Autor Tópico: Instalação do Ubuntu em Laptop  (Lida 4117 vezes)

Offline Fatimatate

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
  • De bem com a vida!
    • Ver perfil
Instalação do Ubuntu em Laptop
« Online: 24 de Setembro de 2009, 23:03 »
Comprei um Laptop   Positivo ,  Processador Intel  Celeron 2,20GHz/ 900+ 1GB RAM (podendo ser usado 893 MB), HD 160 GB, DVD-RW+  Leitor de Cartões, Rede sem Fio + Modem+ rede 10/100, Web cam 1,3 megapixels + microfone integrado .   Gostaria  de saber qual a melhor versão de Ubuntu para instalar e, onde consigo o download?
"Nós sabemos o que somos, mas não o que podemos ser". (W. Shakespeare)

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu em Laptop
« Resposta #1 Online: 24 de Setembro de 2009, 23:12 »
Sugiro que instale o 9.04 ( a versão atual, depois poderá atualizar facilmente). O D/L pode ser feito a partir daqui:

     http://www.ubuntu-br.org/download

O arquivo baixado é uma imagem de CD ( .ISO) que não deve ser aberta pelo WinRar ou semelhante, e sim gravada através da opção 'Queimar imagem' ou 'Burn Image' do Nero ou similar - caso contrário não funcionará.

Quanto à instalação em si, pretende instalá-lo em 'dual-boot' ou apenas o Ubuntu? Em ambos  casos, basta dar boot com o CD que gravou, clicar no ícone de instalação e seguir as instruções atentamente.

VB5
« Última modificação: 24 de Setembro de 2009, 23:20 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Fatimatate

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
  • De bem com a vida!
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu em Laptop
« Resposta #2 Online: 24 de Setembro de 2009, 23:23 »
Se eu Instalar dual boot, com essa configuração, ficará pesado ?   Se ficar, pretendo  fazer a instalação única.   Como tenho um PC de mesa com a mesma versão do Windows, gostaria de usar o Ubuntu livremente nesse Leptop.  É difícil de conseguir os drivers necessários para o funcionamento do hardware?
"Nós sabemos o que somos, mas não o que podemos ser". (W. Shakespeare)

Offline efix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
  • É tudo uma questão de Hermenêutica
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu em Laptop
« Resposta #3 Online: 24 de Setembro de 2009, 23:25 »
Brother, acho mais bacana usar so um ubuntu. Os drivers não são dificies de encontra. Pelo menos a maioria!

Offline Fatimatate

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
  • De bem com a vida!
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu em Laptop
« Resposta #4 Online: 24 de Setembro de 2009, 23:31 »
É necessário fazer backup do sistema anterior para a instalaçao limpa do Ubuntu ?   Tenho uma versão  (8.10 Intrepid Ibex) do Ubuntu. Quais as diferenças  entre ele e o 9.4 ?   Quero  avaliar para fazer o download.   Desde já, obrigada!
"Nós sabemos o que somos, mas não o que podemos ser". (W. Shakespeare)

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu em Laptop
« Resposta #5 Online: 24 de Setembro de 2009, 23:34 »
Citar
Se eu Instalar dual boot, com essa configuração, ficará pesado ?   Se ficar, pretendo  fazer a instalação única.

Não, pois somente um sistema operacional estará ativo a cada vez, escolhido no boot. O que fica pesado é instalar em máquina virtual, ou Wubi - aí são dois SOs rodando juntos...Como já tem Windows em outra máquina, não há problema em instalá-lo sozinho no note.

Citar
É difícil de conseguir os drivers necessários para o funcionamento do hardware?

Geralmente não, mas depende do hardware - algumas marcas de alguns componentes podem ser mais complicadas, mas sempre se dá um jeito. Placas de vídeo como nVidia, placas-mãe como Asus e Intel, placas de rede Realtek, por exemplo, em geral não dão problema algum.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu em Laptop
« Resposta #6 Online: 24 de Setembro de 2009, 23:37 »
É necessário fazer backup do sistema anterior para a instalaçao limpa do Ubuntu ?   Tenho uma versão  (8.10 Intrepid Ibex) do Ubuntu. Quais as diferenças  entre ele e o 9.4 ?   Quero  avaliar para fazer o download.   Desde já, obrigada!

Se vai instalar o Ubuntu apenas, não há sentido em fazer backup senão dos seus arquivos pessoais ( o disco será reformatado!). Do sistema, não. Quanto às versões, acho a 9.04 bem melhor (especialmente na parte de redes e Internet) que a 8.10.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Fatimatate

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
  • De bem com a vida!
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu em Laptop
« Resposta #7 Online: 24 de Setembro de 2009, 23:51 »
Sendo assim, como procedo para  fazer a instalação em dual boot?   Mais uma vez , agradeço.
"Nós sabemos o que somos, mas não o que podemos ser". (W. Shakespeare)

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu em Laptop
« Resposta #8 Online: 25 de Setembro de 2009, 22:54 »
Sendo assim, como procedo para  fazer a instalação em dual boot?   Mais uma vez , agradeço.

Defragmente o Windows (ele costuma deixar pedaços de arquivo soltos por todo o disco) e dê boot com o LiveCD do Ubuntu 9.04. Clique no icone de instalação e, quando chegar ao particionamento, escolha "Instalar lado a lado": aí separe 20 a 30 GB para a partição Ubuntu. Prossiga normalmente, e ao reinicializar verá a tela do Grub para escolher se quer iniciar o Ubuntu ou o Windows.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Instalação do Ubuntu em Laptop
« Resposta #9 Online: 26 de Setembro de 2009, 09:32 »
Aí chefe, tutorial de instalação completa (e de uso) do Ubuntu com ou sem dual boot pra qq usuário de Windows poder realizar:

Citar
http://sidserra.phpnet.us/



Comprei um Laptop   Positivo ,  Processador Intel  Celeron 2,20GHz/ 900+ 1GB RAM (podendo ser usado 893 MB), HD 160 GB, DVD-RW+  Leitor de Cartões, Rede sem Fio + Modem+ rede 10/100, Web cam 1,3 megapixels + microfone integrado .   Gostaria  de saber qual a melhor versão de Ubuntu para instalar e, onde consigo o download?
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline Fatimatate

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
  • De bem com a vida!
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu em Laptop
« Resposta #10 Online: 27 de Setembro de 2009, 18:21 »
Insalei a versão 9.04,conforme a sugestão. Cosigo conexao c  a internet, mas, não   carrega a pagina do  Mozila. 
"Nós sabemos o que somos, mas não o que podemos ser". (W. Shakespeare)

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Instalação do Ubuntu em Laptop
« Resposta #11 Online: 27 de Setembro de 2009, 22:07 »
Insalei a versão 9.04,conforme a sugestão. Cosigo conexao c  a internet, mas, não   carrega a pagina do  Mozila. 

Alguma mensagem de erro? Carrega outras páginas? O DNS está correto?

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Instalação do Ubuntu em Laptop
« Resposta #12 Online: 28 de Setembro de 2009, 08:47 »
Dava para, se não for pedir muito e não for muito incômodo, dizer qual é o seu tipo de conexão, se é adsl, cabo, discada, predial, ou seja lá o quê? Vc é bom de perguntas, mas tem que dar detalhe também! Imagina eu chegar pro mecânico e dizer por telefone "o meu carro não liga"?


Insalei a versão 9.04,conforme a sugestão. Cosigo conexao c  a internet, mas, não   carrega a pagina do  Mozila. 
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.