Autor Tópico: Internet 3g - Duvidas  (Lida 9113 vezes)

Lunik

  • Visitante
Internet 3g - Duvidas
« Online: 22 de Agosto de 2009, 18:15 »
Depois de 2 dias sem internet, tô considerando seriamente cancelar o meu provedor. A alternativa que restaria pra mim seria assinar algum provedor 3G.

Queria saber se atualmente o ubuntu suporta os modems dos provedores mais conhecidos (oi, claro e tim), se reconhece numa boa, se é preciso instalar drivers em alguns casos, etc.

Por exemplo, no windows eu sei que a discagem acontece com um programinha que vem no próprio modem... então mesmo sem esse programinha funcionar no ubuntu, é fácil criar a conexão?

Além disso já ouvi falar de alguns modelos de modem que também funcionam como pendrive, daí possivelmente o ubuntu teria dificuldade pra reconhecer esses modelos... preciso ficar atento a isso ou é um problema antigo?

Dentre os 3 provedores que citei (oi, tim, claro) existe algum mais problemático que outro quanto a instalaçao do modem no linux?

Enfim, resumindo tudo: Vale a pena usar 3g no ubuntu?

Aproveitando, uma pergunta que foge do assunto mas é sobre 3g ainda: É possível usar o meu modem 3g em qualquer lugar do país? Se eu viajar pra outro estado, continuarei usando normalmente ou é como celular que muda a tarifa dependendo da area?
« Última modificação: 22 de Agosto de 2009, 18:17 por Lunik »

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Internet 3g - Duvidas
« Resposta #1 Online: 22 de Agosto de 2009, 18:58 »
Lunik, tentei vasculhar o Google p/ obert uma lista de modem 3g compatíveis c/ o Linux e ainda ñ encontrei.
O problema é o modem, e nem tanto a operadora, que real/ ñ dão suporte ao Linux.
Por exemplo, estou lutando c um Tim ONDA MSA501HS - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,49314.0.html

Achei algo interessante no Google - http://www.viamais.net/blog/?p=574

Citar
Enfim, resumindo tudo: Vale a pena usar 3g no ubuntu?
Pela tua situação em si talvez ñ. Pode ser mais dor de cabeça que a tua atual.

Código: [Selecionar]
Aproveitando, uma pergunta que foge do assunto mas é sobre 3g ainda: É possível usar o meu modem 3g em qualquer lugar do país? Se eu viajar pra outro estado, continuarei usando normalmente ou é como celular que muda a tarifa dependendo da area?Acho que sim, se tiver sinal da operadora onde vc estiver.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Lunik

  • Visitante
Re: Internet 3g - Duvidas
« Resposta #2 Online: 22 de Agosto de 2009, 21:29 »
Valeu rjbgbo, também vou tentar pesquisar isso... talvez já exista algum wiki ou página com listagem de modens ou algo assim.

O Smartconnect parece promissor. E acabou me lembrando de um gerenciador de conexões que encontrei uma vez que tinha uma proposta parecida. Quando eu voltar pra casa, tentarei achar o link e edito aqui.

Offline abdo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 345
  • Vasco / O Sentimento não para - Ilha do Governador
    • Ver perfil
    • Guia Ilha do Governador
Re: Internet 3g - Duvidas
« Resposta #3 Online: 22 de Agosto de 2009, 21:39 »
Boa noite Lunik

usei o tim web durante um ano aproximadamente sem problemas, usava o modem huawei e220 e tem um tópico aqui no forum que eu segui para conbectar sem problemas.
o problema é a velocidade, no meu caso que estou na  cidade do rio, na ilha do governador a velo era similar a discada, principalmente em horarios comerciais, melhorando a noite e na madruga, ao final já estava de saco cheio e me rendi a OI e instalei o velox, agora mantenho o modem e um chip pre pago do tim web para uma emergencia, ainda não testei ele nem no 9.04 nem no slitaz que são as distros instaladas em casa, mas parece que o jaunty reconhece ele de cara.
abcs
abdo
Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

Offline fabio2paolini

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
    • Ver perfil
Re: Internet 3g - Duvidas
« Resposta #4 Online: 23 de Agosto de 2009, 23:09 »
Olá, eu tenho o serviço da Tim já faz um ano com o modem Onda MSA501HS, não tive problemas. Me parece que a qualidade do sinal no Linux é igual ao do Windows. A configuração do Modem é simples. Eu usei por muito tempo o kubuntu 7.0 onde era necessário adicionar um arquivo de regras no /etc/udev/rules.d, mas tudo isso é bem comentado na net. Agora estou me mudando para a Vivo pois na região onde moro há sinal 3G desta última. Eu fico numa região bem distante da cidade, mas uso uma dessas antenas de amplificação de sinal e cosigo um sinal estável de 100kbps no modo 2G.

