motivo do tópico.
5) Não lembrei de quase nada que havia feito e como havia configurado ele... essas coisas de memória.


Explicando o item "4".

Tenho 3 partições em um HD 160 GB (conforme descrições do Produto):
Disco /dev/sda: 160.0 GB, 160041885696 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 19457 cylinders
Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0x000e63c8

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *           1        6403    51432066    b  W95 FAT32
/dev/sda3            6404       15118    70003237+   7  HPFS ou NTFS
/dev/sda4           15119       19457    34853017+   5  Estendida
/dev/sda5           15119       15367     2000061   82  Linux swap / Solaris
/dev/sda6           15368       19457    32852893+  83  Linux

A partição sda1 está me dando dor de cabeça nos últimos dias pois não consigo editar nada na pasta, como remover ou mover arquivos, renomear, ou qualquer coisa sem ser como Super usuário. Eu conseguia antes de tudo, mas agora não consigo. Mas o estranho é qua na partição sda3 que está em NTFS eu consigo.

Sei que o tópico ficou extenso e, me perdoem por isso, mas se alguém puder me ajudar, agradeço.

HÁbraços,

Júnior Volkov.
« Última modificação: 09 de Outubro de 2009, 15:35 por jrvolkov »
“Como exprimem a sua vida, assim os indivíduos são” (Karl Marx, A Ideologia Alemã)

Offline mpmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 516
  • Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Reinstalei o Ubuntu Jaunty Jackalope 9.04 e tive/tenho certos contratempos.
« Resposta #1 Online: 05 de Outubro de 2009, 09:20 »
Citar
Olá,
Este é o meu primeiro Post, mas há cerca de 2 meses e meio não utilizo mais o ®Windows, usando apenas o Ubuntu 9.04. Tenho um Vaio (VGN-NR330AE) e, após ter uma série de problemas com MS windows vista, desisti de vez daquilo e optei por não mais usar software pago, para nada.

Se essa postura está aderente às suas necessidades, parabéns e seja bem vindo!

Citar
Na primeira instalação do Ubuntu, tudo foi mt bem e eu descobri muitos programas que não imaginava que existissem e que fossem livres (apesar de conhecer o linux desde o kurumin, 2002).

Até hoje estou descobrindo novos programas. Fazer pesquisas no fórum é muito bom, em vários sentidos.

Citar
Mas as recaídas sempre nos fazem mal, achei um DVD do Windows 7 na casa do meu irmão e resolvi "testar" para ver se era legal. Instalei e tudo certo, até começarem as mensagens de erro e problemas com a autenticação e direitos autorais (cerca de 10min). Fiquei com raiva e fui reiniciar para voltar ao Linux. Surpresa, o Linux tinha sumido e eu não tinha a minima idéia de como fazer ele aparecer novamente.

Não considero sua ação como uma recaída e sim espírito de experimentação, o mesmo fizeste ao tentar usar o Linux.
Mas como efetuou sua instalação do Windows 7?
Preservou a partição onde estava o Linux?

Citar
Para ressaltar, procurei nas últimas semanas (1 semana e meia) por tópicos ou relatos parecidos com o meu, para que não fosse necessário criar um tópico para isso. Imagino que isso deva estressar os moderadores, quantidade de tópicos inúteis e, se por acaso, o meu for um desses, desculpem.

Também tenho essa preocupação. Mas o legal é mque mesmo ao errarmos os moderadores não são meros “castradores” e sim excelentes educadores.

Citar
Antes disso o Sistema nunca havia travado e travou por duas vezes. A internet (Claro 3g) nunca havia dado problemas e começou a dar também.

Isso tem relação direta com a forma como o sistema foi instalado. Até para fazer ajustes fica difícil.

Citar
Para deixar de ser prolixo:
1) Não consegui montar as partições do HD, sem ser com o Storage Device Manager, e lembro que em modo gráfico (sem editar o fstab) eu havia conseguido.
2) Minha internet vive travando e/ou caindo, mesmo com sinal. Utilizo o celular Sony-ericsson w380i para conectar.
3) Tive alguns (muitos) problemas com aMSN e Pidgin, intalando o EMESENE e continuando os problemas, que consegui resolver uns 3 ou 4 dias atrás (com um script que não me lembro agora).
4) Não consigo editar nenhuma das informações de uma das partições, sendo este o real motivo do tópico.
5) Não lembrei de quase nada que havia feito e como havia configurado ele... essas coisas de memória.

