Autor Tópico: O Ubuntu 9.04 não grava o som do microfone e nenhum som emitido pelo computador  (Lida 5968 vezes)

Offline residentbrain

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
  • Como é bom ser livre...
    • Ver perfil
Me desculpem se sou mais um que está querendo ajuda sobre isso, mas verifiquei em todo o forum e não achei tópico que me ajudasse, nem pelo google.

Li que muitas pessoas não conseguiam gravar audio do PC, mas coma ajuda  conseguiram.
Eu não consegui mesmo fazendo tudo que foi dito nas explicações dste forum e de outros também.

O som funciona perfeitamente, só não dá para gravar.

Eu tento gravar com o Audacity e com o gravador do Ubuntu que já veio instalado, mas não dá sinal de nada. Instalei o gnome-alsamixer e mesmo assim nada.
Fui em todas as configurações do volume abilitei e desabilitei  opções e não funcionou, fiz do mesmo jeito que fora explicado nos tópicos daqui e de outros.

Minha placa mãe é uma PcChips A15G com som on-borad (Realtek High Definition Audio Driver) no linux e win o driver de som aparece como HDA Nvidia.

Agradeço pela ajuda.
Porque se preocupar com o amanhã se ele termina depois de amanhã?

Offline ivanbajr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
  • Aprendendo e amando sempre
    • Ver perfil
    • Aprendendo e amando sempre
Re: O Ubuntu 9.04 não grava o som do microfone e nenhum som emitido pelo computador
« Resposta #1 Online: 18 de Agosto de 2009, 22:22 »
Boa noite.

Experimente verificar se o icone referente ao microfone ta ativo em "Controle de volume" que fica na barra "Painel superior" por padrão clicando no simbolo do som.

Não aparecendo o elemento ou icone do microfone clique em preferencias do controle de volume que vai ter uma relação completa dos elementos marque o que não aparece e controle o volume.

Espero ter ajudado.

Detalhe tem momentos que ao atualizar o sistema. O som volta ao padrão com o microfone desligado.
« Última modificação: 19 de Agosto de 2009, 05:57 por ivanbajr »
Contato skype:  ivanbajr
Por favor Imprima somente o necessário, o Meio Ambiente agradece!
Não use software pirata, use software livre!

Offline GuidjeLeGamba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Não há fatos eternos ou verdades absolutas
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu 9.04 não grava o som do microfone e nenhum som emitido pelo computador
« Resposta #2 Online: 19 de Agosto de 2009, 01:50 »
residentbrain,

Boa noite. O que foi o "tudo" que tu já fizeste? Tentaste instalar o sistema Pulse? E o jackd?

Quando te referes a "não conseguir gravar áudio", queres dizer que não consegues utilizar microfone e o "stereomix" (aquele recurso de deixar rodando um vídeo do YouTube, por exemplo, e gravar o som em tempo real)?

Eu posso te ajudar, até porque eu também estou com o mesmo problema aqui, mas como não era uma prioridade e consegui contornar a questão de outra maneira, acabei deixando pra resolver depois, sabe como é...  ;D

Uma informação importante: o Audacity não tem suporte ao sistema Pulse, se eu não me engano funciona só com o servidor OSS (o que quer dizer que se a resolução do teu problema for instalar o Pulse, talvez não seja possível fazer as gravações por esse programa, mas seria possível fazê-las pelo gravador de som do Gnome e depois editar no Audacity.)

Enfim, me diga o que tu já fizeste e vamos ver se conseguimos resolver a questão!!

Um abraço!!


Offline residentbrain

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
  • Como é bom ser livre...
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu 9.04 não grava o som do microfone e nenhum som emitido pelo computador
« Resposta #3 Online: 20 de Agosto de 2009, 02:51 »
Olá;

Não tentei instalar o sistema Pulse nem o jackd, apenas instalei o Gnome Alsa Mixer porque li em um tutorial sobre o assunto.

Os sons do meu PC ouço numa boa, vídeos do youtube, mp3, filmes, tudo certinho, apenas não consigo gravar o som que está saindo do computador.

Para gravar não precisa ser diretamente no Audacity, pode ser qualquer um que eu possa editar o audio, pois até tentei com o gravador do ubuntu e não obtive sucesso.

Verifiquei no controle de volume, mas está tudo ok, o microfone ativado e bem alto,  eu consigo me ouvir falando, mas não consigo gravar o que ouço.
Porque se preocupar com o amanhã se ele termina depois de amanhã?

Offline residentbrain

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
  • Como é bom ser livre...
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu 9.04 não grava o som do microfone e nenhum som emitido pelo computador
« Resposta #4 Online: 02 de Setembro de 2009, 00:23 »
Não queria voltar para o windows, mas dependo da edição de audio para trabalhar, fazer dualboot não cola, tem que ser um sistema que supra tudo, pelomenos o necessário.

Aguardo alguma ajuda dos amigos.
Porque se preocupar com o amanhã se ele termina depois de amanhã?

Offline mpmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 516
  • Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu 9.04 não grava o som do microfone e nenhum som emitido pelo computador
« Resposta #5 Online: 02 de Setembro de 2009, 12:13 »
No controle de volume tem a opção "preferências", dentro dela marque a opção "captura" para poder visualizar a aba "gravando" e lá faça os ajustes necessários.

