Potz, daqui a pouco vão pedir para removerem também os desktops virtuais pra ficar igual ao Windows.
bom espero que pelo menos mantenham a opção de utilizar o bom e velho modelo, como o inkscape fez pelo menos para as barras de ferramentas, pois uma das vantagens é justamente esta aqui.
http://blog.nothingbutsoftware.com/wp-content/images/linux-apps/gimp-dual-screen.jpg
de se poder encher um monitor com as ferramentas, e utilizar outro para trabalhar.
Cara, eu uso dual Head aqui. No fireworks (winxp) consigo tranquilamente usar uma interface centrada numa unica janela, mas desatachando as janelas de efeitos/etc que me interessam e realocando as mesmas no monitor menor (uso um de 17 a esquerda, e um de 22 a frente).
Aproveito e jogo player de mp3, msn, essa tranqueirada toda no monitor de "serviço" e deixo o programa de ilustração, enfim, o que for principal, no monitor "social" rsrsrsrs.
Emulando o FW via Wine infelizmente não consigo ainda, mas quem sabe ainda consertam esse bugzinho da emulação. Eu francamente desisti por hora, de usar apenas Linux, porque para produção aqui, por conta de algumas ferramentas específicas, perco muito tempo, o que no meu caso é realmente sinonimo de dinheiro. Então to com um dual boot ninja aqui, onde consegui inclusive compartilhar os e-mails do thunderbird nos dois SOs, assim como os favoritos e addons do firefox. Babinha, basta mudar o profile.ini na pasta de usuário, e usar os perfis do windows, que por estarem em ntfs, ambos SOs leem. Acreditem se quiser, não deu conflito (e vai ser ruim me convencer a atualizar o thunderbird em qualquer um dos SOs. hehehehe).
Eu gostaria muito que as proximas versões de seja qual for a distrô, foquem maciçamente esse problema de interface do Linux em relação ao monitor. Tudo que comparo com o windows nesse ponto funciona melhor, em termos de dual head. (nem vou começar a contar a novela que foi acertar meu xorg com meus conhecimentos "vastos" na época. Os drivers para vídeo em Linux tem realmente muito o que melhorar, por mais que a Nvidia solte lá suas versões, tem coisa que simplesmente não dá pra comparar. No Windows configuro até 8 monitores aqui sorrindo, no Linux, "oi xorg tudo bem com vc como é chato mexer nesse negócio maldito driver da nvidia sujou o xorg enfim...".
Outra coisa que adora dar pau com dual head são os games que usam tela cheia... melhor desabilitar um monitor antes de jogar, ou vc corre o risco de nem conseguir achar o botão de saída do jogo.
Tipo de coisa que irrita qualquer um.