Autor Tópico: Instalando a sua placa de video Nvidia/ATi  (Lida 102323 vezes)

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Instalando a sua placa de video Nvidia/ATi
« Resposta #30 Online: 11 de Abril de 2010, 23:47 »
Ola Fabio, no tutorial estamos instalando no modo texto pois e "uma garantia a mais" mas isso nao quer dizer que vc, que por enquanto esta sem acesso ao modo texto, nao podera instalar o driver pelo terminal com o servidor X rodando, alguns usuarios sao mais "conservadores" e preferem minimizar a possivel ocorrencia de problemas instalando pelo modo texto.

Abra o terminal e execute;

sudo apt-get update && sudo apt-get -y install module-assistant debhelper dpkg-dev gettext html2text intltool-debian patch po-debconf dh-make debian-keyring build-essential subversion git-core hardinfo automake autoconf libncurses5-dev libncurses5 autotools-dev m4 libtool && sudo apt-get update && sudo aptitude install envyng-core envyng-gtk && sudo su

Apos entre com sua senha e execute;  

envyng -t

Escolha o recomendado com sinal de (+)
« Última modificação: 23 de Abril de 2010, 00:03 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Hanadriel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Instalando a sua placa de video Nvidia/ATi
« Resposta #31 Online: 24 de Abril de 2010, 06:24 »
Ola pessoal!
estou tendo um problema simples,e para os mais experientes credito que seja facil de resolver
Instalei o Ubuntu 10.04 RC esta otimo(Novato no linux).Apanhei muito para poder instalar minha placa Nvidia
O problema maior é que o Envy esta descontinuado.entao nao tem como mais instalar ele.
Entrei Sistema>Administração>Drivers de Hardware e esta escrito.

Botao verde:Nvidia_current

e em baixo esta escrito

Botao verde:Este Driver está ativo,mas nao esta atualmente em uso.

entro no nvidia-setting e nao abre....

procurei em todos os lugares e nao achei a soluçao acredito que aqui conseguirei..

Abraçao a todos!

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Instalando a sua placa de video Nvidia/ATi
« Resposta #32 Online: 24 de Abril de 2010, 12:15 »
Ola, a versao Ubuntu 10.04 e uma release candidate (RC) ainda podem ocorrer mudanças se algum problema grave for detectado. Por gentileza poderia citar a fonte da informação que o Envy nao esta mais disponivel ou que sofreu alguma alteração? Assim farei algumas mudanças no tutorial.

Abra o sinaptico e procure por envy no campo de pesquisa para sabermos se o pacote ainda esta nos repositorios.

Realmente Hanadriel, o pacote nao esta mais disponivel no Lucid (no karmic esta listado normalmente) aqui no meu beta2 e a noticia procede;

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
http://albertomilone.com/wordpress/?p=477

Tradução;

* EnvyNG e Envy não existem mais. Eu não tinha tempo para mantê-los e eu realmente prefiro trabalhar no Jockey (eu já tinha contribuído com código para isso no passado), como é o nosso gerenciador de driver de propósito geral.
    * O instalador da Nvidia do site da Nvidia não vai mais trabalhar por causa do novo sistema de alternativas que eu tenho aplicado no Lucid. Vou trabalhar neste fim de que ele seja fixado antes do lançamento final.
    * Graças ao novo sistema de alternativas que você será capaz de ter todos os drivers da nvidia e o driver fglrx (quando este último será compatível com o lúcido, que é) instalados ao mesmo tempo, mas use apenas um de cada vez. Alternando entre os drivers serão apenas uma questão de lançar Jockey e selecionar o driver que você precisa. O ideal (no futuro, não no Lucid) você não vai mesmo ter de fazer isso e Ubuntu vai mudar o driver na inicialização.