Quando você faz a instalação é mostrada para você a opção de “avançada” de gerenciar as cotas de disco, ou seja, partições? Nessa tela a referida opção é a última a ser mostrada;

Citar
Explicando o item "4".
Tenho 3 partições em um HD 160 GB (conforme descrições do Produto):
Disco /dev/sda: 160.0 GB, 160041885696 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 19457 cylinders
Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0x000e63c8

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *           1        6403    51432066    b  W95 FAT32
/dev/sda3            6404       15118    70003237+   7  HPFS ou NTFS
/dev/sda4           15119       19457    34853017+   5  Estendida
/dev/sda5           15119       15367     2000061   82  Linux swap / Solaris
/dev/sda6           15368       19457    32852893+  83  Linux

Pelo que estou vendo você está com 5 partições, sendo: 3 primárias, 1 swap e 1 lógica.

Costumo instalar o sistema (SO) em um partição primária, no seu caso quem ocupa partições primárias são sda1, sda2 e sda3. Como pode ver o Linux não está em um partição primária.

Se não tem nada que queira salvar (arquivos pessoais) e deseja deixar só o Ubuntu em sua máquina recomento trabalhar com 3 partições:
1 – Uma partição primária para a raiz “/” com estrutura ext3, indique ao sistema que é para formatá-la;
2 – Uma partição swap;
3 – Uma partição para a pasta “/home” com estrutura ext3, indique ao sistema que é para formatá-la;

Citar
A partição sda1 está me dando dor de cabeça nos últimos dias pois não consigo editar nada na pasta, como remover ou mover arquivos, renomear, ou qualquer coisa sem ser como Super usuário. Eu conseguia antes de tudo, mas agora não consigo. Mas o estranho é qua na partição sda3 que está em NTFS eu consigo.
Sei que o tópico ficou extenso e, me perdoem por isso, mas se alguém puder me ajudar, agradeço.
HÁbraços,
Júnior Volkov.
Possivelmente ela não está sendo montada.

Isso se resolveria com o comando:
Citar
mount /dev/sda1 <caminho da pasta que iria acessar a partição>
Caso não tenha um diretório para esse fim é só criá-lo
Citar
mkdir <caminho e nome da pasta>
Posta aqui suas conclusões ou o resultado...
« Última modificação: 05 de Outubro de 2009, 09:45 por mpmoraes »
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

Offline jrvolkov

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Reinstalei o Ubuntu Jaunty Jackalope 9.04 e tive/tenho certos contratempos.
« Resposta #2 Online: 05 de Outubro de 2009, 10:49 »
Olá,

mpmoraes, obrigado pelas respostas, muito válidas.

Sobre:

Citar
Mas como efetuou sua instalação do Windows 7?
Preservou a partição onde estava o Linux?

Citar
Quando você faz a instalação é mostrada para você a opção de “avançada” de gerenciar as cotas de disco, ou seja, partições? Nessa tela a referida opção é a última a ser mostrada;

Eu instalei o Windows 7 na partição sda1, que tem dado problemas, mas que era a mais provavel ao SO windows. E agora estou começando a pensar porque ele (windows) não reconheceu meu HD do jeito certo, mas isso é um detalhe apenas. Instalei do modo avançado e preservei a minha partição do linux (que não é primária) e a partição de arquivos também.

Citar
Pelo que estou vendo você está com 5 partições, sendo: 3 primárias, 1 swap e 1 lógica.

Costumo instalar o sistema (SO) em um partição primária, no seu caso quem ocupa partições primárias são sda1, sda2 e sda3. Como pode ver o Linux não está em um partição primária.

Se não tem nada que queira salvar (arquivos pessoais) e deseja deixar só o Ubuntu em sua máquina recomento trabalhar com 3 partições:
1 – Uma partição primária para a raiz “/” com estrutura ext3, indique ao sistema que é para formatá-la;
2 – Uma partição swap;
3 – Uma partição para a pasta “/home” com estrutura ext3, indique ao sistema que é para formatá-la;

Citar
Possivelmente ela não está sendo montada.

