Autor Tópico: Congelamento frequente no loading/boot/startup/splash do Ubuntu 9.04  (Lida 2097 vezes)

Offline ren-br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Congelamento frequente no loading/boot/startup/splash do Ubuntu 9.04
« Online: 06 de Setembro de 2009, 03:11 »
Boa noite,

Amigos, sou um recém chegado ao "universo livre", e optei por começar pelo Ubuntu 9.04.

Certo, vou especificar meu problema... Comigo, esse problema é bastante frequente (do congelamento inicial), mas nada que tenha prejudicado arquivos, programas ou coisas semelhantes - penso eu -, entretanto, incomoda pois exige reiniciar até 3 vezes seguidas para finalmente entrar direto no Ubuntu.

O congelamento ocorre na parte inicial, na largura de um dedo :P, do loading (na tela com o fundo escuro e o logo do Ubuntu seguido da barra amarela/laranja do próprio loading), ou seja, antes da tela do login. Esse tipo de congelamento não ocorreu quando usei a opção teste do Live CD, ou durante a instalação; E já formatei e reinstalei o Ubuntu umas 4 vezes (por motivos diferentes) e esse problema sempre persistiu, e apenas no Ubuntu.

                                                                                       --------------------------

O que eu gostarei de saber é: como faço para detectar o que tem causado aquilo? Há alguma outra forma ao invés de aparecer a "barra amarela/laranja" no loading, aparecer em modo texto o que está a se carregar (antes de acessar a tela do login)?


Bom, acho que para essa pergunta, novas informações: Uso três partições no HD de 250gb; uma para o Windows, outra sem SO (apenas armazenamento) e a outra para o Ubuntu 9.04. Instalei o Ubuntu na opção manual e escolhi colocar o Grub na partição do próprio Linux. Quando reinicio o computador, aparece inicialmente duas opções (acredito que pela interface de Boot do próprio Windows): "Windows" e embaixo "Ubuntu", assim, ao escolher "Ubuntu", acabo indo para a tela do Grub, com as opções: "Ubuntu 9.04... Kernel x.x.x" "Ubuntu 9.04... Kernel... (recovery mode)" e mais embaixo a opção "Vista loader". Escolho a primeira opção e sou enviado para o loading do Ubuntu (procedimento normal), mas é logo aí, nesse loading padrão que começa com alta probabilidade o Freezing. E para falar a verdade,  nunca usei a opção "Vista loader" do Grub, apenas o "Windows" da primeira interface de Boot (que acho ser do Windows mesmo) para entrar nesse referido SO.

Obrigado a todos,
Boa noite,
Ren-br.

Offline ren-br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Congelamento frequente no loading/boot/startup/splash do Ubuntu 9.04
« Resposta #1 Online: 09 de Setembro de 2009, 13:43 »
Desculpa por estar "subindo" o tópico, mas alguém poderia ajudar-me a diagnosticar esse problema?

Eu queria na verdade é saber alguma forma de trocar o loading "gráfico" do Ubuntu por um textual, para ver em que modulo está travando e já ter um direcionamento.

Agradeço de antemão,
Ren-br.

Offline farinha

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
    • Ver perfil
Re: Congelamento frequente no loading/boot/startup/splash do Ubuntu 9.04
« Resposta #2 Online: 09 de Setembro de 2009, 14:35 »
Quando está a fazer o boot carregue em Alt+F1 e indique em que passo o arranque bloqueou.

Offline ren-br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Congelamento frequente no loading/boot/startup/splash do Ubuntu 9.04
« Resposta #3 Online: 09 de Setembro de 2009, 23:30 »
Obrigado pela informação, farinha.

Consegui visualizar a entrada textual com Alt+F1,

Mas aí que complica... O loading está travando justamente antes de começar a abrir os modulos (ah não ser que o primeiro modulo seja o problema).

Com Alt+F1 aparece apenas "Ubuntu is loading..." e trava aí.



Quando não trava, aparece "Ubuntu is loading..." e depois vários modulos sendo abertos e com um [ok] ao final. O padrão, eu diria.

E se o problema for o primeiro modulo, trava antes dele aparecer por escrito, e fica difícil de saber qual, pois quando não trava a lista passa muito rápido...



Alguma idéia? Achei estranho, isso só ocorre com o Ubuntu :/.
Obrigado por estar me ajudando,
Ren-br

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Congelamento frequente no loading/boot/startup/splash do Ubuntu 9.04
« Resposta #4 Online: 10 de Setembro de 2009, 00:11 »
Como o sistema carrega, eu olharia em log do sistema

tem o tempo de carga e daria para ter uma ideia vendo o tempo entre um modulo e outro sendo carregado