Espero ser capaz de blog mais sobre meu trabalho em breve.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pelo visto esse problema esta relacionado ao jockey e nao aparentemente ao driver Nvidia. Como vc instalou o driver? Atravez dos drivers de hardware somente selecionando o recomendado ou atraves do modo 2 descrito no topico? Vc tem aceleração e o compiz esta rodando normalmente?(abra o terminal e digite);

glxinfo

Observe as primeiras linhas e procure por;

direct rendering: Yes

Poste a saida dos comandos lspci lsusb uname -a para sabermos qual a sua placa de video e arquitetura e verifique se vc tem instalado os pacotes jockey-common e jockey-gtk e qual a versao deles instaladas(0.5.8-0ubuntu8 ou posterior) e nos canais de software (em administração) devem estar todos marcados e conferir os updates diariamente que o problema sera corrigido.

Reveja todos os passos feitos para a instalação do driver principalmente as perguntas que lhe sao feitas durante a instalação (modo 2) e coloque a saida dos comandos para os companheiros do forum entenderem melhor o problema.

Veja tbm;
https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/jockey/+bug/539997
« Última modificação: 24 de Abril de 2010, 12:41 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Hanadriel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Instalando a sua placa de video Nvidia/ATi
« Resposta #33 Online: 24 de Abril de 2010, 14:14 »
Ola platão.
Compiz nao funcionando.
Entao ai vai as configurações:
glxinfo
NVIDIA OpenGL Driver requires CPUs with SSE to run.

The current CPU does not support SSE.

lspci
00:00.0 Host bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] 730 Host (rev 02)
00:00.1 IDE interface: Silicon Integrated Systems [SiS] 5513 [IDE] (rev d0)
00:01.0 ISA bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS85C503/5513 (LPC Bridge)
00:01.1 Ethernet controller: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS900 PCI Fast Ethernet (rev 82)
00:01.2 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 1.1 Controller (rev 07)
00:01.3 USB Controller: Silicon Integrated Systems [SiS] USB 1.1 Controller (rev 07)
00:01.4 Multimedia audio controller: Silicon Integrated Systems [SiS] SiS PCI Audio Accelerator (rev 02)
00:02.0 PCI bridge: Silicon Integrated Systems [SiS] Virtual PCI-to-PCI bridge (AGP)
00:0b.0 Ethernet controller: Atheros Communications Inc. Atheros AR5001X+ Wireless Network Adapter (rev 01)
01:00.0 VGA compatible controller: nVidia Corporation NV44A [GeForce 6200] (rev a1)

lsusb
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0001 Linux Foundation 1.1 root hub

uname -a
Linux god-desktop 2.6.32-21-generic #32-Ubuntu SMP Fri Apr 16 08:10:02 UTC 2010 i686 GNU/Linux

Então o estranho é aquilo tambem SSE nao suporta,meu pc é antigo e realmente o processador nao possui SSE.Mas issoq uer dizer que o que esta sendo reconhecido é o Onboard da placa mae ou estou enganado?

O erro no Jockey foi corrigido nesta versão o beta 2 esta com problema.

Jockey-common 0.5.8-0ubuntu8
jockey-gkt 0.5.8-0ubuntu8


Estao realmente instalados aqui!

Obrigado


Offline Hanadriel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Instalando a sua placa de video Nvidia/ATi
« Resposta #34 Online: 24 de Abril de 2010, 15:11 »
Platão!
Consegui resolver o problema so foi instalar o nvidia-common e apareceu:

botão verde:O driver esta em uso.

porem nao da para tiver qualquer efeito visual ai vem no caso do

SSE,acredito que é um erro tambem nao?
Ja que no site no qual vc me passou a relatos disto!
Agora realmente nao sei o que fazer!


Abraçao!

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Instalando a sua placa de video Nvidia/ATi
« Resposta #35 Online: 24 de Abril de 2010, 18:09 »
Ola, primeiramente verifique na sua bios so por desencargo de consciencia se esta desabilitado o video onboard(se houver um), se eu nao estiver enganado os companheiros que me corrijam, desde a versao 173.XXX o suporte as instruçoes SSE estao disponiveis no drive nvidia para CPUs não-SSE como exemplo os Atlhon Thunderbird.