Bem, ela está sendo montada, mas talvez as permissões não sejam as mesmas que para a partição NTFS (sda3). Quero muito aprender a resolver isso, mas se não der, não verei problemas em formatar novamente. Apesar de não gostar de fazer isso, é uma opção...

Vou colocar o meu "fstab" e o "mout -l" aqui.

Os dois:

Citar
sudo cat /etc/fstab
# /etc/fstab: static file system information.
#
#  -- This file has been automaticly generated by ntfs-config --
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>

proc /proc proc defaults 0 0
# Entry for /dev/sda6 :
UUID=27dfd93d-3435-4a08-acb3-2227a426f03f / ext2 relatime,errors=remount-ro 0 1
# Entry for /dev/sda1 :
UUID=C911-6F37 /media/Disco de Documentos 0 0
# Entry for /dev/sda3 :
UUID=763C92786233C00E /media/Disco de Dados 0 0
# Entry for /dev/sda5 :
UUID=c65fd996-583e-487f-869d-69942eda034c none swap sw 0 0
/dev/scd0 /media/cdrom0 udf,iso9660 user,noauto,exec,utf8 0 0
/dev/sda1 /media/sda1 vfat defaults 0 0
/dev/sda3 /media/sda3 ntfs-3g defaults,locale=pt_BR.UTF-8 0 0

Citar
sudo mount -l
/dev/sda6 on / type ext2 (rw,relatime,errors=remount-ro) []
tmpfs on /lib/init/rw type tmpfs (rw,nosuid,mode=0755)
proc on /proc type proc (rw,noexec,nosuid,nodev)
sysfs on /sys type sysfs (rw,noexec,nosuid,nodev)
varrun on /var/run type tmpfs (rw,nosuid,mode=0755)
varlock on /var/lock type tmpfs (rw,noexec,nosuid,nodev,mode=1777)
udev on /dev type tmpfs (rw,mode=0755)
tmpfs on /dev/shm type tmpfs (rw,nosuid,nodev)
devpts on /dev/pts type devpts (rw,noexec,nosuid,gid=5,mode=620)
fusectl on /sys/fs/fuse/connections type fusectl (rw)
lrm on /lib/modules/2.6.28-15-generic/volatile type tmpfs (rw,mode=755)
/dev/sda1 on /media/sda1 type vfat (rw) []
/dev/sda3 on /media/sda3 type fuseblk (rw,nosuid,nodev,allow_other,blksize=4096) []
securityfs on /sys/kernel/security type securityfs (rw)
binfmt_misc on /proc/sys/fs/binfmt_misc type binfmt_misc (rw,noexec,nosuid,nodev)
gvfs-fuse-daemon on /home/volkov/.gvfs type fuse.gvfs-fuse-daemon (rw,nosuid,nodev,user=volkov)

Espero mais notícias,

Vou pra Faculdade, mas assim que tiver um tempinho eu dou uma olhada aqui,

Muito grato pela atenção,

HáBraços!

Volkov.
“Como exprimem a sua vida, assim os indivíduos são” (Karl Marx, A Ideologia Alemã)

Offline jrvolkov

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Reinstalei o Ubuntu Jaunty Jackalope 9.04 e tive/tenho certos contratempos.
« Resposta #3 Online: 08 de Outubro de 2009, 01:08 »
Como não houve nenhuma outra resposta às minhas perguntas e por entender que pra ter "dado" esse "erro", não foi à toa, eu usei o nautilus para transferir os arquivos em sda1 para sda3 e de sda3 para um HD Externo de 80GB (que eu nem sei como o ubuntu reconheceu).

Nas próximas horas vou formatar o Linux aqui e colocar as partições como me foi aconselhado, mas ainda não sei se vou deixar as partições de arquivos com formato NTFS ou Ext3, estou mesmo muito na dúvida.

Mas vou formatar,

Grato por tudo.

HáBraços.

Júnior Volkov.
“Como exprimem a sua vida, assim os indivíduos são” (Karl Marx, A Ideologia Alemã)

Offline mpmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 516
  • Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Reinstalei o Ubuntu Jaunty Jackalope 9.04 e tive/tenho certos contratempos.
« Resposta #4 Online: 08 de Outubro de 2009, 08:41 »
Meu amigo, desculpa pela ausência. A correria aqui na empresa tá exigindo muito e isso complica quanto a atenção que devo dar aos tópicos que me inseri.