O modem que adquiri da Vivo faz uma semana é o Huawei E156B, estou tendo dificuldades. Consigo a conexão no Linux, mas ainda é bem inferior à obtida no Windows. Mas creio que isso será resolvido.

Quanto ao uso em diversos estados, eu também tive essa dúvida e perguntei em uma loja Tim. O vendedor garantiu que não há taxas extras em todo pais. Inclusive é comum eu alternar entre dois prefixos de telefone (11) da capital de São Paulo, e o (14) de uma região do Interior e não tive alteração de valores.

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Internet 3g - Duvidas
« Resposta #5 Online: 24 de Agosto de 2009, 10:06 »
Sony Ericson MD300 é o meu e no Ubuntu 9.04 basta copiar um arquivo de configuração, que ele já funciona.

Mas pensa muito bem antes de trocar pro 3g. Só use se não tiver outra forma mesmo. Se for assinar Claro (meu caso), seus 3 primeiros meses vão ser uma maravilha... depois vc cai no "sistema" e sabe lá quando vc vai ter a velocidade mínima contratada...

Lunik

  • Visitante
Re: Internet 3g - Duvidas
« Resposta #6 Online: 24 de Agosto de 2009, 16:12 »
Pessoal, queria agradecer aí o feedback de vocês.
Depois de pesquisar muito, a impressão que eu tive é que 3g atualmente ainda é um serviço de testes, a gente acaba se tornando cobaia dos provedores.

Vou ver os preços de alguns planos pré-pagos, apenas pra alguma emergencia mesmo.

Achei esse wiki aqui que lista alguns modelos de telefone/modem, mas como a maioria é estrangeiro não sei se vai ser útil pra alguem: https://wiki.ubuntu.com/NetworkManager/Hardware/3G

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: Internet 3g - Duvidas
« Resposta #7 Online: 24 de Agosto de 2009, 23:10 »
Lunik, tentei vasculhar o Google p/ obert uma lista de modem 3g compatíveis c/ o Linux e ainda ñ encontrei.
O problema é o modem, e nem tanto a operadora, que real/ ñ dão suporte ao Linux.
Por exemplo, estou lutando c um Tim ONDA MSA501HS - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,49314.0.html

Achei algo interessante no Google - http://www.viamais.net/blog/?p=574

Citar
Enfim, resumindo tudo: Vale a pena usar 3g no ubuntu?
Pela tua situação em si talvez ñ. Pode ser mais dor de cabeça que a tua atual.

Código: [Selecionar]
Aproveitando, uma pergunta que foge do assunto mas é sobre 3g ainda: É possível usar o meu modem 3g em qualquer lugar do país? Se eu viajar pra outro estado, continuarei usando normalmente ou é como celular que muda a tarifa dependendo da area?Acho que sim, se tiver sinal da operadora onde vc estiver.

Sem me intrometer, se vc sair da sua área de cobertura seu ddd , vc usara o serviço de roaming da sua operadora e preparesse para ser esfolado!!!!!!!!!!
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline mach1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Internet 3g - Duvidas
« Resposta #8 Online: 25 de Agosto de 2009, 09:03 »
Lunik, tentei vasculhar o Google p/ obert uma lista de modem 3g compatíveis c/ o Linux e ainda ñ encontrei.
O problema é o modem, e nem tanto a operadora, que real/ ñ dão suporte ao Linux.
Por exemplo, estou lutando c um Tim ONDA MSA501HS - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,49314.0.html

Achei algo interessante no Google - http://www.viamais.net/blog/?p=574

Citar
Enfim, resumindo tudo: Vale a pena usar 3g no ubuntu?
Pela tua situação em si talvez ñ. Pode ser mais dor de cabeça que a tua atual.

Código: [Selecionar]
Aproveitando, uma pergunta que foge do assunto mas é sobre 3g ainda: É possível usar o meu modem 3g em qualquer lugar do país? Se eu viajar pra outro estado, continuarei usando normalmente ou é como celular que muda a tarifa dependendo da area?Acho que sim, se tiver sinal da operadora onde vc estiver.

Sem me intrometer, se vc sair da sua área de cobertura seu ddd , vc usara o serviço de roaming da sua operadora e preparesse para ser esfolado!!!!!!!!!!

