Autor Tópico: Configuração do Roteador Intelbras GKM-1200E  (Lida 20697 vezes)

Offline nemex1975

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
  • Somos Ubuntu. Somos legião. Não desistimos.
    • Ver perfil
    • Minha página
Configuração do Roteador Intelbras GKM-1200E
« Online: 19 de Agosto de 2009, 22:23 »
Bom dia.
Vou reproduzir abaixo o e-mail que enviei ao suporte da empresa Intelbras, sem resposta, porque preciso de uma solução para este problema e agradeceria a sua atenção.

E-mail:

Bom dia.

Sou cliente Speedy e usuário do sistema operacional Linux Ubuntu 9.04.

Adquiri recentemente o Roteador Adsl2+, modelo GKM-1200E, sou usuário de Linux i686 Ubuntu/9.04 (jaunty), baseado em Debian, e, simplesmente, não consigo fazê-lo funcionar.

Primeiramente os seus manuais e explicações são restritos à quem tenha SO Windows... além disso o CD de instalação não tem qualquer aplicativo em Debian ou RPM, ou seja, a gente coloca ele no drive e nada acontece, exceto conseguirmos ler os arquivos PDF, PPT E DOC... nada faz iniciar a configuração do Router.

Abrindo o navegador, que em todos os seus exemplos é o IExplorer mas que usuários Linux geralmente usam Mozilla/Firefox, digito o nº de IP 192.168.1.1 e nada acontece... não abre nenhum programa de configuração, o navegador simplesmente responde que não conseguiu localizar o endereço e fico sem conexão.

Contrariamente a isso eu tenho, também, um modem já com 10 anos de uso, do tempo em que a gente alugava o modem diretamente da Telefonica, e nele eu consigo conexão sem qualquer problema. Basta que eu o conecte e configure no Linux como se fará a coexão e pronto... não tenho que fazer configuração de IP, nem DNS, nem nada mais... apenas conecto o modem, inicio o Linux e o aplicativo pppoeconf já inicia a conexão imediatamente.

DÚVIDAS:
1. Por que o mesmo não ocorre com o seu Router?

2. Por que é necessário ficar entrando em configuraçao do modem e repetir todas os dados que a gente já coloca no aplicativo de conexão do PC?

3. E pior: por que, se temos de fazer isso tudo apenas para conectar ao Speedy, seu aparelho não funciona com o Linux?

4. Gente, que fiasco... criam um aparelho supostamente tão moderno, mas que exige ser configurado para funcionar e as etapas de configuração não funcionam em Linux Ubuntu... vocês teriam algum método testado e comprovado para fazer este Router funcionar com Linux?

5. Em caso positivo, por que não consta de seus manuais?

O que eu devo fazer antes de devolver este elefante branco à loja e pedir meu dinheiro de volta?

Agradeço sua atenção, mas minha paciência já se esgotou com este aparelho... tão novo, tão moderno e leva um "banho" de um Parks Prestige de 10 anos


Como vocês podem ver eu não tenho problema algum com o sinal DSL, pois quando eu uso o modem antigo fornecido pela Telefonica o Speedy funciona normalmente.

A caixa do aparelho informa que ele é "plug & play" e que não seria nenhum trabalho fazê-lo funcionar, só que eu não consegui.

Há pouco eu tentei conectar com o Intelbras e "nada"... tirei ele, instalei o Parks, reinicie o notebook (porque para o meu PC o comando "sudo pon" não faz com que ele se conecte e eu não sei fazer de outra forma), esperei 10 segundos e cá estou escrevendo para a Fórum.

Como um roteador tão moderno leva um "banho" desses de um modem de 10 anos? Ou é o Ubuntu que não tá preparado para funcionar com o Router Intelbras?
Aguardo vossa orientação,
Att.,
Nemex1975
Perfil: http://goo.gl/uu7qc
Core2Quad 2.33GHz, 8 GB RAM, Ubuntu 12.04 LTS 64 bits; Core i5-450M, 2.3 GHz, 4 GB RAM, Ubuntu 12.04 LTS 64 bits; Core i3-2310M, 2.1 GHz, 4 GB RAM, W7 64 bits; iPhone 5 iOS 7.0.2, 1 GB RAM, 16 GB; Samsung Galaxy S3 Android OS 4.1.2, 1 GB RAM, 32 GB; Milestone2, 4.1.2 CM10