Tente entao remover o driver instalado nos drivers de hardware e reiniciar. Ao logar novamente fazer um update do sistema;

sudo apt-get update && sudo apt-get -y install module-assistant debhelper dpkg-dev gettext html2text intltool-debian patch po-debconf dh-make debian-keyring build-essential subversion git-core hardinfo automake autoconf libncurses5-dev libncurses5 autotools-dev m4 libtool && sudo apt-get update

E apos instalar atraves dos drivers de hardware, novamente a versao recomendada ou uma versao anterior.

Veja tbm;

http://www.ubuntu.com/getubuntu/releasenotes/1004
http://i997.photobucket.com/albums/af91/platao/nvidia_installed.jpg

***O "Hardware Drivers" ferramenta (Jockey), exige-se a data do pacote listas antes que detecta e anuncia pacotes de driver necessário. Imediatamente após uma nova instalação, estas listas pacote não estará presente. Antes da executção do Jockey, pela primeira vez, atualizar as listas de pacotes usando o System-> Administration-> Software-> Update Manager (no Ubuntu) ou "KPackageKit" (no Kubuntu).

***Ubuntu LTS 10,04 inclui uma melhor integração de pacotes de drivers binários da nVidia. Infelizmente, isso vem à custa de compatibilidade com o instalador do montante previsto no site da nVidia. Usuários que desejam usar o drivers de vídeo nVidia binário com 10,04 LTS deve instalá-los usando os pacotes do Ubuntu, conforme disponibilizado em Sistema -> Administração -> Hardware Drivers.
« Última modificação: 05 de Julho de 2010, 14:58 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Hanadriel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Instalando a sua placa de video Nvidia/ATi [resolvido]
« Resposta #36 Online: 24 de Abril de 2010, 19:50 »
Platão!

obrigado mesmo funcionou mudei para 173 e funcionou perfeitamente.
Agora todos os efeitos visuais estao funcionado
obrigado mesmo!

Offline fabiobianchi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
[Resolvido] Instalando a sua placa de video Nvidia/ATi
« Resposta #37 Online: 28 de Abril de 2010, 00:38 »
Ola Fabio, no tutorial estamos instalando no modo texto pois e "uma garantia a mais" mas isso nao quer dizer que vc, que por enquanto esta sem acesso ao modo texto, nao podera instalar o driver pelo terminal com o servidor X rodando, alguns usuarios sao mais "conservadores" e preferem minimizar a possivel ocorrencia de problemas instalando pelo modo texto.

Abra o terminal e execute;

sudo apt-get update && sudo apt-get -y install module-assistant debhelper dpkg-dev gettext html2text intltool-debian patch po-debconf dh-make debian-keyring build-essential subversion git-core hardinfo automake autoconf libncurses5-dev libncurses5 autotools-dev m4 libtool && sudo apt-get update && sudo aptitude install envyng-core envyng-gtk && sudo su

Apos entre com sua senha e execute;  

envyng -t

Escolha o recomendado com sinal de (+)

Platão, funcionou perfeitamente.
Mais uma vez obrigado por sua ajuda!

Fabio

Offline KARRANKA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Placa Geforce 9600 GT XFX sem sinal de vídeo após o Boot
« Resposta #38 Online: 06 de Maio de 2010, 20:46 »
Boa noite a todos do forum, desculpa se houve algum erro de minha parte sobre quaisquer aspecto.
Meu problema se dá com instalação do ubuntu 10.04. Eu tenho uma máquina com as seguintes configurações: intel core quad q8200,

placa de vídeo geforce 9600 gt xfx e 4 ram. Estou louco tentando solucionar o problema da instalação onde logo apois o boot o

monitor informa que não há sinal, ja tentei as outras opções ( não lembro bem o nome agora )só que mesmo após a contagem de

algumas linhas de comando o sinal torna a ficar ausente em ambos os casos, não sei o que fazer, uma vez que não posso ver nem

mesmo as opções necessárias para instalação não há como instalar, para eu poder ultilizar o ubuntu tenho que desinstalar minha

placa de vídeo ou emular o ubuntu com virtualbox dentro do windows 7, só que não me dou por satisfeito pois há uma grande perda de

desempenho ultilizando de virtualização uma vez que meu processador não possui todas as características necessárias para eu poder

