arquivos a rodar no boot inicial (resolvido)

Iniciado por delziomarcos, 07 de Setembro de 2009, 16:53

tópico anterior - próximo tópico

delziomarcos

alo a todos.
instalei o ax25 no ubuntu . designei 4 portas no axports e, gostaria de saber como ativar essas portas. Exemplo quando eu digito  ./axports o programa me responde que as portas não estão ativas.
Como fazer funcionar, grato

Delzio

Tota

Ola

Já fui PX há uns 30 anos trás quando isto ainda era coisa de radio amador, voce sabe como é o trafego px hoje em são paulo e nas grandes capitais, um horror, só van clandestina na rodada

Instalei uma antena num radio Delta valvulado para corujar o eter e ficou nisso, uma pena... sempre fui meio munheca.

Deixando as lembranças pra lá, de uma lida nisto=> http://tldp.org/HOWTO/AX25-HOWTO/

é um tutorial em Ingles, mas deve servir. ( ainda hoje se usa o termo macanudo? )

Qualquer duvida na tradução mande um QTC aqui pro forum

[],s

delziomarcos

oi um abraço (73), ainda se usa o termo "macanudo". Parabens pelas suas iniciativas para ser radioamado é uma pena que não continuou pois com certeza seria um dos bons.
Bem, eu li já várias vezes esse tutorial mas confesso que não encontrei nada a respeito de ativar as portas .Tenho consignado no axports AXIP e KISS.Porém o meu problema é que não consegui ativá-las.Quando voce, por exemplo, digita ./axports a resposta é que elas não estão ativadas será que vc não poderia me ajudar , onde mexer, que comandos dar etc...
muito grato

Delzio

Tota

vou dar uma lida no tutorial para entender e reporto em um ou dois dias ( tenho que entender )

delziomarcos

Tota

Instalei o ax25 agora 10:00h e estou baixando o manual

Para a "coisa" andar junto, veja se no seu synaptic estão instalados:

ax25-apps
ax25spyd
libax25
ax25-tools
ax25-xtools

Tota

Citar6.2. Creating the /etc/ax25/axports file

The /etc/ax25/axports is a simple text file that you create with a text editor. The format of the /etc/ax25/axports file is as follows:

portname  callsign  baudrate  paclen  window  description

where:

portname

is a text name that you will refer to the port by.
callsign

is the AX.25 callsign you want to assign to the port.
baudrate

is the speed at which you wish the port to communicate with your TNC.
paclen

is the maximum packet length you want to configure the port to use for AX.25 connected mode connections.
window

is the AX.25 window (K) parameter. This is the same as the MAXFRAME setting of many TNC's.
description

is a textual description of the port.

In my case, mine looks like:

radio    VK2KTJ-15       4800        256     2       4800bps 144.800 MHz
ether    VK2KTJ-14       10000000    256     2       BPQ/ethernet device

Remember, you must assign unique callsign/ssid to each AX.25 port you create. Create one entry for each AX.25 device you want to use, this includes KISS, Baycom, SCC, PI, PT and Soundmodem ports. Each entry here will describe exactly one AX.25 network device. The entries in this file are associated with the network devices by the callsign/ssid. This is at least one good reason for requiring unique callsign/ssid.

Tradução Livre do texto de => http://tldp.org/HOWTO/AX25-HOWTO/x495.html

6.2. Criando o arquivo /etc/ax25/axports

O arquivo /etc/ax25/axports é um arquivo texto criado com um editor de textos. A formatação do arquivo /etc/ax25/axports é a seguinte:

portname  callsign  baudrate  paclen  window  description

onde:

portname

é o nome a qual a porta vai se referir

callsign

É o callsign do AX.25 que voce quer atribuir à porta.

baudrate

é a velocidade da porta a qual voce quer conectar seu TNC.

paclen

É o tamanho maximo de pacotes que voce quer configurar na porta a ser usada pelo ax25 para conexão

window

É a janela do AX.25 parâmetro(K). É o mesmo que os MAXFRAME ajustado dos varios TNC's.

description

É a descrição em texto da porta.