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Configuração do Roteador Intelbras GKM-1200E
« Resposta #1 Online: 19 de Agosto de 2009, 22:33 »
Ola,

Não esqueça de postar a resposta da Intelbras, se algumas dia você receber

enquanto isto, tente colocar um ip fixo na suas placa de rede

Ja tive casos em que isto funcionou em outras marcas

Intelbras eu só usei um printer server

[],s

Offline nemex1975

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
  • Somos Ubuntu. Somos legião. Não desistimos.
    • Ver perfil
    • Minha página
Re: Configuração do Roteador Intelbras GKM-1200E
« Resposta #2 Online: 20 de Agosto de 2009, 11:32 »
Bom dia Tota.

Pode deixar... se eu receber alguma resposta colocarei aqui, mas duvido que respondam, pois as empresas de tecnologia detestam admitir que seus produtos não funcionem ou que sua política de produção seja canalizada apenas a usuários de sistemas operacionais pagos.

Creio que o que farão é responder sem responder: dirão que o problema é de minha conexão, de meu notebook, etc., e quando eu reafirmar que o modem Parks Prestige 645 funciona sem qualquer necessidade de configuração dele, necessitando somente rodar o pppoeconf, sem admitir seus erros, os atendentes do suporte simplesmente deixarão de responder aos meus e-mails.

Será que é tão caro assim ter gente entendida em Linux nestas empresas? Facilitaria sobremaneira quando o fórum não tivesse passado por algum problema semalhante... a revenda do aparelho "tinha" um rapaz que sabia manusear qualquer hardware e fazê-lo funcionar em Linux, mas infelizmente ele saiu da cidade.
[]'s
Perfil: http://goo.gl/uu7qc
Core2Quad 2.33GHz, 8 GB RAM, Ubuntu 12.04 LTS 64 bits; Core i5-450M, 2.3 GHz, 4 GB RAM, Ubuntu 12.04 LTS 64 bits; Core i3-2310M, 2.1 GHz, 4 GB RAM, W7 64 bits; iPhone 5 iOS 7.0.2, 1 GB RAM, 16 GB; Samsung Galaxy S3 Android OS 4.1.2, 1 GB RAM, 32 GB; Milestone2, 4.1.2 CM10

Offline nemex1975

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
  • Somos Ubuntu. Somos legião. Não desistimos.
    • Ver perfil
    • Minha página
Re: Configuração do Roteador Intelbras GKM-1200E
« Resposta #3 Online: 21 de Agosto de 2009, 09:05 »
Bom dia.

Como eu suspeitava, eis a resposta do suporte da Intelbrás e a minha contra-resposta logo abaixo.
Ninguém aqui no Fórum já passou por este problema de ter um modem que é também router e ter de quebrar a cabeça para fazê-lo funcionar com o Jaunty?
Para mim esta simples configuração de hardware é algo muito difícil, mas será que ninguém daqui saberia me orientar neste sentido?
Todos os modens dsl que eu tenho visto para comprar acoplam a função de router e, se for assim, eu vou ficar trocando sem parar e nunca farei com que funcionem.
A Telefonica disse que o modem dsl D-Link-500T é homologado por eles e que funciona para o Speedy usando Linux sem necessidade de qualquer configuração adicional... alguém confirma isso?

Eis os e-mails.

DO SUPORTE:
De:    Maycon Rodrigo Moreira <maycon@intelbras.com.br>
Para:    Fábio
Assunto:    Fw: [Fwd: Roteador Adsl2+, modelo GKM-1200E]]
Data:    Thu, 20 Aug 2009 17:57:30 -0300

            Boa tarde Sr. Fábio, o modem nenhum driver precisa, qual quer sistema operacional que tenha o protocolo de rede TCP/IP ( Windows, Linux, Unix, MacOS, etc ) poderá utilizá-lo.
            Damos exemplos do IE ( intertnet explorer ) para se verificar como fazer a configuração, porém há vários navegadores, o que não diferencia em nada na configuração, o fato de você não ter conseguido entrar na interface do modem utilizando o firefox ou outro browser, não foi a configuração do navegador, e sim a configuração dos dispositivos de rede do seu sistema operacional.
            Dar exemplos de configuração do sistema operacional Linux é inviável, existe algumas centenas de versões diferentes desse sistema ( falta de padronização), ambientes gráficos com variações de configuração, não há como descrever um sistema que é não tem padronização.
 