ter um bom desempenho. Por favor me ajude não sei o que fazer, já instalei o ubuntu sem a placa geforce, tentei instalar o drive da geforce ultilizando minha placa gráfica onboard para após instalar a geforce na esperança de resolver, imagino que isso deve ser um absurdo para vcs e por isso peço desculpa pela falta de conhecimento do sistema, como era de se esperar não tive sucesso, por isso que peço a ajuda de vcs... favor me ajude. Desde já agradeço.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Instalando a sua placa de video Nvidia/ATi
« Resposta #39 Online: 06 de Maio de 2010, 22:05 »
Ola companheiros Fabio e Hanadriel, acho otimo que tudo tenha ocorrido bem.

Ola companheiro Karranka, se desejar remover a citação e deixar so a sua duvida fique a vontade, primeiramente é preciso verificar como foi feita a gravação do seu cd-rom do Lucid. Apos o download deve ser feita a verificação do arquivo ISO com a md5 disponivel na home page do Ubuntu https://help.ubuntu.com/community/HowToMD5SUM#MD5SUM%20on%20Windows e apos comparadas aqui https://help.ubuntu.com/community/UbuntuHashes com a versao escolhida. Por exemplo apos executar o md5 da sua ISO e obtiver (para o caso do Ubuntu 32bits desktop) a saida  d044a2a0c8103fc3e5b7e18b0f7de1c8 significa que a sua ISO esta integra e pronta para ser gravada em velocidade mais baixa possivel com midia de boa qualidade.

Qual e a sua placa mae? pesquise no Google por exemplo; Asus A7N8X-E+linux ou A7N8X-E+Ubuntu+10.04 e veja se retorna alguma sugestao ou problema para entendermos melhor, verifique a sua bios por alguma configuração conflitante se estiver usando a placa off-board entao a onboard deve estar desabilitada e desmarcar coisas como boot virus protection entre outras verificações que vc ja deve ter feito etc.

Vc consegue instalar normalmente e so depois do primeiro boot ocorre esse problema? Qual a placa de video on-board? Alternativamente ao dar boot pelo cd ou pela sua instalação selecione (apertando f7) todas as opções e veja se corre normalmente. Coloque tbm se possivel a saida dos comamdos;

lsusb
lspci
uname -a

Aparece no monitor alguma coisa como isso? As mensagens de erro sao muito importantes nessa hora descreva se possivel.

         Analógico
=====================
        Fora de Escala
=====================

   50.8KHz / 47Hz

Se sim e so proceder;

Ctrl+Alt+F2

sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg.

Depois de feita a configuração, reiniciar.

Veja tbm;
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,65750.0/topicseen.html
http://systembash.com/content/how-to-turn-off-your-monitor-via-command-line-in-ubuntu/
« Última modificação: 07 de Maio de 2010, 09:55 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline erkrijo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Re: Instalando a sua placa de video Nvidia/ATi
« Resposta #40 Online: 13 de Maio de 2010, 12:23 »
O 10.04 veio com todos os bugs da minha placa Nvidia resolvidos.

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Instalando a sua placa de video Nvidia/ATi
« Resposta #41 Online: 13 de Maio de 2010, 13:12 »
Ola Erkrijo, a tendencia e de melhora sim, infelizmente o nosso companheiro Alberto o desenvolvedor do Envy descontinuou o projeto para se juntar ao pessoal no desenvolvimento do Jockey. Portanto nao existe mais o Envy nos repositorios da versao 10 do Ubuntu(a 9.10 continua listado).

 
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline erkrijo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Re: Instalando a sua placa de video Nvidia/ATi
« Resposta #42 Online: 13 de Maio de 2010, 17:45 »
Poxa o Envy foi mesmo uma mão na roda... Ví que outras coisas mudaram também, nem todas pro bem, mas a maioria deu certinho.

