Autor Tópico: Efeitos visuais extra  (Lida 7003 vezes)

Offline new26pb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Efeitos visuais extra
« Online: 20 de Agosto de 2009, 16:17 »
Olá pessoal, sou novo no Ubuntu e estou muito interessado em conhecer este Sistema Operacional que a cada dia ganha espaço no mundo.
A minha duvida é a seguinte, A primeira vez que ativa os efeitos visuais para Extra, fica com aqueles efeitos bem legais, com as janelas se movimentando como geleia, bem legal e diferente do window.
Comecei no Ubuntu a três dias disposto a aprender, comecei a customizar o tema do Ubuntu, baixei o Esmerald instalei o Compiz, daí foi que tudo começou, dando conflito no Esmerald e Compiz, na briga para concertar o conflito, segui alguns topicos na net e agora não ativa mais as opções Efeitos Visuais.
Não tenho placa de video Offboard, mas acho que Minha placa deve ter uma onboard, apesar que não sei como ver as configurações da mesma, talvez tenha alguma coisa haver com os drives que em um topico mandou instalar e instalou tudo automaticamente, as vezes com alguns erros.
Enfim queria voltar a ter aqueles efeitos visuais que achei bem legal e diferente do windows, se puder me ajudem com uma opção para iniciar o Esmerald automaticamente, se não tiver solução tem algum comando para reparar a instalação Ubuntu? Resolve se fazer isso?

Aguardo a ajuda de vocês pessoal.

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Efeitos visuais extra
« Resposta #1 Online: 20 de Agosto de 2009, 17:42 »
@ new26pb

Eu não uso o Esmerald. Uso apenas o Compiz, que eu configuro usando o Ubuntu Tweak. Tenho efeitos bem legais.

A propósito, janelas gelatinosas não dependem do Compiz... Na instalação básica da distro ele já habilita se você colocar os efeitos visuais no máximo.

Offline new26pb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Efeitos visuais extra
« Resposta #2 Online: 20 de Agosto de 2009, 18:02 »
Eu coloquei o Esmerald por que estava querendo colocar um tema que achei bem legal
http://www.baixaki.com.br/linux/who-needs-windows-7-.htm

que requere ele, é como eu disse na instalação normal, tava funcionando tudo normal, mas depois de colocar o compiz, que até agora nao sei como abrir o gerenciador dele, começou a dar conflito e os Efeitos Visuais sumiram

Só aparece a mensagem procurando drives e depois "Efeitos visuais não puderam ser habilidados"

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Efeitos visuais extra
« Resposta #3 Online: 20 de Agosto de 2009, 19:18 »
Aqui tenho esse tema , mas tenho uma placa de vídeo offboard,  existem uns chipsets que rodam os efeitos, mesmo sendo onboard.
Para configurar o Compiz Fusion, vá em aplicativos>adicionar/remover aplicativos>procure por icone do compiz fusion e marque para instalar, como também o ccsm.
Qualquer dúvida dê uma pesquisada aqui no fórum ,que existem tópícos explicativos, boa sorte.
Usuário Linux- 449417

Offline new26pb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Efeitos visuais extra
« Resposta #4 Online: 20 de Agosto de 2009, 19:36 »
Cara, já tinha feito isso, mas não resolveu, como te disse instalei o Esmerald e o Compiz, acho que o problema deve estar com os drives, mas não sei como resolver, agora mesmo coloquei o live CD Ubuntu e os Efeitos rodaram normal pelo CD, mas na instalação que está no HD não roda os Efeitos Visuais.
Mas valeu mesmo pela Dica :D

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Efeitos visuais extra
« Resposta #5 Online: 20 de Agosto de 2009, 21:41 »
Você colocou o ícone do compiz-fusion pra iniciar automaticamente no login lá em Sessões?

Offline musinet

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 279
    • Ver perfil
Re: Efeitos visuais extra
« Resposta #6 Online: 20 de Agosto de 2009, 21:58 »
Eu coloquei o Esmerald por que estava querendo colocar um tema que achei bem legal
http://www.baixaki.com.br/linux/who-needs-windows-7-.htm

Bom, antes de mais nada, habitue-se a instalar aplicativos primariamente via apt-get (no console) ou pela sua versão gráfica (menu Aplicativos > Adicionar/Remover). Quando estiver mais à vontade com o ubuntu, parta pro Synaptic (menu Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic).

Caso em nenhum desses você consiga o programa que você quer, procure baixá-lo diretamente do site do desenvolvedor. Além de garantir que você vá baixar o pacote mais atual/estável, muitas vezes você obterá informações sobre como adicionar o repositório que tem esse programa, garantindo que você possa instalá-lo/atualizá-lo com os procedimentos anteriores (apt-get e Synaptic).

