Autor Tópico: Hospedagem Ubuntu Server  (Lida 6438 vezes)

Offline Dobrowolsky

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Hospedagem Ubuntu Server
« Online: 30 de Setembro de 2009, 11:30 »
Gente é o seguinte, estou tentando montar um servidor linux para hopedar um site, durante a propria instalaçao do ubuntu server ele ja pergunta quais pacotes vc quer instalar.
Instalei o lamp ssh server o samba e um outro la de SQL q nao me lembro o nome.

A questao é a seguinte, eu nao estou sabendo jogar os arquivos do site para dentro do servidor, nao possuo experiencia qse que nenhuma com linux. Ja ate acessei o servidor pelo navegador utilizando o IP e mostra a mensagem "Its work" o que ao meu ver significa que esta tudo ok certo?

O que devo fazer? Ja dei ate uma olhada nakele livro do Morimoto de Redes e Servidores.

Offline gontijobh

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Hospedagem Ubuntu Server
« Resposta #1 Online: 30 de Setembro de 2009, 12:43 »
Eu aconselho que você estude mais para depois, usar um servidor em produção, pois pode ocorrer erros durante o uso ai vai ser pior.

Eu tenho 2 livros do morimoto são muito bons para iniciantes, mais somente o conteúdo deles não vai resolver problemas mais complexos então pesquisar vai ser necessário.

Sobre o local para colocar os arquivos ele e configurável, ai vai depender muito de qual é o objetivo desse servidor, se ele vai hospedar somente um site, ou ser vai hospedar varios...., outra coisa e a configuração do DNS.

Outra pergunta que se deve fazer e qual ou quais soluções o seu site usar : php, python,... e qual banco de dados: mysql, postgre, sql server...

Pelo que eu vi, você instalou o samba, você sabe para que ele serve? por que para um servidor de hospedagem não e necessário sua instalação.

Bom espero ter ajudado, qualquer duvida va em frente e pergunte :)
Kennex U50SA|Pentium Dual Core T2370|2GB DDR II|250 Gb Sata|ATI Mobility Radeon HD 2400 128MB DDR3
Lubuntu 10.10

Offline Dobrowolsky

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 30 de Setembro de 2009, 13:04 »
Estes 2 livros eu consigo acessar pelo GHD?

O servidor vai ser para apenas 1 site, por enquanto sera apenas intranet, mas penso em utilizar o no-ip para acesso externo também, pois nao tenho ip fixo.

Vai ser em php e banco em mysql.

Pois é instalei o Samba, ate onde sei ele serve para ftp certo? o que eu pretendo utilizar futuramente tambem.

Estou fuçando e tentando aprender com um computador para testes, por isso ainda nao tenho problemas se der algo errado.

Agora apareceu um novo problema que é o seguinte:
Quando tento atualizar o servidor eu nao estou conseguindo, utilizo corretamente o apt-get install update e nao atualiza, nao consigo instalar tambem nenhum outro pacote.
Fica assim exatamente.

matheus@Teste:~$ sudo apt-get install update
A ler as listas de pacotes... Pronto
A construir árvore de dependências
A ler a informação de estado... Pronto
E: Impossível encontrar o pacote update

Offline gontijobh

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 02 de Outubro de 2009, 22:58 »
Estes 2 livros eu consigo acessar pelo GHD?
Eu acho que pelo site você vai ter acesso parcial(pow ele vende o livro então ele não vai dar da mão beijada né)

O servidor vai ser para apenas 1 site, por enquanto sera apenas intranet, mas penso em utilizar o no-ip para acesso externo também, pois nao tenho ip fixo.
Sendo assim você pode usar o diretório
Código: [Selecionar]
/var/www que é o diretório padrão

Pois é instalei o Samba, ate onde sei ele serve para ftp certo? o que eu pretendo utilizar futuramente tambem.
Você confundiu o samba não e servidor ftp, ele é um servidor smb, para "comunicar" com computadores Windows, assim essa comunicação pode ser compartilhar arquivos, impressora ou até mesmo um servidor pdc... em resumo não tem nada a ver com um servidor para hospedar um site.

