Autor Tópico: Erro fora de Escala  (Lida 6150 vezes)

Offline Matheus Storck

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Erro fora de Escala
« Online: 31 de Agosto de 2009, 15:30 »
Olá pessoal, tudo bem?
Como essa é a minha primeira experiência em um forúm,
tenho duas duvidas.
1°= Recentemente instalei o Ubuntu 9.04 Jaunty no meu PC, com dual Boot com Windows Vista home basic.
O problema é o seguinte, logo após a instalação do ubuntu, eu entro nele tranquilamente,
so que em uma resolução de tela de 800x600, porem, a resolução do meu Monitor é de 1280x1024.
Pois bem, entro no Ubuntu normalmente, escolho os driver's restritos da Nvidia para instalar, até ai tranquilo.
Ele acha os driver's, e eu habilito eles, então o Ubuntu pede para eu reiniciar a sessão.
Eu reinicio a sessão, e ele entra em resolução 1280x1024, fica muito bom, mas, eu coloco meu login e senha, aperto enter para entrar e a tela fica preta e aparece uma mensagem de erro:
FORA DE ESCALA
80.8 kHz    60Hz ( ou algo assim)
.
Conversei com um amigo, ele disse para eu iniciar uma sessão via terminal, e digitar
sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg
Tudo bem, digito isso tambem exit
So que dai ele simplismente volta para o 800x600, e fica sem nenhum driver instalado, vou tentar instalar o driver denovo, reinicio e puff, o meusmo erro.
Não faço idéia do que seja o Problema, chuto que seja algum driver.
Se alguem puder me ajudar, fico muiito grato!

2°=Alguém poderia me dizer qual é a linha de comando que eu devo usar no Terminal para
executar um arquivo .run ( driver que eu baixei direto do site da NVIDIA), ou como eu faço para executar o mesmo?
Abraços e obrigado desde JÁ!

pesso desculpas se fiz algo de errado, pois como citado no inicio, sou novo nesse negocio de Forúm e no Ubuntu! :D

Abraços


Configuração do meu PC

HP slimline s3320br
Placa-mãe Foxconn Irvine
Ram: 2GB
Video: GeForce 7100  Onboard
Monitor LG Flatron L1755S 1280x1024
Sistema operacional 1: Windows Vista Home Basic Original
Sistema operacional 2: Ubuntu 9.04 Jaunty Jackalope Desktop Edition ( CD original da Canonical )
« Última modificação: 31 de Agosto de 2009, 15:36 por Matheus Storck »

Offline platao

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 5.052
    • Ver perfil
Re: Erro fora de Escala
« Resposta #1 Online: 31 de Agosto de 2009, 19:06 »
Comapanheiro Matheus Storck, para instalar o driver de video:

Modo 1

sudo apt-get update

Sistema>admini>drivers de hardware ++> desinstale se estiver instalado (se estiver mais algum instalado desinstale tbm)

control+alt+f1

sudo su

/etc/init.d/gdm stop

apt-get install envyng-core

envyng -t

escolha as opções do instalador e escolha o driver que tem o sinal de mais "+" que e o mais recomendado

e so seguir os passos do instalador, agora vc disse que esta usando o ubuntu no vmware talvez seja por isso.

Modo 2

va ao site da nvidia++++> http://www.nvidia.com.br/Download/index.aspx?lang=br

faça o download do driver da sua placa e salve no desktop

se estiver algum driver instalado desinstale.(Sistema>admini>drivers de hardware ++> desinstale se estiver instalado)

sudo apt-get update

control+alt+f1

sudo su

/etc/init.d/gdm stop

cd /home/seu usuario aqui/Desktop (com "D" maiusculo)

ls

chmod +x nome do driver aqui

./nome do driver aqui

responda as perguntas do instalador

no final ele vai erguntar se vc quer gravar a configuração do X vc clica yes

terminado

/etc/init.d/gdm start

e isso.

Depois de instalado o driver:

sudo su

cd | grep nvidia-settings

nvidia-settings

faça as modificações e e na esqueça de salvar.
 
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

Offline Matheus Storck

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Erro fora de Escala
« Resposta #2 Online: 31 de Agosto de 2009, 19:42 »
Opa, muito obrigado pela resposta, estarei testando daqui a pouquinho e postarei respostas !
Abraços

Offline Matheus Storck

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Erro fora de Escala
« Resposta #3 Online: 31 de Agosto de 2009, 22:55 »
Caro Platao:
Fiz tudo o que tu me disse para fazer, copiei na mãe os codigos (impressora deu pau), testei e não funcionou
Instalei os drivers corretos da Nvidia, e descobri que o problema de driver's não é.
Seguinte: tem algum comando pelo terminal que eu possa alterar a resolução do meu monitor e a frequencia?
Tipo como se fosse no Windows Painel de controle>Video.
Abraço cara
Valeu peal ajuda ai desde já

Offline jrkamil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 489
    • Ver perfil
Re: Erro fora de Escala
« Resposta #4 Online: 01 de Setembro de 2009, 08:25 »
instala aí, via synaptic,  o nvidia-settings
depois no terminal : sudo nvia-settings e regula a resolução e a frequencia (Hz). a mensagem é relativa à freguencia, diminua e
"save to X"
Asus M5A78L-M Plus , Phenon II X6 , 16 Gb DDR3, Radeon R5 220,  ubuntu  24.04  gnome, ssd 240G, hd 500 G

Offline Matheus Storck

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Erro fora de Escala
« Resposta #5 Online: 01 de Setembro de 2009, 14:09 »
Caro Jrkamil:
Fiz o que tu me falaste para fazer, porem, sem sucesso.
Como eu não consigo entrar no Ubuntu, etrei via sessão terminal mesmo e digitei o sudo nvidia-settings
Tranquilo, ele abre um painel da Nvidia, consigo configurar minha resolução e tudo, so que quando eu vou salvaro
Xserver, ele da um erro la e não salva (mais tarde irei postar o erro, pois não estou em casa hehe)
Dai eu coloquei o comando sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg novamnete, para poder entrar no ubuntu.
Fui até o Pacotes Synaptic, e vi muitos pacotes da Nvidia, e o Nvidia-settings estava habilitado e funcionando.
O problema é esse, não da pra salvar as configurações que eu fiz
E se eu tento entrar no nvidia-settings via terminal no ubuntu( desktop) para configurar a frequencia e a resolução, aparece uma mensagem dizendo que o Xserver não esta habilitado ou algo assim ( posto depois tambem a mensagem de erro)
hehe, Alguma ideia?
Agradeço desde já, abraços