Offline wvc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Instalando a sua placa de video Nvidia/ATi
« Resposta #43 Online: 28 de Junho de 2010, 22:26 »
Ola companheiros, vi que muitas pessoas estao com dificuldades para instalar suas placas graficas quanto aos procedimentos no Ubuntu, estou postando aqui para o pessoal do forum tirar as suas duvidas.
Se vc tem dificuldade para guardar comandos e tiver uma impressora imprima ou anote, em dado momento vc vai desabilitar a parte grafica para dar sequencia ao tutorial entao e necessario ter tudo anotado faça passo a passo, depois de duas ou tres vezes vc nao esquece mais. Boa sorte!

« Última modificação: 30/Mai/2010 às 23:27 por platao »
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Modo 2 --> Manualmente com proprietario modo texto (Todas as Versões do Ubuntu)


Va ao site:    Nvidia---> http://www.nvidia.com.br/Download/index.aspx?lang=br   ATI---> http://support.amd.com/us/gpudownload/Pages/index.aspx

--->tenha certeza de que esta fazendo o download do driver correto (x86=32bit) e (x86_64=64bit)<---

faça o download do driver da sua placa e coloque na sua pasta home.

control+alt+f1     ===> entra no modo texto

sudo apt-get update    ===> faz update dos pacotes

sudo su   ===>tornando-se root (vai pedir loguin e senha de usuario, se ele pedir novamente a senha de root forneça a mesma senha)

/etc/init.d/gdm stop     ===> desabilita a parte grafica para que o driver seja instalado sem nenhuma interferencia

cd /home/seu usuario aqui   ===> navegue ate a sua pasta de usuario onde esta o driver

ls    ===> lista as pastas e arquivos da sua home vc vai ver o driver listado, o que vc baixou  

chmod a+x nome do driver aqui   ===> da permissao de leitura e execução

./nome do driver aqui     ===> executa (note que tem o ponto antes da barra)

responda as perguntas do instalador   ===> preste a atenção nas perguntas nao tem erro

no final ele vai perguntar se vc quer gravar a configuração do X vc clica yes

/etc/init.d/gdm start    ===> inicia a parte grafica novamente com o novo driver ativado

A aceleração ja vai estar disponivel.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Segui o que vc mencionou acima, e no final aparece o seguinte:

Created directory fglrx-install.jRpWjt
Verifying archive integrity... All good.
Uncompressing ATI Proprietary Linux Driver-8.593............................................. .................................................. .................................................. .................................................. .................................................. .................................................. .................................................. .................................................. .................................................. .................................................. .................................................. .................................................. .................................................. .................................................. .................................................. .................................................. .................................................. .................................................. .................................................. ..........................................
==================================================
ATI Technologies Linux Driver Installer/Packager
==================================================

Error: ./default_policy.sh does not support version
default:v2:i686:lib::none:2.6.32-21-generic; make sure that the version is being
correctly set by --iscurrentdistro

Sempre usei o windows e após ler um pouco e pesquisar algumas opniões, resolvi instalar o ubuntu 10.04 para ver se consigo me livrar do monopólio da microsoft, confesso que tá complicado, mas sou brasileiro e não desisto nunca...

Tive diversos problemas pra instalar pois sempre após reiniciar após a instalação ficava uma tela preta, até que li uma dica dizendo para na tela do dual boot digitar "e" e acrescentar após quiet splash dois "espaços" e "nomodeset" e só assim enfim consegui entrar na "área de trabalho" do ubuntu, só que se eu reiniciar sem fazer o passo anterior fica na tela preta novamente, enfim, com essa dica consigo pelo menos "ver" o ubuntu funcionar, daí resolvi pesquisar como resolver o problema de vez, baixei o driver da minha placa de vídeo (ati radeon xpress 1250) do site da amd e salvei no hd e segui sua dica (acima citada), só que aparece o tal erro, perdi praticamente o dia todo na frente do micro e não consegui resolver o problema, pois diversas pessoas apresentam diversas opções para o mesmo problema, a que cheguei mais próximo de resolver (acho eu) foi a sua, porém não consegui. Não vou desistir fácil, mas confesso que se eu soubesse que era tão complicado nem tinha começado...

