Possivel BUG ubuntu 9.04.

Iniciado por HenriquePrado, 29 de Setembro de 2009, 17:07

tópico anterior - próximo tópico

HenriquePrado

Olá pessoal,

Estou enfrentando um problema no ubuntu 9.04 meio estranho de resolver, sou programador e tenho Ubuntu em minha residencia como um servidor de backup, acontece que quando migrei pro 9.04 ao deletar os arquivos em media 12GB precionando a tecla delete(sem o shift) os arquivos não são movido pra lugar algum e não são excluidos!!!. Os mesmos apenas desaparecem e continuam oculpando espaço.

é como se os arquivos supostamente exlcluidos reduzisem o tamanho da partição pois quando utilizo o ultilitario de varredura do HD ele verifica que tenho 30GB oculpados e a hd está lotada estranho não ?? e mais incrivel quando deleto arquivos pequenos eles se movem pra lixeira de onde eu posso esvazia-la e liberar espaço !!!. e tem mais quando eu excluo usando Shift+Del mesmo arquivos grandes libera o espaço do HD.

Gostaria de uma solução ou uma ajuda de vcs usuarios imensamentes mais experientes do que eu...

Grato Henrique Prado

Tota

Olá,

Vamos ao assunto:

Já deu uma espiada em ~/.local/share/trash  ?

Acredito que seus arquivos "fantasmas" podem estar lá.

e veja na pasta do root também.

[],s

HenriquePrado

CitarVamos ao assunto:

Já deu uma espiada em ~/.local/share/trash  ?

Acredito que seus arquivos "fantasmas" podem estar lá.

e veja na pasta do root também.

[],s

oi obrigado pelo toque já alterei a fonte, já verifiquei nos diretorios sim e eles não estão lá.

Tota

As ordens

Mas para algum lugar eles foram.

Pasta temp, sei lá.

Se voce lembra o nome de algum arquivo, tente um find ou whereis

Eu li um post igualzinho ou muito parecido e os arquivos estavam onde te falei.

[],s

HenriquePrado

http://linux-mysql.servehttp.com/1.GIF

Pessoal, coloquei esta imagem para vocês entederem o que estou dizendo vejam a capacidade da HD é de 140GB e possui 128,5GB oculpados(olhe em cima em baixo do menu). porem possuem apenas 50GB oculpados segundo a varredura do HD.

Grato

Tota

Também estou pensando no cache do apt.

Experimente limpar o cache < # apt-get clean > depois <# apt-get autoremove >

O que obtém de informação usando o gparted ( Editor de partições ) ?

HenriquePrado

Olha eu denovo tentei e não obtive exitos.

estou pensando em algum bug no sistema de partições do ubuntu 9.04 porem o gparted não tenho instalado vc acha que poderia resolver ??/ se sim eu instalo

clcampos

Caramba... o que ocupa tanto espaço no /var?

Nem cache do apt ocuparia tanto espaço!

Tem como executar o comando abaixo:

Citarsudo   du -sh /var/*

E colar a resposta aqui. Poderia pedir para fazer no /var todo, mas a resposta seria muito extensa, melhor ir por partes.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

HenriquePrado

Olha o var tá com tanto espaço pq eu uso mysql e lá é onde eu guardo meus backups

lá era onde estavam os backups que foram excluidos e geraram o problema só que 25gb naum é nada perto dos 75GB ocupados pelo erro =x

HenriquePrado

CitarCaramba... o que ocupa tanto espaço no /var?

Nem cache do apt ocuparia tanto espaço!

Tem como executar o comando abaixo:

sudo   du -sh /var/*

E colar a resposta aqui. Poderia pedir para fazer no /var todo, mas a resposta seria muito extensa, melhor ir por partes.

Tá ai

linux-mysql.servehttp.com/2.png

VB5

Henrique,
verifique em /root/.local/share/trash/files  (é apenas uma variação da dica já passada pelo colega Tota). Uma vez meu espaço começou a diminuir rapidamente e descobri que eram arquivos de backup que eu tentara excluir, mas que foram parar lá. Claro, faça isso como root...

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

HenriquePrado

Srs. problema resolvido. os arquivos estavão de alguma forma ocultos na propria pasta var =x, mais apenas descobri isso graças a vcs grato.

Obrigado a todos não teria conseguido sem vcs