Será possível esse compartilhamento?

Iniciado por luciovasco2002, 14 de Setembro de 2009, 14:39

tópico anterior - próximo tópico

luciovasco2002

Onde trabalho há uma rede com vários computadores, mais de 100. Lá há um bloqueio no qual não é possível acessar o orkut, fazer o download de alguns tipos de extensões de arquivos e outros sites não podem ser acessados, como o youtube e vídeos da globo.com; bem o que eu e mais três amigos queremos é comprar um minimodem 3g e contratar uma operadora para utilizar no trabalho. Mas como trabalhamos de escala de plantão, alguns não estão no mesmo horário e outros estão no mesmo horário. Vamos imaginar uma rede onde existam pcs com ip 10.50.80.xxx (onde xxx varia de 1 a 100). O que quero fazer é: pegar o minimodem e conectar em um pc via usb, pode ser o 10.50.80.10 (o pc que uso)  e compartilhar a conexão para o 10.50.80.30 (o pc de meu colega), estes em salas diferente; usando a rede que já existe e montar uma rede nova; eu recebo a internet do minimodem via usb (wlan0), a internet pode ser usada no pc 10.50.80.20, que é o que está com o minimodem; e pela placa de rede que estou usando no trabalho, configuro com um ip diferente da rede, como 10.0.0.1 e no pc 10.50.80.30, troco para 10.0.0.2 e gateway 10.0.0.1. Isso daria certo? Qual configuração preciso fazer a mais? Lá todos são ubuntu.

Tota

Possível é, basta liberar estes IP's no servidor criando uma nova rede interna para as três maquinas.

como você cita 100 maquinas, com certeza tem um TI responsável, então é só pedir a ele.

O mais fácil é pedir ao pessoal de TI para liberar as portas de Orkut, etc para estas máquinas

Evita-se até demissão por justa causa, no caso dos procedimentos serem feitos sem conhecimento do staff de TI

( Eu já demiti um cara que montou um router sem fio debaixo da mesa dele.) Como eu não podia monitorar o que ele fazia com o tal router, foi rua na hora.