Conto com a ajuda e paciência dos amigos do fórum


Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Instalando a sua placa de video Nvidia/ATi
« Resposta #44 Online: 29 de Junho de 2010, 13:16 »
Ola companheiro wvc, no Ubuntu como em qualquer outra situação em que vc se dispoe a aprender algo ha sempre uma fase de transição que e dificil, mas resista pois e passageiro. Muitas vezes queremos que a coisa funcione "a moda Windows" mas nao e assim que as coisas funcionam no Ubuntu, persevere companheiro!!!

Pelo visto vc tem dois problemas distintos;

1-Fixar na inicialização do grub o parametro nomodeset
2-Fixar o problema com a sua placa de video Radeon

1-Se vc somente editar a entrada no grub vc ja viu que nao fica permanente, isso e util no caso de fazermos alguma configuração errada, apos o proximo boot ele volta as configurações anteriores. Para tornar permanente altere o arquivo;

sudo gedit /etc/default/grub

Procure por GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT

e deixe essa linha assim;

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="quiet splash nomodeset"     --->pode haver mais parametros aqui depois de nomodeset

salve e feche.

sudo update-grub

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,68263.msg381059/topicseen.html#msg381059

2-A sua placa ATi radeon Xpress 1250 nao e mais suportada pelo novo Xserver. Vc pode usar-la nas versoes 8.10 e anteriores(com aceleração 3D plena). Na versao 8.10 vc pode instalar normalmente o driver proprietario atravez do Envy como no tutorial, agora se vc estiver usando 9.04 pra frente tera que ficar com o driver da comunidade(que provavelmente ja esta instalado)(somente aceleração 2D ate onde eu saiba o driver da comunidade ainda nao oferece 3D). A ATi nao oferece mais suporte para a sua placa, isso inclui todos os modelos da serie 9000 e da serie Xpress ate a X2100.

Entao provavelmente na sua maquina vc ja deve estar usando o driver da comunidade, o Ubuntu 9.04 ,9.10 e 10.04 por conta do xorg-xserver 1.6(em diante), não suporta as seguintes placas antigas:

* ATI Radeon 9500 Series
* ATI Radeon 9550 Series
* ATI Radeon 9600 Series
* ATI Radeon 9700 Series
* ATI Radeon 9800 Series
* ATI Radeon X300 Series
* ATI Radeon X550 Series
* ATI Radeon X600 Series
* ATI Radeon X700 Series
* ATI Radeon X800 Series
* ATI Radeon X850 Series
* ATI Radeon X1050 Series
* ATI Radeon X1200 Series
* ATI Radeon X1250 Series
* ATI Radeon X1300 Series
* ATI Radeon X1400 Series
* ATI Radeon X1550 Series
* ATI Radeon X1600 Series
* ATI Radeon X1650 Series
* ATI Radeon X1800 Series
* ATI Radeon X1900 Series
* ATI Radeon Xpress Series
* ATI Radeon X2100 Series

Fonte: http://wiki.cchtml.com/index.php/9.4

Instale os pacotes;(sao pacotes basicos e bom deixa-los instalados e o update do sistema em seguida)

sudo apt-get update && sudo apt-get -y install module-assistant debhelper dpkg-dev gettext html2text intltool-debian patch po-debconf dh-make debian-keyring build-essential subversion git-core hardinfo automake autoconf libncurses5-dev libncurses5 autotools-dev m4 libtool simple-ccsm compizconfig-settings-manager

Tente agora obter os efeitos atraves do metacity(vc tera os efeitos mais simples e os mais funcionais mas nao o "cubo") com esse comando;

gconftool-2 --type bool --set "/apps/metacity/general/compositing_manager" "true"


Se preferir manualmente;

digite gconf-editor no terminal;

Abrirá uma nova tela nela acesse a pasta Apps >> Metacity >> General, dentro dessa pasta localize compositing-manager marque essa opção.

Os Efeitos visuais funcionaram normalmente.

OBS: Nas propriedades do Ubuntu Aba Efeitos Visuais continuou como Nenhum, mais os Efeitos funcionaram normalmente
« Última modificação: 01 de Julho de 2010, 13:23 por platao »
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997