Autor Tópico: [Resolvido] Migrando para Thunderbird (era: O que vocês acham do evolution?)  (Lida 9039 vezes)

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Pessoal,

Confesso que, apesar do evolution ser "completinho", tenho me decepcionado um pouco com ele em termos de robustez. São problemas recorrentes de sincronização de pastas, falta de funcionalidade de archiving, falta de uma tela de resumo (estilo cockpit), enfim... uma série de coisinhas no dia-a-dia que o tornam, no mínimo, algo fora da minha lista "must have".

Mas será que existe coisa melhor? Um tempo atrás eu usei o Thunderbird (versão para Windows) e também me decepcionei com a falta de um gerenciador de compromissos integrado (ponto para o evolution). O que vocês acham?

Editado:

  • Como no decorrer do tópico eu me convenci de que migrar para o Thunderbird seria a melhor opção, dadas as dificuldades com o Evolution, mudei o nome do mesmo e os posts seguintes serão para relatar como está se dando essa migração, bem como para solicitar apoio quando necessário (é o caso do próximo post).
  • Atualizei o post com a solução para o problema do libstc++5.
  • Coloquei uma mensagem sobre um tutorial para migração de dados do Evolution para o Thunderbird.
  • Postei um problema ocorrido com libstc++5 após atualização de rotina do sistema.
  • Post com a conclusão da migração
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2009, 21:41 por musinet »

Offline yzarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 189
  • uso pq é melhor!
    • Ver perfil
    • minhas ideias para o ubuntu
Re: O que vocês acham do evolution?
« Resposta #1 Online: 14 de Setembro de 2009, 18:44 »
eu to escravo da google, uso o gmail e fica dificil substituir sua interface web. o problema eh nao haver os email offline, por isso uso o evolution so pra baixar.
; Linux is almost there!

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: O que vocês acham do evolution?
« Resposta #2 Online: 14 de Setembro de 2009, 18:46 »
eu to escravo da google, uso o gmail e fica dificil substituir sua interface web. o problema eh nao haver os email offline, por isso uso o evolution so pra baixar.

Sim, existe, para isso basta instalar o google gears. (a ativação do recurso no Labs é necessária também)

Offline fatecano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: O que vocês acham do evolution?
« Resposta #3 Online: 24 de Outubro de 2009, 15:31 »
Mas será que existe coisa melhor? Um tempo atrás eu usei o Thunderbird (versão para Windows) e também me decepcionei com a falta de um gerenciador de compromissos integrado (ponto para o evolution). O que vocês acham?

A extensão Lightning do Thunderbird não poderia resolver o problema?

Da para sincronizar com a Agenda do Google e receber lembretes pelo celular.

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: O que vocês acham do evolution?
« Resposta #4 Online: 24 de Outubro de 2009, 15:55 »
Eu uso o Thunderbird, inclusive compartilho as pastas de msgs entre os dois sistema, nada mais prático. Eu sempre arranco fora o Evolution e demais programas que não uso nas minhas instalações mas os mantenho nas instalações que faço para meus clientes, hehehehe...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: O que vocês acham do evolution?
« Resposta #5 Online: 24 de Outubro de 2009, 19:06 »
Vocês estão começando a me fazer ficar interessado no Thunderbird, de novo... Ele tem archiving?

Abs.
Cassiano

Offline barbas99

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 101
    • Ver perfil
Re: O que vocês acham do evolution?
« Resposta #6 Online: 02 de Novembro de 2009, 11:26 »
A verdade é que o Evolution é uma fonte de problemas.Ou será isto ou aquilo..Ou não apaga os e-mails ou assim. Nos meus Pcs mudei para o Thunderbird.É robusto e fiàvel. Só não compreendo como o Evolution continua a vir por defeito no Ubuntu
Fiquem bem

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Migrando para Thunderbird (era: O que vocês acham do evolution?)
« Resposta #7 Online: 02 de Novembro de 2009, 22:31 »
Caros,

Obrigado pelo apoio. Através dos seus depoimentos tomei uma decisão.

