Autor Tópico: atalho para retornar ao ubuntu rapidamente pela area de trabalho remota  (Lida 3086 vezes)

Offline natanlaverde

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Olá pessoal do fórum.
Sou iniciante no Ubuntu e no mundo Linux.
Eu estou com uma dúvida, creio que é coisa simples, mas por minha falta de conhecimento não sei o que eu faço.
Numa loja(filial) eu e meu irmão instalamos cinco computadores com o ubuntu (a meta é todos os computadores, mais ou menos uns 25 nas três lojas), estes estão conectados pela rede e trabalham num terminal do windows server 2000 que esta instalado na loja(matriz) em outro municipio, na qual tem o programa de gerenciamento de estoques e clientes, o terminal esta operando em modo tela cheia normalmente, porém quando os funcionarios querem fazer uma ligação(skype), ou fazer outra coisa pelo computador local, eles tem que fazer o logoff e encerrar a seção.
Pelo windows xp (que era o S.O. anterior) eles podiam apenas clicar num balão no topo da tela, para ter acesso ao computador local.
eu gostaria que alguem me pasasse algum atalho para retornar rapidadamente ao Ubuntu sem precisar fazer logoff, e que se continuasse operando o servidor em modo tela cheia. apenas alternando, como o do windows por um balão no topo da tela, uma tecla de atalho ou uma mudança de mesa.
A distribuição é Ubuntu 9.04 Desktop Edition e a interface é a Gnome, Padrão com duas "mesas".

Desde já agradeço.

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: atalho para retornar ao ubuntu rapidamente pela area de trabalho remota
« Resposta #1 Online: 21 de Agosto de 2009, 15:58 »
Ola,

Alternar a área de trabalho com => Ctrl+Alt+<seta direita/esquerda> faz o quê, aí no seu sistema

Alternar o Terminal com => Ctrl+Alt+F7 faz o quê, aí no seu sistema


Como voce configurou a sessão do gerenciador de estoques?

De uma mastigada, pois não entendi realmente o que ocorre. Você citou tela cheia, mas é em Terminal ou modo Gráfico ?

[],s

Offline natanlaverde

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: atalho para retornar ao ubuntu rapidamente pela area de trabalho remota
« Resposta #2 Online: 21 de Agosto de 2009, 16:25 »
Vou testar depois, agora estou em outro computador
É modo grafico eu havia dito terminal mas é por que, sei lá aparece no menu iniciar, Windows Server 2000 Terminal, isto deve ser porque ele roda com varios computadores ao mesmo tempo sendo acessado remotamente(eu acho)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: atalho para retornar ao ubuntu rapidamente pela area de trabalho remota
« Resposta #3 Online: 21 de Agosto de 2009, 16:33 »
Bem, se é modo grafico, o Ubuntu só vem com um ambiente grafico ( o F7 do teclado ) os F8 F9 e F10 não vêm habilitados.

Mas dá para habilitar editando os arquivos rc.d1, rc.d2, rc.d3, rc.d4 e 5

dê uma pesquisada nisto. ( mas faça numa maquina de testes pois voce pode bricar o sistema editando os rc.d's)

depois de editados, o primeiro ambiente grafico ( F7 no exemplo) fica seu terminal server, no (F8) o Gnome para seus colaboradores usarem e se quiser o (F9) rodando o KDE para voce

agora tente fazer isto no Windows.... ;D

[],s

Offline natanlaverde

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: atalho para retornar ao ubuntu rapidamente pela area de trabalho remota
« Resposta #4 Online: 21 de Agosto de 2009, 23:20 »
Tota, quando eu pressiono Ctrl+Alt+<seta/ direita ou esquerda> ele não faz nada (isso dentro do windows server)
Porem quando aperto Ctrl+Alt+F8 ele aparece uma tela preta, com algumas informações do sistema
Acho que eu poderia mudar o F9 para exibir outra coisa, mas como faço para alterar esses arquivos: rc.d1, rc.d2, rc.d3, rc.d4 e 5, se puder me passar um lugar onde poderia ler sobre o assunto eu agradeceria
Até mais

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: atalho para retornar ao ubuntu rapidamente pela area de trabalho remota
« Resposta #5 Online: 23 de Agosto de 2009, 08:48 »
Tota, quando eu pressiono Ctrl+Alt+<seta/ direita ou esquerda> ele não faz nada (isso dentro do windows server)
Porem quando aperto Ctrl+Alt+F8 ele aparece uma tela preta, com algumas informações do sistema
Acho que eu poderia mudar o F9 para exibir outra coisa, mas como faço para alterar esses arquivos: rc.d1, rc.d2, rc.d3, rc.d4 e 5, se puder me passar um lugar onde poderia ler sobre o assunto eu agradeceria
Até mais

Para conhecer sobre os run level voce pode começar pelo guia foca linux disponivel na net livremente, e também nos wiki do site da Debian

Offline natanlaverde

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: atalho para retornar ao ubuntu rapidamente pela area de trabalho remota
« Resposta #6 Online: 23 de Agosto de 2009, 17:42 »
Obrigado Tota, eu baixei o guia foca aqui mas ainda estou nos primeiros capitulos, mas vou procurar saber mais disso até mais

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: atalho para retornar ao ubuntu rapidamente pela area de trabalho remota
« Resposta #7 Online: 29 de Outubro de 2009, 14:52 »
Tota,

O que o natanlaverde está querendo saber (e eu também) é como minimizar uma sessão do Terminal Server quando estiver rodando no modo "tela cheia". Esse modo deixa a sessão "por cima" das configurações de espaço de trabalho.

Seria alguma coisa equivalente ao RightCtrl+F do VirtualBox.

Tenho o mesmo problema, pois quando rodo o Terminal Server no modo janela, o maior tamanho de janela que eu consigo rodar é insuficiente para minhas necessidades, então rodo em modo "tela cheia", só que se eu preciso alternar para algum outro programa sou obrigado a encerrar a sessão que está rodando no Terminal Server e depois reiniciar (o que é, no mínimo, estúpido - eheheh).

Abs.
Cassiano