Respondendo a sua segunda pergunta, há a nescessidade de configuração do modem para conexão pppoe, uma vez que existe várias operadoras de ADSL no Brasil, e nosso modem para ser homologado junto a ANATEL, necessita ser programável para todas as operadoras.
 
Exemplo:
 
OI (Brasil telecom) no RS - no RS as configurações do VPI e VCI do pppoe são: VPI = 1 e VCI=32;
a OI ( Brasil telecom) nas demias localidades é VPI=0 VCI=35;
e OI ( telemar) VPI=0 VCI=33;
por sua vez a GVT utiliza no VPI = 0 VCI =35;
a Telefonica V`PI = 8 VCI = 35.
 
Provavelmente o teu modem já estava há algum tempo configurado para a sua em específico.
 
Atenciosamente,
 
Maycon Rodrigo Moreira
Analista de Suporte Técnico
Centro de Atendimento Técnico Intelbras
 
55+(48)+21060006
 
suporte@intelbras.com.br
www.intelbras.com.br


MINHA RESPOSTA
De:    Fábio
Para:    Maycon Rodrigo Moreira <maycon@intelbras.com.br>
Assunto:    Re: Fw: [Fwd: Roteador Adsl2+, modelo GKM-1200E]]
Data:    Thu, 20 Aug 2009 21:10:01 -0300


Prezado Sr. Moreira, bom dia

Agradeço sua atenção, mas discordo de suas afirmações por alguns motivos:

1. A existência de diversas distribuições Linux não modifica o fato delas serem baseadas ou em Debian (.deb) ou em RPM como modelo de configuração do sistema. Superado este impasse a outra única diferença quanto aos ambientes de trabalho se dá pela escolha entre o Gnome e o KDE, assim fazendo um tutorial para quem use Debian ou RPM já se abrangerá todos os tipos possíveis de distribuições Linux;

2. Não creio que o problema esteja na minha rede ou em sua configuração porque ela, neste momento, está funcionando sem qualquer problema com o modem Parks Prestige 645. Se o problema fosse na rede, consequentemente eu estaria sem conexão neste momento;

3. Ademais, se o problema fosse a minha rede, como explicar que o navegador Firefox 3.0.13 não tem qualquer resposta quando digito o IP do modem Intelbras? Se fosse problema de rede, ao menos a comunicação com o modem não seria afetada, inda mais pelo fato dos leds indicativos de conexão com a rede DSL e com o notebook indicarem que está havendo interação... só não está havendo funcionalidade;

4. O modem dsl da Parks, modelo Prestige 645, que eu estou usando, já foi usado por mim tanto em minha casa como na casa de minha namorada, que usa Windows XP, e sem que necessitasse fazer qualquer modifação, set up, indicação de IP o qualquer outra atividade diferente de simplesmente criar uma conexão com os dados da conta Speedy e acioná-la, consegui navegar completamente;

5. A Intelbras teria algum modelo de modem que não cumulasse a função Router ou que fosse o mais simples possível e que deixasse ao sistema operacional gerenciar as conexões adsl, sem necessitar refazer ou inserir os mesmos dados também no modem?

Aguardo sua resposta quanto aos itens 3 e 5.
Att.,
Fábio
BIRIGUI/SP

PS. Estranhei demais a funcionalidade do modem dsl Intelbras porque com sistemas Linux a conexão é praticamente automatizada... o sistema já faz tudo: reconhece a placa de rede, configura-a e deixa pronta para o uso com conexões discadas, dsl ou wifi, daí o usuário apenas escolhe qual deseja, insere os dados da conexão e dá o comando de conectar, sem necessitar "calibrar" o modem, seja ele um modelo convencional ou portáteis 3G. A dificuldade agregada pelo hardware da Intelbras, a meu ver, não se justifica.