Pelo menos a TIM não cobra deslocamento. Já testei e não tive surpresas $$$$$. O melhor é verificar com a operadora e ver seu plano.

Offline fabio2paolini

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
    • Ver perfil
Re: Internet 3g - Duvidas
« Resposta #9 Online: 26 de Agosto de 2009, 15:49 »
Esqueci de dizer um problema que eu tive com a Tim. No contrato do plano ilimitado há uma cláusula que diz que após 1GB de download do mês corrente a operadora pode arbitrariamente reduzir sua taxa de download. Algumas vezes em que eu baixei muitos dados a Tim reduziu minha taxa de download, na região onde eu moro, a uma taxa de 0% do valor ofericido,  sendo que essa "redução" durou cerca de 10 dias, até entrar o novo período vigênte. Digo na região onde moro, pois se fosse para um lugar com cobertura de uma outra antena eu obtinha novamente o sinal.

No contrato da Vivo, ao menos o disponível na net, é dito que a taxa pode ser reduzida para 120kbps ou algo próximo a isso após um total de 2GB no mês.

Offline mach1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Internet 3g - Duvidas
« Resposta #10 Online: 26 de Agosto de 2009, 21:09 »
A TIM tem essa daí, dps de 1GB diminui sua velocidade, por outro lados outras operadores cobram o excesso navegado, no fim do mês SURPRESA $$$$$$

Offline fabio2paolini

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 125
    • Ver perfil
Re: Internet 3g - Duvidas
« Resposta #11 Online: 26 de Agosto de 2009, 21:42 »
A TIM tem essa daí, dps de 1GB diminui sua velocidade, por outro lados outras operadores cobram o excesso navegado, no fim do mês SURPRESA $$$$$$

Nossa! Mas isso é terrível! Há operadoras que fazem isso nos chamados pacotes "ilimitados"? Pois nesse caso seria simplesmente um pacote com franquia. Eu já li o contrato da Vivo, mas agora irei reler com + atenção.
Valeu.

Offline mach1

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Internet 3g - Duvidas
« Resposta #12 Online: 26 de Agosto de 2009, 22:54 »
Por isso tem que ler o contrato com atenção, claro que isto depende do plano assinado e da operadora. Depois que assinei que vi o tal do limite, aff, pior que no 1 mês tava tudo de boa, já tinha baixados uns 20GB, depois começou a sacanagem.

Offline Carlos Ivan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 173
  • Jesus te ama!
    • Ver perfil
Re: Internet 3g - Duvidas
« Resposta #13 Online: 02 de Setembro de 2009, 16:08 »
Eu utilizo a Claro 3G a 1 ano e 6 meses e não tive problemas em configurar no Ubuntu. Modem Huawei E226.
Os planos da Claro, ao menos qdo fiz, são ilimitados e nada é cobrado como excedente.
Meu plano é o 500 e pago R$ 69,90 mensal. Me parece que atualmente a mensalidade é maior.
A velocidade pode não ser alta mas para as minhas necessidades está ótimo.
O valor da Claro é fixo. Viajo muito e utilizo em vários estados. Não alterou em nada o valor mensal.
Tenho colegas que fizeram planos na vivo, tim, brasiltelecom e se arrependeram. Mudaram para a Claro.
« Última modificação: 02 de Setembro de 2009, 16:10 por Carlos Ivan »
No mundo existem 3 tipos de pessoas: os idiotas, os inteligentes e os sábios.
Os idiotas não aprendem nunca, os inteligentes aprendem com a própria experiência e os sábios aprendem com a experiência dos outros.

Offline APRENDIZUBUNTU

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: Internet 3g - Duvidas
« Resposta #14 Online: 03 de Setembro de 2009, 14:55 »
Caros colegas, utilizo a Vivo 3G. Acontece que em todas as operadoras o contrato e semelhante. A Anatel formulou algunhas regras e elas (as operadoras) utillizam o que lhes apraz. Já utilizei a Tim e conheço amigos que utilizam a Claro (os problemas são os mesmos). Recentemente a Vivo reduziu a minha velocidade a meros 128Kbps. A solução foi, após cerca de 15 atendimentos a central da Vivo, solicitar falar com a Ouvidoria da empresa e disser que não admitiria a redução da velocidade. É  que a clausula está em letras muito pequenas, o que fere a Lei minha velocidde direitos ao consumidor. Após cinco dias minha velocidade voltou a média de 800Kbps e fui informado que não reduziriam  mais a velocidade de navegação. Vale a pena procurar o Procon. Foi lá que obtive argumentos para isso.
Feliz pois estou usando o Ubuntu 9.04 com o modem e156.