No meu caso em particular foram raras as vezes que eu peguei um pacote via baixaki, superdownloads, etc que prestassem, se bem que garimpando até se encontra coisa boa (mas não se você é, como eu, um iniciante).

Citar
mas depois de colocar o compiz, que até agora nao sei como abrir o gerenciador dele, começou a dar conflito e os Efeitos Visuais sumiram
Só aparece a mensagem procurando drives e depois "Efeitos visuais não puderam ser habilidados"

Você instalou o Ubuntu Tweaks? Faz uma pesquisa no forum que você encontra rapidinho um tutorial para instalá-lo. Com ele você vai conseguir fazer o Compiz funfar...

Boa sorte,
musinet

Offline new26pb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Efeitos visuais extra
« Resposta #7 Online: 21 de Agosto de 2009, 00:13 »
Musinet, segui seu conselho e instalei o Ubuntu Tweak, também está adicionado o Compiz lá nas opções, Aplicativos/Adicionar e remover programas.
Mas depois de instalar o ubuntu Tweak tentei novamente abilitar os Efeitos Visuais em Preferencias de aparencia e nada a unica resposta que tenho é "Efeitos visuais não puderam ser habilidados", ele verifica alguns drives pisca umas tres vezes e nada, lembrando que tentei rodar direto do CD do Ubuntu e os efeitos são habilitados, mas na instalação do HD não.
Vocês não sabem algum comando para voltar as configurações originais, ou reparar instalação não?
Só pra não ter que formatar de novo, apesar que tava querendo muito descobrir a solução deste problema, estou agora no Ubuntu e queria aprender ao maximo sobre ele.

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Efeitos visuais extra
« Resposta #8 Online: 21 de Agosto de 2009, 08:05 »
Está parecendo que os drivers não estão instalados ou seu chipset não suporta o compiz completamente, vá ao synaptic e marque para desinstalar o compiz e o Emerald.Tenta estes comandos no terminal :  mv ~/.gnome ~/.gnome.OLD 
                                                               mv ~/.gnome2 ~/.gnome2.OLD
Usuário Linux- 449417

Offline new26pb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Efeitos visuais extra
« Resposta #9 Online: 21 de Agosto de 2009, 12:48 »
Oi loca100, tentei o comando que você me passou também desinstalei os programas com referencia ao compiz no Synaptic e o Emerald também, quando coloco em Efeitos Visuais agora mostra "Compiz não está instalado"
este comando  mv ~/.gnome2 ~/.gnome2.OLD deu certo inclusive consegui encontrar ele na pasta, mas o .gnome  não deu certo não dá diretorio não encontrado, mas agora não estou conseguindo abilitar os efeitos visuais de jeito nenhum, terei que instalar o Compiz de novo?

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: Efeitos visuais extra
« Resposta #10 Online: 21 de Agosto de 2009, 15:05 »
Oi loca100, tentei o comando que você me passou também desinstalei os programas com referencia ao compiz no Synaptic e o Emerald também, quando coloco em Efeitos Visuais agora mostra "Compiz não está instalado"
este comando  mv ~/.gnome2 ~/.gnome2.OLD deu certo inclusive consegui encontrar ele na pasta, mas o .gnome  não deu certo não dá diretorio não encontrado, mas agora não estou conseguindo abilitar os efeitos visuais de jeito nenhum, terei que instalar o Compiz de novo?

Sim.

Offline new26pb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Efeitos visuais extra
« Resposta #11 Online: 21 de Agosto de 2009, 15:56 »
Só uma pergunta que compiz instalo?
fui no Synaptic e aparece um monte
Compiz, Compiz-dev, Compiz-core, compiz-fuzion, compiz-kde
Uso o Ubuntu 9.04

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Efeitos visuais extra
« Resposta #12 Online: 21 de Agosto de 2009, 16:05 »
Marque o compiz , se tiver dependências ele instala.Existe uns plugins extras.
Não sei se vai precisar reiniciar o pc.
Usuário Linux- 449417

Offline new26pb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Efeitos visuais extra
« Resposta #13 Online: 21 de Agosto de 2009, 16:21 »
Agora voltei ao mesmo estado de antes aparece a mensagem "Procurando Drives" passa um tempo procurando, a tela pisca umas tres vezes e a mensagem"Efeitos visuais não puderam ser habilidados" aparece.
Talvez seja algo com os drives da placa, mas por que quando uso o Live CD Ubuntu, os Efeitos são ativado?
Tem algum comando para restaurar as configurações originais não?

Offline Ioca100

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.848
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
Re: Efeitos visuais extra
« Resposta #14 Online: 21 de Agosto de 2009, 16:25 »
Qual o teu hardware?
Outra coisa , marque em efeitos visuais a opção normal, para fazer um teste.
sistema>preferêcias>aparências>efeitos visuais>normal.
« Última modificação: 21 de Agosto de 2009, 16:28 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417