Problema na instalação

Iniciado por camoes, 04 de Setembro de 2009, 11:37

tópico anterior - próximo tópico

camoes

Boa tarde.

Sou um novato nisto.
Ontem criei um DVD para tentar criar o Live DVD de instalação do ubuntu.

Gravei-o, e antes de o instalar fiz uma nova partição com cerca de 35GB só para o ubuntu. Comprei o portátil esta semana e já é daqueles que vem com o sistema operativo instalado (Windows Vista) e que não trazem cd's de instalação como antigamente.

Assim, o portátil vinha já com 2 partições de raiz, cada uma com 144GB mais ou menos.
Depois de instalar um freeware de criação de partições, criei essa nova com 35GB para ficar exclusivamente com o ubuntu.

Acontece que com esse freeware descobri que ainda havia uma 3.ª partição de 10GB, antes mesmo de criar a partição para o ubuntu.

Depois de ter ido à BIOS colocar o arranque pelo DVD, lá fui seguindo as instruções até que chegue ao passo 4 de 7 (creio) onde teria de escolher como instalar o ubuntu, e deixei estar por defeito a que estava, creio que era lado a lado. Haviam mais 2 alternativas, mas a 2.ª iria eliminar tudo e a terceira também não dava.

No fim de ter instalado, e de ter definido português como língua, decidi também acrescentar mais outras línguas como inglês e espanhol. Eis pois quando me surgiu uma mensagem a dizer que tinha já o espaço do disco CHEIO!!!!!

fui ver e parece-me que o ubuntu acabou de ficar instalado na partição de 10GB que desconhecia existir inicialmente (creio ser alguma que tenha a haver com a recuperação do vista ou algo assim).

Assim, neste momento estou com problemas:

-Não posso instalar mais nada na partição onde tenho o ubuntu (nem quero visto que quero que ele fique na partição de 35GB).

-Após o ecrã inicial do dual boot, escolhendo o vista passa-me logo para uma janela de recuperação do Acer onde lendo as instruções me dizem que me vão restabelecer as definições iniciais que vinham no portátil eliminado os ficheiros que tenho lá.

Isto tudo quando supostamente o ubuntu estaria cada vez mais fácil de ser instalado.

Meus amigos, não foi o meu caso.
Já agora permitam-me que diga que coloquem no fim de contas estas minhas observações:

-é necessário ou não fazer partições para instalar o ubuntu? Se sim, quando deveremos fazê-las? Antes de instalar o ubuntu ou já depois de instalado?

-indiquem como é que se coloca o arranque do CD/DVD desde a BIOS, para mim que sou um amador nisto foi preciso andar às voltas no google até que consegui descobrir que tinha de clicar F2 aquando da ligação do portátil.

São pequenos truques que certamente serão muito utéis a quem como eu não faz alterações nos computadores com tanta assiduidade.

Obrigado desde já pelas vossas dicas

jomafras

Para instalar o Ubuntu na partição de 35 GB que vc criou para ele, escolha particionamento Manual quando chegar nessa parte da instalação.
O programa de instalação mostra todas as suas partições e aí vc marca a de 35 GB, Edita a partição, escolhe o sistema de arquivos (Ext3 ou Ext4), o ponto de montagem (/), formata e instala.
É bom tbém criar uma partição swap de até 1GB.

Confira aí também : Instalação do Ubuntu
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

camoes

não consigo nem entrar no ubuntu nem no vista.

ao entrar no ubuntu diz que não tenho espaço disponivel, ao entrar no vista aparece logo a mensagem de recuperação/restauro.

Ou seja, estou bem lixado com toda esta brincadeira

camoes

como faço agora para apagar o ubuntu de vez mesmo não tendo acesso ao vista para formatar?

jomafras

Entre com o Live CD e instala o Ubuntu na partição de 35 GB conforme sugeri.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog