Autor Tópico: Ubuntu e Mint juntos... é possível? (Iniciante)  (Lida 2285 vezes)

Offline chelottipr

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Ubuntu e Mint juntos... é possível? (Iniciante)
« Online: 06 de Setembro de 2009, 21:25 »
Boa noite pessoal. Sou completamente novato no mundo Linux, e um colega me indicou o Ubuntu, o qual instalei num HD junto com o Vista. Ainda estou apanhando muito dele  :D, e pesquisando na net encontrei o Mint, que dizem ser baseado no Ubuntu e já vir com vários programas juntos. Realmente, pra quem é usuário Windows, acostumar-se com o Linux é difícil. Após instalar o Ubuntu ainda tem que instalar vários codecs (tudo bem, no Windows também!), mas no Linux é mais trabalhoso  :-\
Minha pergunta: é possível instalar o Mint no mesmo HD onde estão o Ubuntu e o Vista? O Mint vai se sobrepor ao Ubuntu? Ou posso instalar numa partição separada? E o Grub, vai ficar normal?
Desculpem as perguntas, mas é que já estou gostando do Ubuntu, e não gostaria de ter que reinstalar tudo de novo ::) Se eu não gostar do Mint é só desinstalar e pronto.

Obrigado a quem puder ajudar.

Offline andrems

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Mint juntos... é possível? (Iniciante)
« Resposta #1 Online: 06 de Setembro de 2009, 22:11 »
Sim, pode instalar numa nova partição e ter os 3 listados no grub.
Só dê uma olhada antes nisso nisso.

Offline chelottipr

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 07 de Setembro de 2009, 09:31 »
Olá andrems, obrigado por responder.
Vê se eu entendi:
1- vou ter que criar outra partição primária para o Mint e instalá-lo nela a partir do live cd;
2- o Grub vai listar o "menu.lst" que o Mint criar, pois ele foi instalado depois do Ubuntu;
3- não vou precisar editar esse "menu.lst", pois nele já vão constar os três sistemas (Vista, Ubuntu e Mint);

E se eu quiser retirar o Mint depois? o Grub vai atualizar automaticamente, ou vou ter que fazer o procedimento de recuperar grub pelo live cd do Ubuntu?

Mais uma vez, obrigado.

Offline andrems

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 07 de Setembro de 2009, 11:46 »
1-sim
2-sim
3-não tenho certeza, porque eu fiz isso aqui, só que com o sabayon, e ele não listou o ubuntu automaticamente. Tive que copiar a entrada do ubuntu pro menu.lst do sabayon.

Se quiser retirar o mint, o melhor é entrar no ubuntu e dar um novo grub-install /dev/sda pra regravar o grub do ubuntu.

Offline chelottipr

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 07 de Setembro de 2009, 20:05 »
Ok andrems, vou tentar fazer aki e depois digo se deu certo...

Pesquisando mais um pouco na net achei o site Linuxnopc e eles disponibilizaram um Ubuntu "tunado", será que é bom? Pelo menos pra mim que sou iniciante? To baixando e vou testar também...

Se der qualquer problema e o micro não reiniciar mais, é só fazer esse comando do grub que vc falou? Volto a usar o Vista e o Ubuntu legal?

Obrigado.

Offline Ioca100

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 07 de Setembro de 2009, 20:19 »
Tem esse script para o Ubuntu :   http://hamacker.wordpress.com/script-ubuntu-perfeito/
Usuário Linux- 449417

Offline Raptor Tricolor

• Usuário Ubuntu
  • *
  • User Linux #495706
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 07 de Setembro de 2009, 20:20 »
Ok andrems, vou tentar fazer aki e depois digo se deu certo...

Pesquisando mais um pouco na net achei o site Linuxnopc e eles disponibilizaram um Ubuntu "tunado", será que é bom? Pelo menos pra mim que sou iniciante? To baixando e vou testar também...

Se der qualquer problema e o micro não reiniciar mais, é só fazer esse comando do grub que vc falou? Volto a usar o Vista e o Ubuntu legal?

Obrigado.

Uma dica de linux completo é o BigLinux,vem com varios programas instalados como wine,compiz,amarok,skipe,...

eu uso ele em dual boot com o ubuntu e o vista e é show de bola. :D

Offline chelottipr

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 07 de Setembro de 2009, 21:42 »
Ioca100, vou entrar neste site e ler mais a respeito, mas é outro Ubuntu "tunado", certo?

Raptor Tricolor, vc disse que usa o BigLinux em dual boot com o Vista, então vc tem o Vista, o Ubuntu e o BigLinux juntos no mesmo HD? A minha idéia era essa mesma. Vc poderia me dizer como fazer?

Obrigado a todos.

Offline Raptor Tricolor

• Usuário Ubuntu
  • *
  • User Linux #495706
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 08 de Setembro de 2009, 05:33 »
Eu instalei nessa ordem : rwindows-ubuntu-biglinux

Voce vai ter criar tres partições uma pro rwindows no formato NTFS e outras duas no EXT3 e uma pequena de 512MB + ou - pra SWAP...
sobre a SWAP, o ubuntu e o biglinux vao usar a mesma então não é necessário criar duas.

o mais importante é vc instalar o vista primeiro e depois os linux,qualquer duvida tamos ae. ;)

EDIT
Como vc já tem o Vista e o Ubuntu instalados é só criar outra partição com o Gparted para o Big.
« Última modificação: 08 de Setembro de 2009, 17:32 por Raptor Tricolor »

Offline chelottipr

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 08 de Setembro de 2009, 20:54 »
Obrigado Raptor... vou particionar meu HD mais uma vez com o Gparted e instalar outro linux... qualquer dúvida eu posto aki...