Vê se isso te serve...
« Última modificação: 02 de Setembro de 2009, 12:15 por mpmoraes »
Ubuntu 12.04 - AMD64 Notebook: Compaq Q40-714br, Intel Core 2 Duo T6600 2.2GHz Memória 4GB HD 500GB DVD-RW

Offline residentbrain

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
  • Como é bom ser livre...
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu 9.04 não grava o som do microfone e nenhum som emitido pelo computador
« Resposta #6 Online: 02 de Setembro de 2009, 15:43 »
No controle de volume tem a opção "preferências", dentro dela marque a opção "captura" para poder visualizar a aba "gravando" e lá faça os ajustes necessários.

Vê se isso te serve...
Esta foi a primeira coisa que fiz antes de postar no forum
Porque se preocupar com o amanhã se ele termina depois de amanhã?

Offline egmachado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 103
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu 9.04 não grava o som do microfone e nenhum som emitido pelo computador
« Resposta #7 Online: 02 de Setembro de 2009, 19:36 »
Aqui no meu acer 5050 também não funcionou de jeito nenhum. Não sei mais o que fazer... Talvez partir pra outra distro
Now using Ubuntu 10.04 Lucid Lynx
Linux User # 481474
Ubuntu User # 26380

Offline GuidjeLeGamba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Não há fatos eternos ou verdades absolutas
    • Ver perfil


Offline egmachado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 103
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu 9.04 não grava o som do microfone e nenhum som emitido pelo computador
« Resposta #9 Online: 03 de Setembro de 2009, 16:37 »
Já tinha tentado isto e não consegui também!!! Nao adiantou absolutamente nada!!!!

Como faço pra reportar esse bug pros desenvolvedores?
Now using Ubuntu 10.04 Lucid Lynx
Linux User # 481474
Ubuntu User # 26380

Offline residentbrain

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
  • Como é bom ser livre...
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu 9.04 não grava o som do microfone e nenhum som emitido pelo computa
« Resposta #10 Online: 04 de Setembro de 2009, 01:49 »
Bom, agradeço a todos que tentaram ajudar, mas ainda sem solução, voltei para o SO que usava antes do linux, não quero outra distro quero o ubuntu. Mas enquanto ele ainda vai melhorando sua compatibilidade, ficarei aguardando para uma versão mais compatível, tomara que a que está para sair supere esta 9.04 que veio com muitos bugs.

E vou testando para ver se supre minhas necessidades, e assim adiante.

Valew pela força e ajuda de todos.
Porque se preocupar com o amanhã se ele termina depois de amanhã?

Offline tluisrs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu 9.04 não grava o som do microfone e nenhum som emitido pelo computador
« Resposta #11 Online: 05 de Outubro de 2009, 15:40 »
Olá pessoal,

Estou a um bom tempo procurando por soluções para o problema de gravação de som no ubuntu 9.04. Contudo não obtive sucesso em nenhuma das várias tentativas. Cheguei a reinstalar o sistema duas vezes porque mexi tanto no som que não sabia mais como desfazer as mudanças.

O que pude notar de estranho é que, ao intalar o sistema com o kernel 2.6.26 a gravação funcionava perfeitamente. Ao atualizar para o kernel 2.6.28 e mais 200mb de pacotes a gravação simplesmente parou de funcionar.

Tentei retirar o pulse do sistema. Ai veio o pior, a gravação voltou a funcionar. Porém só por um tempo. Depois parava e só voltava quando eu reiniava o sistema.

Alguém tem mais alguma solução? Incompatibilidade do kernel? Alsa não funciona em notebooks pra gravação?

Desde já agradeço.


Offline GuidjeLeGamba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 191
  • Não há fatos eternos ou verdades absolutas
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu 9.04 não grava o som do microfone e nenhum som emitido pelo computador
« Resposta #12 Online: 10 de Outubro de 2009, 14:07 »
Oi... Tentei essa dica de configuração e funcionou:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,56554.0.html

Boa sorte!


Offline Jean Rodrigo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu 9.04 não grava o som do microfone e nenhum som emitido pelo computador
« Resposta #13 Online: 21 de Agosto de 2010, 12:32 »
entao, o meu ubuntu eh 10.04 e eu fiz isto: sudo gedit /etc/modprobe.d/alsa-base.conf
reiniciei e deu certo

espero que funcione com vcs
Ubuntu 12.04 LTS - X64
Memoria RAM: 4GB
Processador AMD Turion II Ultra Dual-Core Mobile M620 × 2

Offline AThomaz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: O Ubuntu 9.04 não grava o som do microfone e nenhum som emitido pelo computador
« Resposta #14 Online: 12 de Setembro de 2010, 13:56 »
Sou novo usuário Linux, instalei o Ubuntu 10.04 e tive o mesmo problema. Consegui resolver esse problema corrigindo "As configurações para o dispositivo selecionado:" dentro de "Preferências de som".
Após instalação estava configurado "Analog Stereo Duplex", selecionei "Analog Stereo Output". No meu PC passou a gravar normalmente.
Também estou aprendendo e gosto muito quando encontro soluções para meus problemas aqui. Por isso vai minha sugestão. Espero que ajude.