Estou no início de uma migração para o Thunderbird. Será uma migração lenta. Não posso arriscar ficar sem meu histórico de emails, uma vez que tenho tudo somente em base local.

Uma vez que tenho o Ubuntuzilla instalado, baixei a última versão do Thunderbird via:

Código: [Selecionar]
~$ ubuntuzilla.py -a install -p thunderbird

A instalação ocorreu normalmente. respondi algumas perguntas (nem todas selecionei default).

Tentei rodar o Thunderbird via Aplicativos > Internet > Cliente de E-mail Thunderbird, mas o serviço não subiu. Pensei que pudesse ser alguma incompatibilidade do aplicativo com o meu tema GTK (improvável, pois estou usando o Human padrão, mas mesmo assim suspeitei)...

Fui para o Terminal e chamei o serviço, na procura de alguma mensagem de erro. Adoro ter esse recurso à disposição; não sei o que alguns têm contra digitar linhas de comando. Sou da era DOS e do COBOL, afinal de contas...

Pois bem... o resultado foi a seguinte mensagem de erro:

Código: [Selecionar]
/opt/thunderbird/thunderbird-bin: error while loading shared libraries: libstdc++.so.5: cannot open shared object file: No such file or directory

Allguém se habilita?  ;)

Offline velox256

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.915
  • Debian é Debian... :)
    • Ver perfil
    • Linux Inside
Re: Migrando para Thunderbird (era: O que vocês acham do evolution?)
« Resposta #8 Online: 03 de Novembro de 2009, 11:40 »
Hmm, por acaso vc usa um sistema de 64 bits? Se usa pode ser isso, no Debian 64 é comum esse erro ao usar um programa de 32 bits...
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Migrando para Thunderbird (era: O que vocês acham do evolution?)
« Resposta #9 Online: 05 de Novembro de 2009, 00:24 »
Infelizmente não é o meu caso. Estou trabalhando com sistema 32 bits.

Tentei encontrar o libstdc++.so.5 no Synaptic, mas só encontrei o libstdc++.so.6 (e correlatos). Marquei todas e estou baixando. Pra piorar estou em hotel e a conexão é de baixíssima velocidade. No final reporto o que aconteceu, mas se mais alguém tiver uma luz para o problema, por favor se manifeste!
« Última modificação: 09 de Novembro de 2009, 17:37 por musinet »

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Migrando para Thunderbird (era: O que vocês acham do evolution?)
« Resposta #10 Online: 10 de Novembro de 2009, 13:31 »
Bom, instalei os pacotes libstdc++6, já que não tinha achado nada no Synaptic sobre libstdc++5. Não funcionou. O Thunderbird continuava exibindo o mesmo erro, ou seja, um pacote não substituiria o outro.

Parti então para o Google Search e descobri (os mais experientes vão achar engraçado, mas eu ainda não conhecia) o buscador de pacotes do site do Debian. Este foi o resultado da busca do Google: http://packages.debian.org/etch/libstdc++5.

A partir daí foi um abraço! Na primeira tentativa ele acusou uma dependência não satisfeita (gcc-3.3-base) que eu busquei direto pela página do próprio libstdc++5. Instalei a dependência e depois fui pra segunda tentativa. Golaço! O Thunderbird entrou.

Eu uso o Thunderbird, inclusive compartilho as pastas de msgs entre os dois sistema, nada mais prático. Eu sempre arranco fora o Evolution e demais programas que não uso nas minhas instalações mas os mantenho nas instalações que faço para meus clientes, hehehehe...

velox256,

Você poderia me dar o caminho das pedras para fazer esse compartilhamento? Na primeira vez que consegui abrir o também ele me mostrou uma janela perguntando de onde importar os dados, mas não tinha nenhuma opção a não ser o botão Avançar. Tem como fazer essa configuração na mão?

Abs.
Cassiano

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Migrando para Thunderbird (era: O que vocês acham do evolution?)
« Resposta #11 Online: 10 de Novembro de 2009, 15:46 »
O Thunderbird já estava instalado, mas ainda tenho o meu histórico de mensagens que está todo no Evolution.