Use esse tutorial para instalar o servidor ftp : http://www.gdhpress.com.br/servidores/leia/index.php?p=cap6-31

Agora apareceu um novo problema que é o seguinte:
Quando tento atualizar o servidor eu nao estou conseguindo, utilizo corretamente o apt-get install update e nao atualiza, nao consigo instalar tambem nenhum outro pacote.
Fica assim exatamente.
O comando não é
sudo apt-get install updateé sim:
sudo apt-get updateDepois :
sudo apt-get upgrade
Um conselho instale o servidor usando o minimo, e depois usando o apt-get, instale o apache,php,mysql,proftpd,bind....
Kennex U50SA|Pentium Dual Core T2370|2GB DDR II|250 Gb Sata|ATI Mobility Radeon HD 2400 128MB DDR3
Lubuntu 10.10

Offline Dobrowolsky

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 03 de Outubro de 2009, 13:23 »
gontijobh brigadao pelas dicas kra, eu realmente estava tendo problemas com a instalaçao de pacotes também estava dando este mesmo erro que apresentei com o update e upgrade, mais estes dois ai realmente foi vacilo  :-\.

eu acabei instalando a interface grafica no servidor  :'( pra poder jogar os arquivos pra dentro da /var/www/ esta louco para ver como ia ficar, lembrando que por enquanto estou mexendo apenas para testes e ir pegando experiencia, bom ontem eu ja recomecei a refazer tudo e estou configurando 1 coisa de cada vez do lamp e relamente nao pretendo colocar uma interface grafica.

agora uma duvida que eu tenho é a de como fazer para copiar os arquivos do site pra dentro do servidor linux, utilizando um pendrive ou direto de um outro computador windows para linux....
dai eu ja teria de usar o samba ne?

Offline gontijobh

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 03 de Outubro de 2009, 20:06 »
agora uma duvida que eu tenho é a de como fazer para copiar os arquivos do site pra dentro do servidor linux, utilizando um pendrive ou direto de um outro computador windows para linux....
dai eu ja teria de usar o samba ne?

Não necessariamente, você poderia configurar um servidor ftp, e no windows usar um cliente ftp e enviar os arquivos de lá, essa situação e mais adequada ao seu caso.

O samba é mais usado para criar redes mista entre Linux e Windows, para poderem compartilhar recursos(arquivos, impressoras e etc).

Para copiar arquivos do pendrive, e fácil se não me engano no Ubuntu server o hal já vem instalado, se ele vier o pendrive monta automaticamente no diretório :
/media/disk se não me engano dependendo pode ser disk-2..3 dependendo da quantidade de unidades removíveis(é assim mesmo que escreve !??).

ai você entra no pendrive
cd /media/disk se nessa hora você tiver duvida de qual é o seu pendrive escreva cd /media e aperte TAB, e depois visualize o seu pendrive
ls ai você pode entrar em outros diretórios
cd ... e copiar o arquivo para o seu o diretório do apache
cp * /var/www....

Claro que tem outros modos de você gerenciar o seu servidor, mais ai seria melhor você pesquisar um pouco pois seria meio difícil de colocar aqui todos os passos.

Lembrando que se esse servidor for aberto para a internet será essencial configurar o firewall xD.

Espero ter ajudado até agora.

Boa sorte.
Lubuntu 10.10

Offline Dobrowolsky

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 03 de Outubro de 2009, 20:18 »
Opa interessante
vlw a ajuda ^^
segunda feira ja devo testar com o banco de dados pra ver se ja vai rodar tudo redondinho ^^

Offline Dobrowolsky

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 06 de Outubro de 2009, 12:44 »
Bom ja consegui configurar o servidor certinho ^^
agora so preciso configurar pra acesso via intranet usando o nome do dominio ai inves do ip/pasta =X
estou procurando ainda como fazer
se alguem tiver uma dica ^^

Offline gontijobh

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 06 de Outubro de 2009, 18:35 »
Pesquisa sobre o bind (servidor dns).
Você configura ele na sua rede e depois configura o seu servidor dhcp para coloca-lo como padrão da sua rede.
Lubuntu 10.10

Offline Dobrowolsky

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 06 de Outubro de 2009, 20:42 »
hm... entendi xDD
so q nao vai rolar... pelo menos por enquanto
infelizmente

Offline Dobrowolsky

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: 08 de Outubro de 2009, 11:03 »
Poxa to tentando configura aki o bind e nao estou conseguindo...
o unico problema é que nao fiz registro no dominios br o acesso seria apenas para uso interno da rede

a configuraçao esta da seguinte forma

arquivo named.conf.local

zone "teste.com.br" in {
type master;
file "/etc/bind/db.teste";
allow-transfer {192.168.1.206; };
};

e o db.teste esta assim

@ IN SOA servidor.teste.com.br. teste.teste.com.br. (
2009100845 3H 15M 1W 1D )
NS servidor.teste.com.br.
IN MX 10 servidor.teste.com.br
teste.com.br. A 192.168.1.206
www A 192.168.1.206
ftp A 192.168.1.206
smpt A 192.168.1.206
so que nao funciona de forma alguma :/
alguma soluçao?

Ta dando um outro erro aqui.
Ja estou testando os arquivos do site que estamos montando (em PHP) ele esta sendo escrito no windows com as versoes do apache mysql e php um pouco acima das versoes que estou usando no servidor.
Executando os arquivos la no windows funciona tudo certinho ja no LAMP ocorre erros.

isso pode ser devido a diferença das versoes?
« Última modificação: 09 de Outubro de 2009, 11:41 por Dobrowolsky »

Offline gontijobh

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: 10 de Outubro de 2009, 15:27 »
Poxa to tentando configura aki o bind e nao estou conseguindo...
o unico problema é que nao fiz registro no dominios br o acesso seria apenas para uso interno da rede

a configuraçao esta da seguinte forma

arquivo named.conf.local

Código:
zone "teste.com.br" in {
type master;
file "/etc/bind/db.teste";
allow-transfer {192.168.1.206; };
};

e o db.teste esta assim

Código:
@ IN SOA servidor.teste.com.br. teste.teste.com.br. (
2009100845 3H 15M 1W 1D )
NS servidor.teste.com.br.
IN MX 10 servidor.teste.com.br
teste.com.br. A 192.168.1.206
www A 192.168.1.206
ftp A 192.168.1.206
smpt A 192.168.1.206
so que nao funciona de forma alguma :/
alguma soluçao?

Da uma olhada nesse tutorial aqui:
http://penguim.wordpress.com/2008/05/09/configurando-o-bind9-no-ubuntudebian/

se você quer domínio de graça entra nesse site : http://www.co.cc/

Ta dando um outro erro aqui.
Ja estou testando os arquivos do site que estamos montando (em PHP) ele esta sendo escrito no windows com as versoes do apache mysql e php um pouco acima das versoes que estou usando no servidor.
Executando os arquivos la no windows funciona tudo certinho ja no LAMP ocorre erros.

isso pode ser devido a diferença das versoes?

Sim, pode sim, vai depender do código se ele foi programado para rodar somente em versões mais novas e porque ele usa algum recurso que está somente presente nessa versão.

Mais os seus erros pode ser por outro motivo, ai você tem que detalhar os erros melhor, para alguém te ajude.
Lubuntu 10.10

Offline Dobrowolsky

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: 10 de Outubro de 2009, 16:53 »
Sim, pode sim, vai depender do código se ele foi programado para rodar somente em versões mais novas e porque ele usa algum recurso que está somente presente nessa versão.

Mais os seus erros pode ser por outro motivo, ai você tem que detalhar os erros melhor, para alguém te ajude.

hm, eu estava tentando atualizar as versoes do lamp e nao estou conseguindo, sempre fala que ja esta na versao atualizada, provavelmente estou tentando de forma erronea....
utilizo o apt-get install :/
ta errado ne?

Offline gontijobh

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #13 Online: 11 de Outubro de 2009, 16:07 »
Provavelmente você está usando a ultima versão que o ubuntu disponibiliza, que não é exatamente a ultima versão do software.
Se você quer usar a ultima versão provavelmente vai ter que compilar o software.
Lubuntu 10.10

Offline Dobrowolsky

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #14 Online: 13 de Outubro de 2009, 18:04 »
Bom ja estou conseguindo acesso externo tanto com http, ssh e ftp. Porem o ftp quando eu coloco usuario e senha ele falar q nao tenho permissao para acesso, e um outro erro que esta dando também é q mesmo eu tendo todas as permissoes (isso so interno) eu nao consigo deletar a pasta. Alguma ideia do motivo?