Problema na instalação

Iniciado por camoes, 04 de Setembro de 2009, 11:37

tópico anterior - próximo tópico

camoes

Boa tarde.

Sou um novato nisto.
Ontem criei um DVD para tentar criar o Live DVD de instalação do ubuntu.

Gravei-o, e antes de o instalar fiz uma nova partição com cerca de 35GB só para o ubuntu. Comprei o portátil esta semana e já é daqueles que vem com o sistema operativo instalado (Windows Vista) e que não trazem cd's de instalação como antigamente.

Assim, o portátil vinha já com 2 partições de raiz, cada uma com 144GB mais ou menos.
Depois de instalar um freeware de criação de partições, criei essa nova com 35GB para ficar exclusivamente com o ubuntu.

Acontece que com esse freeware descobri que ainda havia uma 3.ª partição de 10GB, antes mesmo de criar a partição para o ubuntu.

Depois de ter ido à BIOS colocar o arranque pelo DVD, lá fui seguindo as instruções até que chegue ao passo 4 de 7 (creio) onde teria de escolher como instalar o ubuntu, e deixei estar por defeito a que estava, creio que era lado a lado. Haviam mais 2 alternativas, mas a 2.ª iria eliminar tudo e a terceira também não dava.

No fim de ter instalado, e de ter definido português como língua, decidi também acrescentar mais outras línguas como inglês e espanhol. Eis pois quando me surgiu uma mensagem a dizer que tinha já o espaço do disco CHEIO!!!!!

fui ver e parece-me que o ubuntu acabou de ficar instalado na partição de 10GB que desconhecia existir inicialmente (creio ser alguma que tenha a haver com a recuperação do vista ou algo assim).

Assim, neste momento estou com problemas:

-Não posso instalar mais nada na partição onde tenho o ubuntu (nem quero visto que quero que ele fique na partição de 35GB).

-Após o ecrã inicial do dual boot, escolhendo o vista passa-me logo para uma janela de recuperação do Acer onde lendo as instruções me dizem que me vão restabelecer as definições iniciais que vinham no portátil eliminado os ficheiros que tenho lá.