Quero abrir um parêntese neste ponto: podem me chamar de antigo, conservador, reacionário ou o que o valha, mas eu simplesmente não gosto e não me adaptei, até o momento, a sistemas de webmail. Sei que um dia eu ainda vou ter que cair nas nuvens, e até posso dizer que sou um homem de boa vontade, pois me inscrevi e vou começar a fazer os testes do Google Waves. Mas email tem que estar debaixo do meu braço e ponto. O que dificulta é isso: o dia que quero sair de uma plataforma e entrar em outra, sempre nasce um filhotinho de cruz-credo. Fecha parêntese.

Achei tudo muito fácil. Segui o tutorial deste link: http://ubuntuforums.org/archive/index.php/t-308994.html. O tutorial é muito bom, mas está em Inglês (os desafetos de Shakespeare que me desculpem, mas infelizmente não foi Camões quem instituiu o padrão de linguagem da TI).

Agora, bora encontrar um jeito de fazer archiving!

Abs.
Cassiano

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Migrando para Thunderbird (era: O que vocês acham do evolution?)
« Resposta #12 Online: 20 de Novembro de 2009, 16:00 »
Hoje recebi um pacote de atualizações de sistema. Foram 57Mb de pacotes atualizados, sendo que 41Mb eram do Virtualbox e o restante eram atualizações rotineiras do SO.

Ainda não fiz a migração completa, apenas estou testando. O problema é que, justamente hoje que eu ia migrar minha conta pessoal para o Thunderbird, tentei rodá-lo e vi que o problema com o libstc++5 voltou a ocorrer.

Verifiquei que após a atualização esse pacote simplesmente foi suprimido.

Tem como eu evitar automaticamente que isso aconteça?

Abs.
Cassiano

Offline jeanlandim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Migrando para Thunderbird (era: O que vocês acham do evolution?)
« Resposta #13 Online: 28 de Novembro de 2009, 18:44 »
Uso o thunderbird e até agora, não tive nenhum problema com ele.
"O processo de preparar programas para um computador tem um atrativo especial, não tem só uma recompensa econômica e científica, mas também pode ser uma experiência estética, como a poesia ou a música".
Donald Knuth.

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Migrando para Thunderbird (era: O que vocês acham do evolution?)
« Resposta #14 Online: 10 de Dezembro de 2009, 21:39 »
Ainda não fiz a migração completa, apenas estou testando. O problema é que, justamente hoje que eu ia migrar minha conta pessoal para o Thunderbird, tentei rodá-lo e vi que o problema com o libstc++5 voltou a ocorrer.

Verifiquei que após a atualização esse pacote simplesmente foi suprimido.

Tem como eu evitar automaticamente que isso aconteça?

Bom... baixei novamente o libstc++5, reinstalei e deixei o link nos favoritos. Parece que o problema misteriosamente se resolveu sozinho, pois fiz umas quatro ou cinco atualizações de sistema e o também está funcionando direitinho.

Me animei e decidi migrar. Primeiro, as mensagens, conforme o procedimento que já descrevi neste mesmo tópico, com uma diferença: reiniciei a sessão para ter certeza de que não haveria nenhum serviço do Evolution baixando mensagens nos diretórios antigos...

Em seguida, me dediquei a configurar todas as contas. São poucas, então não tive muito trabalho. Dureza foi acertar as configurações de resposta e assinatura. Não que seja difícil, mas fui meio no "tato" até encontrar a configuração ideal para o meu gosto (resposta com assinatura, ambas inseridas acima da mensagem original).

Em seguida parti para migrar os contatos. De cara vi que o Evolution só exporta vcard e o Thunderbird não dá suporte a esse formato, então segui o tutorial http://fchiquete.blogspot.com/2008/07/migrando-evolution-para-o-thunderbird.html e... não é que funcionou? Muito obrigado ao Ganga pela dica do mailutil...

Infelizmente a maioria dos contatos veio somente com nome e email. Muitos dos meus contatos tinham números telefônicos que não vieram... paciência. Vou copiá-los na mão, aos poucos.

Título do tópico editado: [Resolvido]!!!!!   ;D