Autor Tópico: Remastersys não grava aplicativos de terceiros  (Lida 2826 vezes)

Offline rockarlos64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • Post tenebras spero lucem
    • Ver perfil
Remastersys não grava aplicativos de terceiros
« Online: 23 de Agosto de 2009, 15:19 »
Olá povo ubuntu,
Instalei aqui como back up o Remastersys que funcionou em termos. Primeiro não consegui gravar a pasta home com minhas fotos, músicas e documentos, pois extrapolava o tamanho da iso. Além disso, sou usuário do navegador Opera e descobri que ele não grava aplicativos de terceiros, ou seja, ele só salva os aplicativos do ubuntu. Quando fui testar o live cd - que funcionou muito bem - todos os programas de terceiros que instalei não estavam lá. Existe alguma forma de salvar estes arquivos?
Desde já agradecido & abs.
HD Toshiba sata 500G, Asus H81M, Intel core i3 4170, 8G ddr3, Intel HD Integred Graphics Processor
Ubuntu16.04.01 LTS 64bits.

Offline Darth Vader

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 323
    • Ver perfil
Re: Remastersys não grava aplicativos de terceiros
« Resposta #1 Online: 23 de Agosto de 2009, 15:45 »
Algumas coisas não são gravadas quando gerada a .iso, como determinados drivers de terceiros e os programas que vc mencionou.
Mas o interessante é que tem Opera pra Linux, deveria ter 'ido' tmb...

Agora eu li num site que ele gera uma .iso padrão que vai a  até 2Gb somente, se extrapolar esse tamanho , já era.
Então nem é bom tentar salvar o sistema inteiro que não simplesmente não rola.
Melhor fazer um dvd de backup da tua home separado.
E qto a drivers e alguns aplicativos a alternativa melhor seria instalar na mão mesmo depois.
Ou neste caso , salvar com o Aptoncd.
Ele tmb gera uma iso mas de todos os pacotes da pasta va/cache/apt/ mas não instala, vc tem que instalar depois um a um.
No caso do aptoncd, eu já não recomendo salvar a pasta inteira pq depois, quando a pessoa vai reinstalar pacote por pacote, simplesmente acusa falta de dependências, muito embora elas estejam todas lá, mesmo assim vc não consegue fazer com que o sistema reconheça.
E se der um apt-get update a coisa piora, aí é que ele não reconhece mesmo.
Mas daí eu pergunto, pra quê fazer uma iso se pode-se salvar determinados programas fazendo um cd de dados?
Eles geralmente vem completos, sem precisar de dependências dos repositórios.
Programas como Opera, Virtualbox, Googleearth etc.

O remastersys , neste caso, é uma mão na luva.
E os problemas dele são mínimos. Vale a pena.

Quanto ao Opera, vou gerar outra iso e ver se ele será reconhecido nela, como tmb o Virtualbox, e te digo depois.
Abraços.
« Última modificação: 23 de Agosto de 2009, 15:49 por Darth Vader »

Offline rockarlos64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • Post tenebras spero lucem
    • Ver perfil
Re: Remastersys não grava aplicativos de terceiros
« Resposta #2 Online: 24 de Agosto de 2009, 21:46 »

Mas o interessante é que tem Opera pra Linux, deveria ter 'ido' tmb...
Ou neste caso , salvar com o Aptoncd.
Ele tmb gera uma iso mas de todos os pacotes da pasta va/cache/apt/ mas não instala, vc tem que instalar depois um a um.
Mas daí eu pergunto, pra quê fazer uma iso se pode-se salvar determinados programas fazendo um cd de dados?
Eles geralmente vem completos, sem precisar de dependências dos repositórios.
Programas como Opera, Virtualbox, Googleearth etc.
O remastersys , neste caso, é uma mão na luva.
E os problemas dele são mínimos. Vale a pena.
Quanto ao Opera, vou gerar outra iso e ver se ele será reconhecido nela, como tmb o Virtualbox, e te digo depois.
Abraços.

Darth, antes de tudo obrigado pela atenção.  :D Uso a versão beta 10 do opera e tenho o aptoncd aqui, mas o Opera não é gravado nele também. Tenho sempre que reinstalar quando dá pau por aqui. Quanto à sua pergunta, claro que dá pra fazer um cd de dados, mas achei, pelo que li pesquisando aqui no fórum e na internet, que seria possível pelo Remastersys salvar o SO, no meu caso Ubuntu 9.04, e todas as minhas configurações, drivers de terceiros e a minha pasta home. Mas como você disse: há limites. Apesar disso o remastersys realmente é uma mão na luva, muito bom mesmo. Quem sabe um dia ele consiga resolver estes bugs e incorporar home (por mais pesada que seja) e programas de terceiros.
Abs.
HD Toshiba sata 500G, Asus H81M, Intel core i3 4170, 8G ddr3, Intel HD Integred Graphics Processor
Ubuntu16.04.01 LTS 64bits.

Offline Darth Vader

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 323
    • Ver perfil
Re: Remastersys não grava aplicativos de terceiros
« Resposta #3 Online: 25 de Agosto de 2009, 00:17 »
Rock, eu consegui fazer o backup completo com o Opera e com o VirtualBox normal.
Eu uso a versão 9.64 do Opera, talvez por isso tenha certo.Será?
Mas o Remastersys vai chegar lá, ficar mais excelente do que ele já é.
Um grande abraço.

Offline rockarlos64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
  • Post tenebras spero lucem
    • Ver perfil
Re: Remastersys não grava aplicativos de terceiros
« Resposta #4 Online: 27 de Agosto de 2009, 21:26 »
Rock, eu consegui fazer o backup completo com o Opera e com o VirtualBox normal.
Eu uso a versão 9.64 do Opera, talvez por isso tenha certo.Será?
Mas o Remastersys vai chegar lá, ficar mais excelente do que ele já é.
Um grande abraço.
É são duas versões diferentes tanto do Ubuntu como do Opera. Além disso, sou meio enrolado com esta coisa de virtualbox... ;D
Abs.
HD Toshiba sata 500G, Asus H81M, Intel core i3 4170, 8G ddr3, Intel HD Integred Graphics Processor
Ubuntu16.04.01 LTS 64bits.