Confesso que estou embolando meu raciocínio, mas vamos lá...

Então você decidiu por uma nova instalação / formatação, é isso?

Ainda ontem postei algo sobre esse procedimento vê se te ajuda: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,57107.msg324640.html#msg324640

Faz os proceidmentos e posta aqui... Como disse na outra mensagem, dependendo do que desejar, vamos testar juntos...

Se eu demorar a responder manda um lembrete através de mensagem pessoal (mp) que eu volto aqui no fórum e dou uma olhada...
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

Offline jrvolkov

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Reinstalei o Ubuntu Jaunty Jackalope 9.04 e tive/tenho certos contratempos.
« Resposta #5 Online: 09 de Outubro de 2009, 02:14 »
mpmoraes,

obrigado, amigo, pela atenção sempre.

O meu maior problema é sobre qual formato escolher para as partições. Não por não saber, mas sim por estar na dúvida. Além de não entender muito algumas coisas.

Mas isso eu já estou resolvendo com os tutoriais.

Vou deixar com essas partições:

sda1 - Ext3, com Sistema de Arquivos e pasta raiz.
sda3 - Ext3, com montagem em Disco de Dados e a pasta Home.
sda4 - Ext3, com montagem em Disco de Documentos e a pasta de documentos (com 25GB).
sda5 - Ext3, com montagem em Disco de Musicas e a pasta de música (exagerados 45GB).

Mas ainda estou na dúvida, pois não sei se esse formato é o melhor...

Mas vou testando.

Abração,

Júnior Volkov.
“Como exprimem a sua vida, assim os indivíduos são” (Karl Marx, A Ideologia Alemã)

Offline mpmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 516
  • Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: Reinstalei o Ubuntu Jaunty Jackalope 9.04 e tive/tenho certos contratempos.
« Resposta #6 Online: 09 de Outubro de 2009, 08:35 »
O meu maior problema é sobre qual formato escolher para as partições. Não por não saber, mas sim por estar na dúvida. Além de não entender muito algumas coisas.
Mas isso eu já estou resolvendo com os tutoriais.
Vou deixar com essas partições:
sda1 - Ext3, com Sistema de Arquivos e pasta raiz.
sda3 - Ext3, com montagem em Disco de Dados e a pasta Home.
sda4 - Ext3, com montagem em Disco de Documentos e a pasta de documentos (com 25GB).
sda5 - Ext3, com montagem em Disco de Musicas e a pasta de música (exagerados 45GB).
Mas ainda estou na dúvida, pois não sei se esse formato é o melhor...
Meu amigo, respondendo a sua mp, fiquei meio confuso com a divisão / conceito que você faz entre pastas: home, documentos e música.
Quando você cria uma partição específica para a pasta /home automaticamente todo seu conteúdo pessoal é inserido nessa partição, incluindo as pastas documentos, músicas e vídeos. Particularmente acho desnecessário o tipo de divisão que sinaliza acima.

Outra dica que dou é formatar para sistema de arquivos ext3, peo que pude pereceber a escrita e leitura sobre partições com essa formatação é bem mais rápida. O único cuidado que você deve ter é quanto ao sistema de arquivos para outro sistema operacional, o windows por exemplo, recomendo o sistema de arquivos ntfs.

Aqui em casa só uso linux, o windows e outros sistemas uso através de  máquina virtual, com isso fiz a seguinte divisão em um hd de 500 gb:
- raiz (/) - 30% do hd - 150 gb - em ext3;
- arquivos pessoais (/home) - 68% do hd - 340 gb - em ext3;
- swap - 2% do hd - 10 gb - "sistema de arquivos" específicos da swap

Como exemplo, vamos supor que eu fosse fazer uso de outro sistema operacional (windows), descartaria a possibilidade de usar máquina virtual.
1 - dividiria o hd em 300 gb para linux ( 60% do hd)
-  raiz (/) - 30% do hd - 90 gb - em ext3;
- arquivos pessoais (/home) - 68% do hd - 204 gb - em ext3;
- swap - 2% do hd - 6 gb - "sistema de arquivos" específicos da swap

2 - e 200 gb para windows ( 40% do hd) - sistema de arquivos ntfs

Pense em usar máquina virtual, acho que o desempenho do xp que tenho em minha máquina virtual é bem melhor do que se eu o instalasse em uma partição, sem contar que aloco os arquivos da minha máquina virtual na pasta /home, ou seja, fica em uma partição específica.