No meu caso está assim:

radio    VK2KTJ-15       4800        256     2       4800bps 144.800 MHz
ether    VK2KTJ-14       10000000    256     2       BPQ/ethernet device

Lembre, voce deve marcar um unico callsign/ssid para cada porta AX.25 que voce criar. Crie uma entrada para cada dispositivo AX.25 que quiser usar, isto inclui KISS, Baycom, SCC, PI, PT e portas de Soundmodem. Cada entrada irá descrever extatamente um dispositivo de rede AX.25. As entradas deste arquivo são associadas com os dispositivos de rede através doparâmetro callsign/ssid. Esta é uma boa razão para termos um unico callsign/ssid.

Fim da tradução.

Resumo do exemplo:

portname     callsign       baudrate      paclen    window          description

radio          VK2KTJ-15         4800           256          2        4800bps 144.800 MHz
ether         VK2KTJ-14       10000000      256          2         BPQ/ethernet device

Agora vou entender estes valores, me dê uma ajuda: VK2KTJ-15 sera o prefixo da estação ?

delziomarcos

Sim, eu tenho todos os arquivos e programas necessarios para o funcionamento do AX25 devidamente instalados
muito grato

Delzio

Tota

Por favor, explique um pouco o funcionamento do ax25 para eu ter uma ideia e seguir uma linha de raciocinio

obrigado

delziomarcos

VK2KTJ-15 é o prefixo designado para a porta radio, e é um prefixo de radioamador que deve ser o sysop.

Delzio

Tota

Citação de: delziomarcos online 10 de Setembro de 2009, 19:50
Sim, eu tenho todos os arquivos e programas necessarios para o funcionamento do AX25 devidamente instalados
muito grato

Delzio

Isto quer dizer que funcionou?

Dá para eu instalar e corujar por aí ?. É que eu nem tenho ideia do programa, eu entendo de computador hoje em dia, radio so a pilhas...

Inclusive encontrei meu curso de pica-pau da Labre, mas em fita cassete, onde é que eu vou achar um cassete para tocar é que são elas.

delziomarcos

meu caro Tota o protocolo para comunicacao original é o X25   para uso de radioamador o protocolo passou a chamar-se AX25 (A de amateur), estou enrolado para fazer funcionar as portas isso é que não sei, grande abraço

Delzio py2dml@terra.com.br

delziomarcos

descobri :
primeiramente vc entra no diretório rc.d
cd /etc/rc.d  (esse diretório foi criado por mim)
e depois digita
./rc.ax25
esse arquivo habilita todas as portas discriminadas no axports
uma pergunta como se faz para colocar esse comando de forma que toda vez que vc inicializar a maquina esse comando é realizado automaticamente?

abraços

Delzio

delziomarcos

preciso que um programa /etc/rc.d/rc.ax25
rode ao iniciar a maquina como proceder?

muito grato

Delzio

Tota

Desculpe o sumiço, estive "meio" ocupado

Sou professor, e quando um aluno me diz esta frase eu pergunto se "meio ocupado" foi da cintura para cima ou da cintura para baixo ;D

Dê uma lida neste link => http://www.vivaolinux.com.br/topico/Comandos/-etc-rc.local-e-etc-rc.d-rc.local

Deve esclarecer sua duvida. o arquivo texto em /etc/rc.local é o correspondente ao famoso autoexec.bat do Windows

Edite como sudo gedit /etc/rc.local

e coloque o comando criado

#!/bin/sh -e
#
# rc.local
#
# This script is executed at the end of each multiuser runlevel.
# Make sure that the script will "exit 0" on success or any other
# value on error.
#
# In order to enable or disable this script just change the execution
# bits.
#
# By default this script does nothing.
[color=red]rc.ax25[/color]
exit 0