=========
Alguém poderia reforçar estas explicações primárias que eu dei ao atendente do suporte?
Abs.,
Nemex1975
Perfil: http://goo.gl/uu7qc
Core2Quad 2.33GHz, 8 GB RAM, Ubuntu 12.04 LTS 64 bits; Core i5-450M, 2.3 GHz, 4 GB RAM, Ubuntu 12.04 LTS 64 bits; Core i3-2310M, 2.1 GHz, 4 GB RAM, W7 64 bits; iPhone 5 iOS 7.0.2, 1 GB RAM, 16 GB; Samsung Galaxy S3 Android OS 4.1.2, 1 GB RAM, 32 GB; Milestone2, 4.1.2 CM10

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Configuração do Roteador Intelbras GKM-1200E
« Resposta #4 Online: 23 de Agosto de 2009, 09:42 »
Olá, sinto informar que tudo indica que este Modem não presta!!! Não é problema do Linux!

Veja:

http://blogdogutz.blogspot.com/2009/02/modem-intelbras-gkm1200e.html

É preciso uma atualização de firmware para ele funcionar corretamente!

Abraços!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline dudu_fernandoo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re: Configuração do Roteador Intelbras GKM-1200E
« Resposta #5 Online: 23 de Agosto de 2009, 17:42 »
Bom nemex1975

eu tenho um modem igualzinho esse seu e ele roda no "talo" aqui em ksa

pelo que eu precebi acho q é o modem mesmo

mas tenta usar outro cabo de rede talvez seje isso ou de um "ifconfig"

pra ver se sua placa de rede esta com o gatway ou se o gw q vc esta digitando esta certo

pode ser tbm o firmware como o amigo acima(mas lembre-se nunca atualize seu firmware via wirelles, somente no cabo)

GNU/LINUX Ubuntu 9.04 - Intel Core 2 Duo 3.0/Mobo Gigabyte GA-G31M-S2L/
4GB RAM Kingston 800Mhz/GeForce 9400GT 1Gb/HD 250Gb Samsung/
Monitor 19" Samsung

Offline nemex1975

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
  • Somos Ubuntu. Somos legião. Não desistimos.
    • Ver perfil
    • Minha página
Re: Configuração do Roteador Intelbras GKM-1200E
« Resposta #6 Online: 24 de Agosto de 2009, 13:53 »
Bom dia.
Agradeço a todos pela ajuda, mas acho que o problema está no modem mesmo, pois eu usei outro cabo, como sugerido, mas nada funcionou... o Ubuntu sequer encontra o Intelbras quando uso o pppoeconf... ele encontra o eth0, wlan0, pan0 e tal, mas afirma que o "concentrador de acesso" está ausente, ainda que eu troque de cabos.

Não fosse só isso o manual manda digitar http://192.168.1.1 para acessar o set up dele, mas tentei isso inúmeras vezes no Firefox tanto usando o notebook como o desktop (que atualmente conecto usando o Parks Zyxel Prestige 645, da época em que este modem era alugado pela Telefonica) e nada. Mesmo o desktop fica sem conexão quando uso o modem Intelbras.

Levei o Intelbras, como último recurso, à revenda local e lá, usando o Windows, eles conseguiram entrar no set up e configurá-lo com os dados vci/vpi e meu login... ficou tudo correto, mas chegando em casa nada funcionou de novo.

Desisti de quebra a cabeça e comprei outro Parks, pois o atendente da Telefonica, pelo protocolo 31739549 em 23/08 me disse que qualquer Parks funciona da mesma maneira e, devido ao modelo que comprei não ser roteador, não haveria qualquer dificuldade em usar: seria algo como "plug&play" e o Linux já o reconheceria como reconhece o Parks que uso no desktop.

Achei essa experiência uma tolice, pois até mesmo o scanner Genius1200XE, que a princípio só funcionaria mediante o CD de instalação e em Windows, é possível fazer a cópia do fw dele e fazer funcionar no Linux, mas o modem Intelbras nem isso fica possível.

De qualquer forma, valeu a tentativa.
Abs.,
Nemex1975
Perfil: http://goo.gl/uu7qc
Core2Quad 2.33GHz, 8 GB RAM, Ubuntu 12.04 LTS 64 bits; Core i5-450M, 2.3 GHz, 4 GB RAM, Ubuntu 12.04 LTS 64 bits; Core i3-2310M, 2.1 GHz, 4 GB RAM, W7 64 bits; iPhone 5 iOS 7.0.2, 1 GB RAM, 16 GB; Samsung Galaxy S3 Android OS 4.1.2, 1 GB RAM, 32 GB; Milestone2, 4.1.2 CM10