Ajudei ou piorei tudo? rs rs rs

Posta aqui seu comentário...
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

Offline jrvolkov

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Reinstalei o Ubuntu Jaunty Jackalope 9.04 e tive certos contratempos.[RESOLVIDO]
« Resposta #7 Online: 09 de Outubro de 2009, 15:45 »
Bem, amigos da Rede (que não é a globo, que bom!!!),

Resolvi com a velha ferramenta da formatação.

Reconfigurar tudo do zer nos ensina a ler mais tutoriais antes de fazer as coisas e ter uma partição para /home...

Meu lap-top está com a seguinte configuração nas partições:

Citar
volkov@volkov-laptop:~$ sudo fdisk -l
[sudo] password for volkov:

Disco /dev/sda: 160.0 GB, 160041885696 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 19457 cylinders
Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0x000e63c8

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *           1        2490    20000893+  83  Linux
/dev/sda2            2491        2739     2000092+  82  Linux swap / Solaris
/dev/sda3            2740        6474    30001387+  83  Linux
/dev/sda4            6475       19457   104285947+  83  Linux

Agradeço pela ajuda, principalmente do mpmoraes, creio que em breve vou passar meus conhecimentos para frente também.

Citar
Outra dica que dou é formatar para sistema de arquivos ext3, peo que pude pereceber a escrita e leitura sobre partições com essa formatação é bem mais rápida. O único cuidado que você deve ter é quanto ao sistema de arquivos para outro sistema operacional, o windows por exemplo, recomendo o sistema de arquivos ntfs.

"No more windows in this block"  ;D

Citar
Aqui em casa só uso linux, o windows e outros sistemas uso através de  máquina virtual, com isso fiz a seguinte divisão em um hd de 500 gb:
- raiz (/) - 30% do hd - 150 gb - em ext3;
- arquivos pessoais (/home) - 68% do hd - 340 gb - em ext3;
- swap - 2% do hd - 10 gb - "sistema de arquivos" específicos da swap

Como exemplo, vamos supor que eu fosse fazer uso de outro sistema operacional (windows), descartaria a possibilidade de usar máquina virtual.
1 - dividiria o hd em 300 gb para linux ( 60% do hd)
-  raiz (/) - 30% do hd - 90 gb - em ext3;
- arquivos pessoais (/home) - 68% do hd - 204 gb - em ext3;
- swap - 2% do hd - 6 gb - "sistema de arquivos" específicos da swap

2 - e 200 gb para windows ( 40% do hd) - sistema de arquivos ntfs

Pois é, meu HD é de 160 GB, tenho mts músicas e muitos videos, não sobra quase espaço nunca, a partição de 90GB estará cheia assim que eu terminar de configurar o ubuntu. Mas em breve meu "back-up" chegará e eu terei 1,5TB extra pra colocar tudo que eu quiser... he-he.

Citar
Pense em usar máquina virtual, acho que o desempenho do xp que tenho em minha máquina virtual é bem melhor do que se eu o instalasse em uma partição, sem contar que aloco os arquivos da minha máquina virtual na pasta /home, ou seja, fica em uma partição específica.

Ajudei ou piorei tudo? rs rs rs

Posta aqui seu comentário...

Estou pensando sim na maquina virtual e também em muitas outras coisas, meu TCC será em programação/linux (detalhe eu faço enfermagem) e a maquina virtual muito me será util, mas o windows não...

Não se preocupe, a ajuda sempre é bem vinda e tudo sempre ajuda, mesmo que não seja 100% claro, mas ajuda. (eu fui confuso agora, vc ajudou sim)

Sem mais,

Grato e tomara que esse tópico ajude outras pessoas.

HÁBraços,

Júnior Volkov
“Como exprimem a sua vida, assim os indivíduos são” (Karl Marx, A Ideologia Alemã)